Ceará: um passeio pela Praia das Fontes

Localizada no município de Beberibe, praia é famosa por reunir dunas, falésias, coqueirais e águas cristalinas
Praia das Fontes é uma das mais exóticas do litoral cearense
Praia das Fontes é uma das mais exóticas do litoral cearense

A praia das Fontes consegue reunir quase todas as belezas do litoral nordestino em um lugar só: águas mornas e limpas, dunas, falésias, coqueirais, e uma orla praticamente deserta. Localizada no município de Beberibe, a cerca de 80 quilômetros de Fortaleza, essa é uma das praias mais frequentadas de todo o Ceará, mas está longe de receber grandes multidões.

A praia abriga, juntamente com a vizinha Morro Branco, um dos cartões-postais mais bonitos e exóticos do Brasil: o Monumento Natural das Falésias de Beberibe. Trata-se de um conjunto de falésias avermelhadas esculpidas naturalmente pela ação dos ventos, formando um verdadeiro labirinto de rochas à beira-mar. O local só tem acesso a pé, num trajeto extremamente agradável até as areias da praia.

O mar da praia das Fontes é relativamente agitado, e a faixa de areia não costuma abrigar aquela horda de barracas, muito comum em outras praias do Nordeste. Em compensação, essa é mais uma região que sofre com o excesso de bugues, muito por conta da vasta extensão da praia. A maioria das agências de viagem do Ceará oferecem esse tipo de passeio.

Mas como o nome sugere, a Praia das Fontes também é muito famosa por suas... fontes. Na verdade, são pequenos córregos que brotam naturalmente das falésias, formando um cenário para lá de pitoresco. Para quem deseja relaxar nas barracas, uma boa dica é aproveitar a Lagoa de Uruaú, que fica colada com a Praia das Fontes, e tem águas bem mais calmas.

Como chegar

A Praia das Fontes fica no município de Beberibe, a cerca de 80 quilômetros de Fortaleza. De carro, a melhor opção é seguir pela CE-040, que liga a capital às praias do Litoral Leste do Ceará. Também é possível chegar pela BR-116, num trajeto um pouco mais longo.

Para quem prefere montar base em Fortaleza, uma boa dica é aproveitar os passeios oferecidos pelas agências de viagem da capital. O mais famoso é o "3 em 1", bate-volta que ainda inclui as praias de Morro Branco e Canoa Quebrada.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus