Alemanha: História e modernidade em um dos países mais ricos do mundo

País mais rico da Europa se reestruturou das guerras do século 20, e hoje respira cultura, história e modernidade
Alemanha é um dos países mais belos e ricos do mundo

É difícil imaginar que um país tão belo, rico, organizado e multicultural tenha sofrido com guerras devastadoras há menos de cem anos. A Alemanha soube se reestruturar das Grandes Guerras e se tornou, simplesmente, a maior potência da Europa. Os alemães olham para o futuro sem esquecer do passado: da capital Berlim aos vales alpinos, ainda é possível ver marcas da diferença entre o antigo lado oriental e ocidental. Castelos, palácios, monumentos e igrejas, onde o clássico e o moderno se encontram em harmonia.

A Alemanha ainda se destaca por seus contrastes. De um lado, um país pacato, com vilarejos, montanhas alpinas, castelos de contos de fadas e cidades pequenas. Do outro, metrópoles fervilhantes - como Berlim e Munique -, onde tudo acontece e a história está por todos os cantos.

Berlim é a capital e maior destino turístico do país. É lá que encontram-se cartões-postais que mais simbolizam a cultura germânica, como o Portão de Brandemburgo e o Muro de Berlim, que separava os dois lados alemães da Guerra Fria e hoje é uma espécie de galeria de arte à céu aberto. Aliás, Berlim pulsa arte e cultura por todos os cantos.

Os eventos históricos que marcaram negativamente a história da Alemanha são lembrados, mas de forma respeitosa e conscientizadora. Memoriais e museus estão espalhados por todos os cantos. Não hesite em aproveitar espaços como o Memorial do Holocausto, o Palácio do Reichstag (Parlamento alemão) e a Ilha dos Museus, que abriga nada menos que cinco complexos de arte. Berlim também é o melhor lugar para experimentar a pitoresca culinária alemã, famosa pelas salsichas, linguiças, massas, carnes e - claro! - cervejas.

É impossível pensar em cerveja e não lembrar de Munique. Terra da Oktoberfest, a cidade da Baviera tem pubs especializados na bebida, bares em meio a jardins (famosos "biergartens") e celebrações que vão muito além do famoso festival de outubro. No Centro Histórico, monumentos, construções centenárias e igrejas contam um pouco mais da história alemã, sobretudo na belíssima praça Marienplatz, o ponto central da metrópole.

Na Alemanha, cerveja é coisa séria
Na Alemanha, cerveja é coisa séria

Serpenteada pelo rio Reno, Colônia (para os mais íntimos, Köln) é mais uma metrópole pulsante e repleta de contrastes. De um lado, museus, igrejas e pontes seculares. De outro, vinhedos, prédios repletos de lojas de grife e pubs que dão o toque de agitação à quarta maior metrópole alemã. Sua localização privilegiada ainda permite um fácil acesso a diversas cidades da Europa (por trem, barco ou estradas), como Paris, Amsterdã e Bruxelas.

Colônia também foi escolhida como sede da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2006. Até hoje é possível ver os reflexos da visita canarinha na cidade: bares, restaurantes, lojas e até o nosso tradicional Carnaval são comemorados na cidade. É impossível não se sentir em casa.

Frankfurt completa a lista das "Magic Cities" (Cidades Mágicas) da Alemanha, que ainda conta com metrópoles como Dresden, Dusseldorf, Stuttgart e Hannover. É uma das cidades mais modernas do país, onde prédios grandiosos (como o Main Tower, com mais de 200 metros de altura) se contrastam com construções históricas, como a Catedral de São Bartolomeu, o Städel Museum e a Römerberg, a principal praça da cidade.

Para os amantes de história, Wittenberg é imperdível. A cidade foi o principal berço da Reforma Protestante, onde Martinho Lutero pregou suas teses. Para conhecer mais sobre este fato histórico, visite o icônico Castelo de Wittenberg.

A natureza também foi generosa com o território alemão. O maior símbolo natural do país é a Floresta Negra, uma cadeia montanhosa com densa vegetação escura, perfeita para trilhas e caminhadas (a região tem mais de 500 quilômetros de trilhas!). Em meio a este cenário cênico, cidades históricas daquelas que vemos em filmes: ruas pacatas, arquitetura de enxamel e construções medievais que simbolizam a cultura germânica. Freudenstadt, Oppenau e Dornstetten são boas cidades para visitar.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Uma viagem pela Baviera: Conheça a Rota Romântica da Alemanha!

São 400 quilômetros de estrada, que passam por cerca de 28 cidades!

Alemanha: 10 Hotéis em castelos para se sentir a realeza

Já pensou se hospedar no castelo original da Bela Adormecida?

Alemanha: conheça a Rota dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm

Preparamos um roteiro imperdível! Que tal embarcar nessa viagem da fantasia?

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus