Buenos Aires: conheça os principais passeios "bate-volta" da cidade

Tem mais de quatro dias em Buenos Aires? Conheça alguns dos passeios de um dia para fazer durante a sua viagem à capital portenha
Colônia do Sacramento fica a apenas uma hora de barco a partir de Buenos Aires
Colônia do Sacramento fica a apenas uma hora de barco a partir de Buenos Aires

Eleita recentemente como o melhor destino turístico da América do Sul, Buenos Aires prova constantemente porque é uma das líderes em preferência dos viajantes brasileiros quando o assunto é viagem internacional. Além dos programas clássicos imperdíveis, a cidade oferece uma boa variedade de tours alternativos, roteiros culturais, restaurantes, opções noturnas e atrações gratuitas para o turista economizar.

Para quem tem mais de quatro na capital portenha, é possível incluir no roteiro algum dos diversos passeios de um dia ao redor da cidade. É o caso de Tigre, município da região metropolitana de Buenos Aires, e Colônia do Sacramento, uma charmosa cidade colonial do Uruguai.

Reunimos, a seguir, os principais passeios "bate-volta" a partir de Buenos Aires. Confira:

Tigre - Localizado a cerca de 30 quilômetros do centro de Buenos Aires, o município de Tigre é uma das "escapadas" mais conhecidas para quem tem mais tempo na capital portenha. O ideal é reservar um dia inteiro para conhecer a cidade com calma, fazer o famoso passeio de barco pelo delta do rio Tigre e visitar atrações como o Museu Naval, o recém-renovado Museu de Arte e o Parque de la Costa, com brinquedos para toda a família. Para quem não tem medo de tentar a sorte, há também um cassino na cidade, o Trilenium, funcionando 24 horas (de quinta a domingo). Nos dias mais ensolarados, o rio vira a "praia" dos portenhos, com muita gente praticando esportes náuticos e aproveitando os clubes e pequenos trechos de areia para tomar sol.

Como chegar: a opção mais econômica é pegar um trem convencional (serviço de linha Mitre TBA) na estação Retiro, a mais movimentada de Buenos Aires. O trajeto dura cerca de 50 minutos e custa 3,50 pesos (cerca de R$ 1,20). Outra alternativa, mais turística, é o Trem de la Costa, que parte da estação Maipú e custa 20 pesos (cerca de R$ 7), cada trecho. Nesse caso, o bilhete permite que você desça nas estações pelo caminho e retorne quantas vezes quiser. Uma ótima oportunidade para fazer uma parada em San Isidro e conhecer a feirinha de artesanato que rola por lá nos finais de semana, de 10h às 21h.

O passeio de barco pelo rio é o programa mais popular dos turistas que visitam a cidade de Tigre
O passeio de barco pelo rio é o programa mais popular dos turistas que visitam a cidade de Tigre

Zoológico de Luján - Com uma proposta diferente do tradicional Zoo de Buenos Aires, no bairro de Palermo, o Zoológico de Luján permite que os turistas interajam com diferentes animais, incluindo ursos, pôneis, ovelhas, leões, elefantes, tigres, entre outros bichanos selvagens e domesticados. O local fica a 55 quilômetros da área central de Buenos Aires, no meio do caminho entre a capital portenha e a cidade de Luján. Apesar dos responsáveis falarem que não dopam os animais, é difícil encontrar uma outra explicação para ver os bichos tão dóceis e expostos a uma interação forçada com os visitantes.

Como chegar: O ônibus da linha 57 (Bs. As.- Ciudad de Mercedes) passa pelo Zoológico de Luján. Em Buenos Aires, basta pegá-lo na Plaza Itália (linha D do metrô), bem em frente ao Zoológico da cidade. É possível também contratar um tour nas agências de turismo da cidade ou o serviço de vans da empresa Fabe Bus.

O Zoológico de Luján, a 55 quilômetros de Buenos Aires, é um atrativo muito procurado por viajantes brasileiros
O Zoológico de Luján, a 55 quilômetros de Buenos Aires, é um atrativo muito procurado por viajantes brasileiros

Colônia do Sacramento - Que tal conhecer dois países em uma só viagem? A cidade de Colônia do Sacramento, no Uruguai, fica a apenas uma hora de barco desde a capital da Argentina. A atração principal do lugar é caminhar pelo Centro Histórico sem pressa e se perder nas charmosas ruelas emparelhadas com construções coloniais e monumentos históricos. No fim de tarde, suba os quase 120 degraus do Farol - cartão-postal com mais de 150 anos de história - para admirar o espetáculo do pôr do sol. Inesquecível!

Como chegar: Três empresas oferecem transporte fluvial entre Buenos Aires e Colônia do Sacramento: BuqueBus, Seacat e Colonia Express. Como o percurso é feito entre um país e outro, é bom chegar com antecedência aos terminais de embarque para passar pelo processo de imigração. As tarifas mais econômicas das três empresas costumam esgotar cedo.

O Farol é uma das atrações da pequena cidade colonial de Colônia do Sacramento, no Uruguai
O Farol é uma das atrações da pequena cidade colonial de Colônia do Sacramento, no Uruguai

La Plata - A capital da província de Buenos Aires (a cidade de Buenos Aires é o Distrito Federal) fica a pouco menos de 60 quilômetros da capital argentina. E uma ótima opção de passeio para quem tem mais tempo ou não está na cidade pela primeira vez. Um dia é suficiente para conhecer as principais atrações de La Plata, como a belíssima Catedral gótica, o Museu de Ciências Naturais, o Paseo del Bosque, o Museu de Arte Contemporânea Latino-Americano e o Museu Metropolitano de Bellas Artes. Outra atração popular, especialmente para quem está viajando com crianças, é a República de Los Niños, um parque infantil que recria uma pequena cidade, com prefeitura, comércio, bancos e órgãos públicos.

Como chegar: Trens partem da estação Constitución e chegam até a estação ferroviária de La Plata. No entanto, para os turistas, o mais seguro é ir de ônibus. As empresas Grupo Plaza e Costera Metropolitana operam o trecho desde a rodoviária de Retiro. A viagem dura cerca de trinta minutos.

A imponente Catedral da cidade de La Plata, a capital da província de Buenos Aires
A imponente Catedral da cidade de La Plata, a capital da província de Buenos Aires

GOSTOU DA MATÉRIA?

2
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Buenos Aires tem trekking urbano para conhecer os pontos principais da cidade

São dois circuitos, que podem ser feitos de forma independente ou juntos, para explorar a capital argentina

Buenos Aires: O destino internacional mais procurado por brasileiros

Não são só os alfajores e a proximidade geográfica que tornam a capital argentina queridinha dos brasileiros

Conheça a El Ateneo em Buenos Aires, uma das livrarias mais belas do mundo

A livraria é considerada um dos seus principais cartões-postais

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus