Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios
Paraíso Perdido fica na região da Serra da Canastra, a mais de 300 quilôemtros de Belo Horizonte

Minas Gerais abriga boa parte dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Reflexos de sua geografia peculiar, com muitas cachoeiras, montanhas, florestas e parques nacionais em seus mais de 800 municípios e grande território. Porém, apesar de toda essa popularidade, ainda há lugares pouco conhecidos do público em geral. Não por acaso, um deles recebe a alcunha de "Paraíso Perdido", um complexo turístico no meio da Serra da Canastra, com nada menos que oito cachoeiras, três ribeirões e 18 piscinas naturais.

Apesar do nome sugestivo, o Paraíso Perdido já foi bastante "achado" pelos ecoturistas. O apelido veio há cerca de 50 anos, quando dois viajantes de Ribeirão Preto encontraram, por acaso, uma região com natureza intocada distante das principais cidades de Minas Gerais. Os paulistas ficaram fascinados com a beleza do local, e o batizaram da forma mais original possível, já que realmente estavam perdidos.

Hoje, a estância turística fica em uma zona rural do município de São João Batista do Glória, a cerca de 310 quilômetros de Belo Horizonte. Tem excelente infraestrutura, com quiosques, trilhas sinalizadas, restaurante, energia elétrica e uma grandiosa área de camping com banheiros, mesas, churrasqueiras e barracas.

O Paraíso Perdido é o lugar ideal para quem deseja relaxar em meio a belas paisagens. Para os amantes de aventura, o complexo conta com pontos ideais para trekking, escaladas, trilhas, mergulhos, além de atrações que necessitam de agendamento prévio, como tirolesa, rapel e mountain bike.

Na parte baixa do vale ficam as piscinas naturais, recomendadas para quem prefere uma atividade mais sossegada, sem grandes esforços. Para os mais corajosos, caminhadas mais sinuosas levam às quedas d'água, que ficam em um ponto mais alto das montanhas da região.

Para aproveitar toda essa imensidão natural, é importante ficar de olho na previsão do tempo, pois as chuvas podem aumentar o nível dos ribeirões e atrapalhar os passeios. De acordo com o complexo, o ideal é que o visitante chegue até as 9h para aproveitar o dia inteiro. No verão, é comum ocorrer chuvas a partir das 13h.

O "Paraíso" fica aberto das 8h às 18h para visitação, e o valor do ingresso é de R$ 35 por pessoa. Já para se hospedar no camping, é necessário pagar uma taxa extra para pernoite, que pode variar de acordo com a opção de acomodação escolhida (barracas ou apartamentos). Para quem preferir se hospedar fora do local, a dica é escolher as pousadas de cidades próximas, como São João Batista do Glória, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Passos e Delfinópolis.

O complexo ainda oferece passeios guiados para outras paisagens fora do Paraíso Perdido. A dica é aproveitar o passeio de barco pelo Lago e o Cânion de Furnas, que pode ser feito em catamarã, escuna ou chalana, dependendo da quantidade de pessoas. Ainda é possível agendar uma visita à Usina Hidrelétrica de Furnas e às cachoeiras próximas ao lago.

GOSTOU DA MATÉRIA?

29
2
4
5

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

20 lugares pelo mundo que nem parecem reais
20 lugares pelo mundo que nem parecem reais

De piscinas geotérmicas multicoloridas a formações rochosas peculiares, listamos 20 paisagens impressionantes ao redor do globo

Comente!

comments powered by Disqus