28 dicas para a sua primeira viagem internacional

Vai para o exterior pela primeira vez? Confira algumas dicas para você se organizar e viajar muito mais tranquilo
Antes de uma viagem internacional, é bom se planejar e montar o roteiro com antecedência
Antes de uma viagem internacional, é bom se planejar e montar o roteiro com antecedência

Mesmo para quem já rodou muito o país e conheceu as mais belas paisagens brasileiras, tem um friozinho na barriga na hora de viajar pelo exterior pela primeira vez. Há quem prefira começar o "debut" internacional pelos cenários da América do Sul, como os destinos turísticos da Argentina, Chile ou Uruguai. Já outros embarcam logo de cara para os Estados Unidos ou para as principais cidades da Europa.

São muitos os detalhes na hora de planejar a viagem: documentos, vacinas, bagagem, passaporte, cuidados com a saúde e procedimentos de aeroporto. É importante também conhecer bem o país para onde você está indo. Isso minimiza os problemas e aumenta as chances da viagem ser um sucesso e inesquecível!

Veja, a seguir, 28 dicas para ler antes de viajar ao exterior:

Antes da viagem/planejamento:

1. Caso ainda não tenha, tire o seu passaporte com antecedência. Nos países da América do Sul, os brasileiros podem entrar com o passaporte ou com a carteira de identidade original, em bom estado e emitida há menos de dez anos.

2. Em relação à saúde, é recomendado fazer uma avaliação com o seu médico antes da viagem. Se precisar levar algum tipo de medicamento, não esqueça de manter com você a prescrição médica.

3. Em alguns destinos é exigido um seguro de viagem para a entrada de turistas estrangeiros. No caso de diversos países da União Europeia, o Acordo de Schengen estipulou uma assistência no valor mínimo de 30 mil euros. Mesmo que não for obrigatório, é bom fazer o seguro para evitar qualquer tipo de transtorno.

4. Verifique se o destino escolhido exige visto de viajantes brasileiros. Em caso afirmativo, procure a embaixada do país para ver quais os documentos necessários para a obtenção do visto. O importante é não deixar para a última hora.

5. Algumas semanas antes de viajar, veja se o país faz alguma exigência de vacina. Alguns destinos pedem o Certificado Internacional de Vacinação e a imunização contra a febre amarela. Os agentes de imigração têm autoridade para negar a sua entrada caso não cumpra o requerimento.

6. Com todos os documentos em dia, planeje o seu roteiro de viagem. Pesquise tudo que puder: os pontos turísticos imperdíveis, os melhores restaurantes, as "roubadas" e as principais maneiras de se locomover pela cidade.

7. Após a pesquisa, você já saberá quais são os melhores bairros para se hospedar. Antes de reservar o hotel, é bom conferir as avaliações deixadas por outros hóspedes na internet. Imprima a reserva do hotel e leve com você.

8. Se tiver algum tipo de alimentação especial, informe com antecedência à companhia aérea.

9. Não esqueça de desbloquear seus cartões de crédito internacionais junto ao banco. Se sentir mais segurança, procure o seu gerente para que ele mesmo possa fazer o procedimento.

Bagagem:

10. Não deixe para arrumar a mala na última hora. Veja o tempo de viagem e procure não exagerar na quantidade de roupas e sapatos. Afinal, é você quem carregará a bagagem de um lado para o outro e o peso pode acabar virando um desconforto a mais.

11. Cada companhia tem as suas próprias regras de bagagem. Antes de viajar, verifique qual é o limite, peso e as medidas estipuladas pela empresa conforme o bilhete aéreo emitido. Se a mala estiver com peso extra, o viajante terá que pagar uma taxa.

12. Na mala de mão, a que vai com você na cabine, coloque todos os seus itens de valor (notebook, tablet, celular, joias...), assim como dinheiro e documentos. Não esqueça também de acomodar algumas peças extras de roupa e itens de higiene. Caso a sua mala seja extraviada, ao menos você terá o que vestir até a localização da bagagem pela companhia área.

13. Não coloque na mala de mão: líquidos com mais de 100 ml, produtos inflamáveis e objetos pontiagudos, como faca, tesoura, canivete, alicate e pinça.

14. Na mala despachada, além de um cadeado coloque uma etiqueta com o seu nome, endereço e telefone de contato. Identifique-a também com uma fita ou adesivo de cor vibrante para facilitar a retirada na esteira de bagagens.

No aeroporto/avião:

15. É imprescindível chegar com antecedência ao aeroporto, especialmente se você nunca viajou de avião. A regra para voos internacionais é chegar duas horas antes do embarque pelo menos.

16. Você pode fazer o check-in (procedimento de confirmação de sua presença no voo) no site da companhia área que emitiu o seu bilhete, geralmente a partir das 48 horas que antecedem a hora do voo. Nesse caso, você terá que imprimir o cartão de embarque, o documento obrigatório para viajar.

17. Caso não tenha feito o check-in online, procure o balcão da companhia assim que chegar ao aeroporto. É lá também que você vai despachar a sua mala.

18. Após fazer o procedimento de check-in, o funcionário lhe dará o cartão de embarque. Nele estarão informações como o seu nome, número do voo, horário e portão de embarque.

19. Nos aeroportos, há painéis eletrônicos que mostram os status dos próximos voos. Fique de olho para ver se o seu voo está no horário, foi alterado ou até mesmo cancelado.

20. Antes de chegar ao portão de embarque, todos os passageiros passam por uma área de raio-X. É importante retirar todos os objetos metálicos que estão com você, incluindo chaves, moedas, fivelas de cintos e sapatos.

21. Em caso de voos com conexão, siga as placas indicativas para chegar ao novo portão, indicado no seu cartão de embarque. Caso tenha dúvidas, pergunte para um funcionário da companhia aérea, agentes aeroportuários ou para outro passageiro.

22. Fique sempre atento às mudanças de fuso horário. Assim que desembarcar, acerte o seu relógio.

23. Assim que chegar ao destino final, siga as placas indicativas (ou os passageiros que estavam no mesmo avião) para achar a esteira de bagagens indicada com o número do seu voo. Quando a sua mala aparecer, confira a identificação.

Durante a viagem:

24. Por mais que o país que você está viajando seja considerado seguro, mantenha os seus pertences sempre perto de você. Em restaurantes, por exemplo, mantenha a bolsa no colo em vez de deixá-la na cadeira vaga.

25. Na hora das compras, lembre-se que há um limite: US$ 500 em viagens feitas por via aérea. Se ultrapassar, o viajante terá que pagar uma multa de 50% sobre o valor excedente. Há também um limite de quantidade para alguns itens, como bebidas e cigarros.

26. É recomendado manter o dinheiro sempre em uma doleira (money belt). No caso do uso de vários cartões de crédito, deixe um guardado no cofre do hotel para qualquer emergência.

27. Ande sempre com um mapa da cidade. Não hesite em perguntar aos moradores quando precisar de alguma informação. Para isso, aprenda algumas palavras do idioma local antes da viagem.

28. Curta a viagem com intensidade. Conheça tudo o que puder, prove o que tiver vontade e fotografe muito para poder recordar os bons momentos para sempre!

GOSTOU DA MATÉRIA?

9
0
0
2

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus