Conheça a região de Ístria, a Croácia que fala italiano

Localizado na divisa com a Itália, região foi dominada pelo Império Romano por séculos, e hoje é um dos principais destinos culturais e naturais da Croácia
Ístria se espalha pelos territórios da Croácia, Itália e Eslovênia, mas maior parte fica em território croata

À primeira vista, Ístria, na Croácia, parece uma cidade italiana. E não é preciso ir muito longe para entender essa relação: localizada na fronteira com a Itália, a península fez parte do Império Romano, e pertenceu ao território italiano até a Segunda Guerra Mundial. Hoje, a região ainda preserva traços de sua antiga "nacionalidade", principalmente na arquitetura e na gastronomia. Mas as paisagens típicas da Croácia também estão presentes.

Ístria é a maior península do Mar Adriático, e possui mais de 200 quilômetros de litoral em território croata. O condado é salpicado por cidadezinhas que misturam características arquitetônicas da Itália e paisagens paradisíacas da Croácia. Tanto por Roma, quanto por Zagreb, a melhor maneira de começar a expedição pela região é na cidade de Rovinj. Incrustada em colinas à beira-mar, a cidadezinha ainda preserva arquitetura veneziana, sobretudo na região portuária e no centro histórico.

Como em todas as cidades com influência italiana, as praças também estão presentes em Rovinj, mas o principal cartão-postal do município é a Basílica de Santa Eufêmia, que fica no topo da montanha mais alta da região. Para completar o circuito cultural, não deixe de conhecer a Casa Batana, o primeiro ecomuseu da Croácia.

Rovinj também é cercada por pequenas ilhas e ilhotas espalhadas pelo Mar Adriático, que tem águas cristalinas. O arquipélago de Brijuni é um dos principais refúgios de Ístria. Situado na cidade vizinha de Fažana, o conjunto de 14 ilhas impressiona por suas praias, áreas verdes e sítios arqueológicos, que comprovam a importância de Ístria para antigas civilizações. O local transforma-se em parque nacional no verão.

Outra cidade indispensável na região é Pula (ou Pola). Apesar da atmosfera agitada, a maior cidade de Ístria ainda guarda alguns refúgios em meio aos mais de 50 mil habitantes. A influência italiana está por todas as partes, sobretudo nas construções históricas. Pula possui até um Coliseu, muito parecido com a sua inspiração romana (e também em ruínas). O Centro Histórico também é um caso à parte, com muitas lojinhas e restaurantes concentrados na agitada Rua Fórum. Também não deixe de visitar o Templo de Augustus e o Arco dos Sérgios, ambos construídos pelo Império Romano.

Para ir ainda mais a fundo na influência italiana em Ístria, conheça Porec, cidade que também tem um Centro Histórico preservado, e conta com algumas das mais relevantes construções do período romano na Croácia. Aproveite para bater perna pela rua Decumanus - nome inspirado nos decúmanos romanos, a rua principal das cidades do antigo império - e a Basílica Eufrasiana.

Para aproveitar bem todas essas cidades, alugue um carro. Você pode, inclusive, conciliar a Ístria com um roteiro pela Itália, já que Veneza fica do lado oposto do Mar Adriático. Aproveite para apreciar as vinícolas e experimentar o que há de melhor na gastronomia mediterrânea.

GOSTOU DA MATÉRIA?

1
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus