Ásia: entenda as monções e saiba o melhor período para viajar pelo continente

Monções trazem chuvas torrenciais e podem variar de acordo com o país. Conheça o fenômeno e saiba como planejar para não cair em roubadas
Você não vai querer ver as paradisíacas praias da Ásia desse jeito, não é?
Você não vai querer ver as paradisíacas praias da Ásia desse jeito, não é?

Viajar para a Ásia requer um planejamento ainda mais detalhado, e não somente por conta da longa distância ou da cultura exótica. É preciso tomar cuidado para não viajar durante a temporada de monções, que é o período de chuvas torrenciais nos países do oriente. E não estamos falando de qualquer chuvinha. Na Ásia, as monções trazem muita névoa e tempestades contínuas, daquelas que alagam tudo e podem acabar com o sonho de conhecer aquela praia paradisíaca. Por isso, é preciso programar a viagem no período certo.

O pior de tudo é que as monções acontecem em períodos diferentes nos países asiáticos. Às vezes, regiões do mesmo país sofrem com as monções em meses opostos, o que pode dificultar o planejamento do roteiro. Mas não precisa cancelar sua viagem por isso, caro leitor. Nós elaboramos um guia com os melhores e piores meses para você viajar pelos países da Ásia. Veja tudo abaixo!

Tailândia

É difícil entender as monções na Tailândia. O país tem um litoral "comprido", e voltado para o Golfo da Tailândia e o Mar de Andamão. No litoral voltado para Andamão, onde ficam as badaladas ilhas de Phuket e Koh Phi Phi, as monções acontecem entre abril e outubro. Na costa leste, onde fica Ko Tao e Ko Samui, a temporada de chuvas vai de setembro a dezembro. Em ambos os litorais, as monções são de moderadas a fortes

Malásia

O país também tem uma geografia confusa: o território é dividido em duas grandes ilhas, uma colada na Tailândia, e outra colada na Indonésia. Na costa oeste (perto da Tailândia), as monções ocorrem entre maio e outubro. Na costa leste, vai de novembro a março, e são bem mais severas.

Índia

A Índia não é famosa por suas praias, mas você não vai querer pegar uma enchente durante seu passeio ao Taj Mahal. As monções indianas vão de julho a setembro, quando as chuvas podem ser fortes.

Singapura

Chove o ano inteiro na Singapura. Porém, a temporada de monções também se divide em duas: de dezembro a março no Nordeste, e de junho a setembro no Sudoeste. Janeiro é praticamente debaixo d'água no país inteiro.

Sri Lanka

As monções no país também são divididas em duas: no Sudeste, a temporada de chuvas vai de maio a agosto, enquanto no Nordeste, vai de outubro a janeiro. Na dúvida, vá entre fevereiro e abril.

China

Muita gente não sabe, mas a China também é afetada pelas monções. Na verdade, elas só acontecem no sul do país, e costuma ir de abril a setembro. As chuvas são fortes nessa época do ano.

Nepal

O Nepal fica colado na Índia e, por isso, suas monções são bem parecidas com o país vizinho. Os amantes de trekking devem evitar ir de julho a setembro no país, quando as monções podem prejudicar as caminhadas. Outubro é o mês mais recomendado para essa atividade.

Vietnã

No Norte e no Sul do país, as monções vão de abril a outubro. Na região central, entre setembro e dezembro. Fevereiro e março são os meses mais sequinhos.

Camboja

A temporada de monções no Camboja é branda, e o máximo que você vai pegar é algum temporal passageiro (tipo as chuvas de verão do Brasil). De qualquer forma, evite ir entre os meses de maio e outubro, quando a incidência de tempestades é um pouco maior. O tempo é sequinho entre novembro e abril

Laos

Como em Camboja, as monções de Laos são leves, e dificilmente estragariam sua viagem. Agosto é o mês em que as chuvas são mais intensas, mas a temporada vai de maio a outubro.

Indonésia

Também tem monções leves, que acontecem de outubro a março. No entanto, você consegue pegar bons dias de sol em qualquer período do ano.

Filipinas

As Filipinas sofrem com dois tipos de fenômenos praticamente ao mesmo tempo. Além das monções - que acontecem entre maio e outubro -, o país também tem uma temporada de tufões, que vai de junho a dezembro. Por isso, os primeiros meses do ano são os mais recomendados para visitar esse país.

Maldivas

Sim, o paradisíaco arquipélago também tem uma temporada de chuvas. As monções nas Maldivas vão entre maio e dezembro, e apesar de durarem quase o ano inteiro, são baixíssimas. Você pode facilmente viajar durante esse período e não pegar sequer uma chuvinha. Porém, na dúvida, prefira os meses de janeiro a abril.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

20 motivos para viajar para Ásia!

Assim fica impossível dizer não para esses lugares

Indonésia tem hotel com diárias de até R$38 mil!

O Nihiwatu foi eleito o melhor do mundo pela revista Travel & Leisure

Ilha das Filipinas merece título de mais bonita do mundo

Palawan entrou também para a lista das melhores ilhas do mundo pelo terceiro ano consecutivo

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus