Bahia: o que visitar no estado do Nordeste

Municípios históricos, imensas montanhas e cidades litorâneas como Porto Seguro e Ilhéus são algumas atrações do estado baiano
A Chapada Diamantina é a prova não existem somente praias na Bahia
A Chapada Diamantina é a prova não existem somente praias na Bahia

Dos mais de sete mil quilômetros de litoral do Brasil, cerca de três mil ficam localizados no Nordeste. A região abriga grande parte das praias mais bonitas do país e atrai visitantes do mundo inteiro - não só pessoas, mas milhões de animais marinhos que fazem das águas quentes e cristalinas do mar nordestino, seu habitat natural.

As paisagens impressionam desde o ano 1500, quando os portugueses ancoraram as caravelas nas águas do sul da Bahia e descobriram uma imensidão de coqueiros e faixas de areia selvagens. Aliás, tratando-se de beleza natural, o estado baiano é um reduto de cartões-postais. Possui a maior faixa litorânea do país repleta de praias exuberantes, mas também conta com grandiosas montanhas, como às da região da Chapada Diamantina, além de lugares históricos que contam a história do Brasil, como o Monte Pascoal, em Porto Seguro, e o Pelourinho, em Salvador.

Por tudo isso, diversas vezes o estado já foi eleito como o destino preferido dos brasileiros. São lugares que não podem ficar de fora do seu itinerário - seja pela natureza encantadora, seja pelo cunho histórico e cultural. Para ajudar a elaborar seu roteiro, selecionamos alguns dos lugares imperdíveis que você deve conferir antes de arrumar as malas rumo à Bahia. O estado poder ter muito mais a oferecer do que imagina. Confira a seguir:

Ilhéus - Cidade imortalizada pelos contos de Jorge Amado, Ilhéus preserva grande parte do legado colonial sem dar as costas para a modernidade. Região tradicional na produção de cacau, possui um extenso litoral que atrai turistas de todo o país, principalmente para as praias afastadas do centro, como Batuba e Back Door. Para os amantes de praias selvagens, uma boa pedida é a cidade de Itacaré, que fica a cerca de 70 quilômetros de Ilhéus. O município é repleto de belezas naturais como cachoeiras, florestas e praias perfeitas para a prática do surfe e outras ideais para relaxar na sombra dos coqueiros.

Salvador - A exuberante capital da Bahia e primeira capital do Brasil mantém traços do período colonial na arquitetura, principalmente na região do Pelourinho, tradicional centro turístico da cidade. Lá, encontram-se mais de oitocentos casarões coloridos que compõem o maior conjunto arquitetônico barroco da cidade, além de teatros, museus e galerias de arte. Cidade mais negra fora da África, também preserva grande parte da cultura africana através da dança, religião, culinária e das manifestações populares. Salvador é repleto de pontos turísticos muito famosos, como a Igreja do Bonfim, o Mercado Modelo e as belas praias - que, muitas vezes, não estão próprias para banho, mas possuem uma boa estrutura.

O Pelourinho é um dos lugares mais visitados do estado da Bahia
O Pelourinho é um dos lugares mais visitados do estado da Bahia

Costa do Dendê - Os 115 quilômetros de litoral desta região guardam algumas das preciosidades do estado. Repleta de praias, baías, manguezais, falésias, recifes e cachoeiras inexploradas, a localidade é perfeita para a prática de esportes radicais, ou para quem quer somente relaxar nas areias brancas. Esqueça o carro por aqui: ande a pé, e pegue um barco para conhecer as deslumbrantes ilhas e penínsulas da região, como o Morro de São Paulo, um dos lugares mais visitados do Brasil.

Porto Seguro - Não foi por acaso que os portugueses se encantaram com o Brasil ao avistar esse lugar. Porto Seguro continua exuberante mais de 500 anos depois do descobrimento. A importante cidade turística do sul da Bahia guarda grande parte do tesouro arquitetônico e cultural da colonização, com museus, palácios e lugares que contam a história do país - como o Monte Pascoal, localizado a 60 quilômetros do centro. Possui praias deslumbrantes com águas claras, falésias e recifes de corais - como a badalada Mundaí, e outras mais calmas como a de Mutá, na divisa com Santa Cruz Cabrália. Para os amantes da vida noturna, Porto Seguro conta com lugares bastante agitados como a Passarela do Álcool, um verdadeiro shopping a céu aberto, e o complexo de entretenimento Tôa Tôa, situado na praia de Taperapuã. Para quem deseja regiões mais sossegadas, os distritos de Trancoso, Arraial d'Ajuda e a cidade de Santa Cruz Cabrália são boas pedidas.

Porto Seguro foi a primeira cidade a ser avistada pelos portugueses em 1500
Porto Seguro foi a primeira cidade a ser avistada pelos portugueses em 1500

Recôncavo Baiano - A região metropolitana de Salvador reserva um dos maiores conjuntos de arquitetura barroca do Brasil. São milhares de casarões, igrejas, sobrados que guardam grande parte da tradição colonial e já serviram de inspiração para diversas canções e romances da literatura brasileira. A cidade de Cachoeira é o principal destino turístico da região. O vilarejo, importantíssimo na economia do século 17, também é um símbolo da cultura afro-brasileira e do sincretismo religioso. Outros municípios também se destacam pela manifestação popular, como Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Candeias e Madre de Deus.

Chapada Diamantina - Esta imponente cadeia de serras abrange 24 municípios da região central da Bahia. Protegido pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, é um dos lugares mais bonitos do estado, com enormes montanhas, cânions, rios, cachoeiras e vegetação típica do cerrado e caatinga. Possui o clima mais frio de todo o Nordeste, principalmente na cidade de Piatã, a mais alta da região. O local é ideal para trilhas, caminhadas e para a prática de esportes radicais como escalada, trekking, rafting, rapel e arvorismo. As águas cristalinas dos poços Azul e Encantado, que ficam dentro de cavernas, e a Cachoeira da Fumaça são alguns dos atrativos da Chapada.

A região da Chapada Diamantina é repleta de cachoeiras e vegetação típica da caatinga
A região da Chapada Diamantina é repleta de cachoeiras e vegetação típica da caatinga

São Desidério - Situado no oeste da Bahia, a quase 900 quilômetros de Salvador, a cidade de quase 30 mil habitantes possui a segunda maior extensão territorial do estado. A baixa densidade demográfica é um prato cheio para belezas naturais. O município é famoso pelo turismo ecológico e de aventura, e abriga dezenas de grutas e formações rochosas ideais para passeios ao ar livre e esportes radicais, além de sítios arqueológicos, cachoeiras e lagos de tirarem o fôlego. A cidade é considerada a maior produtora de grãos do Norte/Nordeste do Brasil.

Vale do São Francisco - A região que margeia um dos maiores rios do Brasil se tornou um importante destino turístico da Bahia nos últimos anos. Local de vegetação árida típica do sertão e montanhas exuberantes, destaca-se pela produção de uva e vinho, abrigando algumas das melhores vinícolas do Nordeste e produzindo cerca de cinco milhões de litros da bebida anualmente. O Vale é o lugar perfeito para a prática de esportes radicais como bungee jump, trekking, windsurf e passeios de jet ski. Aqui localizam-se os cânions do Rio São Francisco, imensos paredões de rocha e cachoeiras às margens do Velho Chico que formam paisagens deslumbrantes

A região turística do Vale do São Francisco abrange também o estado do Sergipe
A região turística do Vale do São Francisco abrange também o estado do Sergipe

Vale do Jiquiriçá - Um paraíso rural banhado por rios, cachoeiras e muita vegetação. Até poucos anos, a região era conhecida apenas pelo potencial no setor agropecuário. As belas paisagens naturais aliadas à rica biodiversidade fizeram do Vale do Jiquiriçá outro importante destino turístico do estado. A localidade atrai visitantes principalmente em busca de atividades ecológicas e esportes radicas. O nome do local se dá por conta do rio Jiquiriçá, que percorre sinuosamente grande parte dos 24 municípios de compõem a região.

Costa dos Coqueiros - A região localizada no litoral norte tem fácil acesso através das rodovias Estrada do Coco e Linha Verde. Possui grande potencial turístico e abrange cidades muito visitadas como Imbassaí, Mata de São João, o complexo da Costa do Sauípe, chegando até a cidade de Mangue Seco, na divisa com o Sergipe - lugar que serviu de cenário para a novela "Tieta". As praias da Costa dos Coqueiros têm águas mornas e cristalinas, dunas, muita vegetação no entorno (principalmente coqueiros, claro), e por isso, recebe milhares de turistas anualmente. Aqui também estão localizadas as bases do Projeto Tamar, que defende a preservação das tartarugas marinhas.

Além das belas praias, a região hoteleira da Costa do Sauípe possui alguns dos resorts mais luxuosos do Brasil
Além das belas praias, a região hoteleira da Costa do Sauípe possui alguns dos resorts mais luxuosos do Brasil

GOSTOU DA MATÉRIA?

1
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus