Bahia: conheça as praias da Estrada do Coco

Região do Litoral Norte engloba praias agitadas, como Guarajuba, Costa do Sauípe e Praia do Forte, e outras quase intocadas, como Mangue Seco
Praia do Forte é uma das mais famosas da região

Boa parte dos turistas que visitam a Bahia escolhem as cidades ao norte de Salvador para desbravar a extensa costa baiana. E são muitos os motivos para a grande procura: além da proximidade da capital, as praias do Litoral Norte têm características diversificadas, e são facilmente acessíveis por uma rodovia turística, carinhosamente apelidada de Estrada do Coco (ou Linha Verde). Por isso, viajar por lá é ter a certeza de encontrar belas praias e boa infraestrutura.

A Estrada do Coco começa na divisa de Salvador com Lauro de Freitas (na altura do aeroporto), e vai até a divisa da Bahia com o Sergipe. A diversidade de praias é a grande característica dessa região, também conhecida como Costa dos Coqueiros: a uma relativa curta distância, é possível aproveitar da calmaria de Barra de Jacuípe, da agitação de Guarajuba, da atmosfera hippie de Arembepe e da grandiosa infraestrutura de lugares como Itacimirim, Praia do Forte e Costa do Sauípe. É a região onde a Bahia ganha maior apelo turístico (diferentemente das praias do sul, que são mais rústicas).

O percurso começa em Lauro de Freitas, que não é tão turística quanto as outras cidades do Litoral Norte, mas possui bons resorts pé na areia em toda a orla. A praia Vilas do Atlântico é a mais popular do município.

Seguindo pela Estrada do Coco, a primeira praia turística é Arembepe, que fica no município de Camaçari. Trata-se de uma pequena vila de pescadores, com uma faixa de areia extensa e banhada por um mar calmo, protegido por recifes de corais. É em Arembepe que fica a famosa Aldeia Hippie, um dos poucos redutos hippies originais do Brasil.

Em Camaçari também fica a bela praia de Barra do Jacuípe, a pouco mais de 10 quilômetros de Arembepe. A orla - que fica a cerca de 60 quilômetros de Salvador -, tem estrutura simples, mas também costuma encher nos finais de semana. O mar é calmo, e apesar de ficar no encontro com o Rio Jacuípe, tem águas claras.

Camaçari também abriga outras duas praias frequentadíssimas pelos turistas e soteropolitanos na região: Guarajuba e Praia do Forte. Ambas têm orlas com excelente infraestrutura, incluindo quiosques, restaurantes e resorts à beira-mar. Praia do Forte é ainda mais badalada, e possui um vilarejo com vida própria, vasta rede hoteleira, e a filial mais popular do Projeto Tamar. Escondida entre as duas fica Itacimirim, que tem diferentes nomes em toda a sua extensão (Praia do Porto, Praia da Espera e Praia das Ondas).

Conforme vai se afastando de Salvador e se aproximando da divisa com o Sergipe, a Estrada do Coco fica menos explorada e mais selvagem, ideal para quem procura praias desertas. Em Mata de São João, Imbassaí é a opção para quem procura uma praia com clima de vilarejo, a uma distância ainda relativamente curta da capital. Ao lado de Imbassaí fica a Costa do Sauípe, o maior complexo de resorts do Brasil. A região é bem mais calma que o trecho Arembepe-Praia do Forte, e tem excelente infraestrutura hoteleira.

Já na divisa com o Sergipe, uma boa opção de destino para quem procura sossego é Mangue Seco, região ainda pouco explorada até mesmo pelo soteropolitanos. Para chegar lá, é preciso atravessar a divisa e ir até a vila de Pontal, onde pega-se um barco que atravessa o Rio Real. O vilarejo se destaca por suas praias praticamente desertas, protegidas por dunas e mangues à beira-mar. Tamanha rusticidade serviu de cenário para a novela "Tieta", mas nem isso tirou o sossego de Mangue Seco.

GOSTOU DA MATÉRIA?

4
0
1
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus