Ceará: um passeio na Praia do Preá

Praia fica a menos de 20 quilômetros de Jericoacoara, e diferente de sua vizinha, se destaca pelo clima pacato e a estrutura rústica
Praia fica a cerca de 12 quilômetros da vila de Jericoacoara

Localizada a menos de 20 quilômetros da badalada Jericoacoara, no Ceará, Preá está longe de receber a horda de turistas de sua vizinha mais famosa. A vila não tem restaurantes premiados, grande rede hoteleira, tampouco vida noturna agitada. Mas compensa a pouca estrutura com uma das praias mais intocadas do litoral cearense, cercada por dunas, águas limpas e uma atmosfera ainda mais pacata que Jeri.

Os ventos fortes também foram responsáveis por esculpir a geografia desse vilarejo. Preá fica no município de Cruz, no limite do Parque Nacional de Jericoacoara, e é cercado por uma coleção de dunas à beira-mar. A praia é extensa, tem águas relativamente agitadas, e é um dos melhores lugares do Brasil para a prática de kitesurf e windsurf. Não se surpreenda se ver dezenas de pranchas, velas e pipas nas águas do Preá.

Apesar da pouca fama, a vila do Preá abriga alguns dos principais cartões-postais da região de Jericoacoara. A Árvore da Preguiça - um dos símbolos do parque nacional -, fica a pouquíssimos metros da praia, e a cerca de dois quilômetros do centrinho da vila. A árvore tem esse nome por ficar praticamente "deitada" na areia, devido à força dos ventos que sopram no litoral cearense.

Também é nos arredores do Preá que ficam os dois principais refúgios de Jericoacoara: a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. As duas têm águas cristalinas, e uma infraestrutura rústica de barracas e quiosques. A segunda é mais badalada, e abriga dezenas de redes dentro das águas (o símbolo-mor de Jeri).

O centrinho da vila também se destaca por sua estrutura simples. A orla central é salpicada por quiosques que oferecem o melhor da culinária local. Diferentemente de Jericoacoara, o Preá é uma vila de nativos (muitos moradores trabalham em Jeri, inclusive), e ainda não se entregou ao turismo de massa. Ainda assim, é possível encontrar bons hotéis na região.

Se você prefere montar base em Jeri, a dica é aproveitar os passeios de bugue que saem do centro da vila. Geralmente, o roteiro inclui paradas na Árvore da Preguiça, e nas lagoas Azul e do Paraíso. Não deixe de apreciar o pôr-do-sol dessa região, que é magnífico.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus