Conheça Porto de Galinhas, o paraíso das piscinas naturais

Águas mornas e cristalinas, passeios de jangada e muita animação. Veja o que fazer neste paraíso pernambucano
As piscinas naturais são a principal atração de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco
As piscinas naturais são a principal atração de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco

O litoral de Pernambuco está repleto de boas surpresas. Além da ilha de Fernando de Noronha, com suas paisagens de cartão-postal e pousadas charmosas e aconchegantes, o estado guarda outro tesouro paradisíaco: Porto de Galinhas, a 70 quilômetros ao sul de Recife.

O vilarejo é o destino perfeito para quem busca a combinação de natureza – vegetação tropical e praias de areias clarinhas e águas cristalinas – com uma boa estrutura de hospedagem e lazer. A temperatura morna do água é um convite para um refrescante banho de mar.

A diversão fica por conta do agito dos bares e dos passeios, incluindo o famoso tour de jangadas às piscinas naturais que se formam na maré baixa. Para um pouco mais de adrenalina, o destino também é ideal para a prática do surfe, jet ski e kitesurfe. Fora da água, o passeio de bugue e as trilhas são populares entre os viajantes.

Veja os principais passeios de Porto de Galinhas:

- O passeio às piscinas naturais de águas mornas e transparentes é uma marca registrada do lugar. As jangadas saem da praia de Porto de Galinhas e chegam às piscinas cercadas de arrecifes em apenas cinco minutos. Para enxergar os cardumes de peixes coloridos, é preciso ter snorkel e máscara (o kit normalmente já está incluído no pacote). Antes de agendar o tour, a dica é confirmar com a pousada ou jangadeiro qual o horário que a maré estará mais baixa (abaixo de 1 metro) para aproveitar melhor o passeio. O tempo de permanência no local é de 30 a 45 minutos.

- O passeio de bugue "ponta a ponta" faz o percurso entre a tranquila praia de Muro Alto e o Pontal de Maracaípe. É uma ótima oportunidade para conhecer as principais faixas de areia da região com muito vento no rosto e uma dose de adrenalina. O tour inclui um tempo de permanência na Praia do Pontal de Maracaípe, Praia de Maracaípe, Praia de Muro Alto e Praia de Cupe. Os veículos saem da Associação de Bugueiros, no centrinho da vila, e transportam até quatro pessoas. O passeio dura três horas, em média.

As jangadas coloridas de 'Porto' levam os turistas até as piscinas naturais, a cinco minutos da costa
As jangadas coloridas de 'Porto' levam os turistas até as piscinas naturais, a cinco minutos da costa

- Outro programa imperdível é o passeio de catamarã até a praia dos Carneiros, considerada uma das mais bonitas e preservadas do litoral brasileiro. No lugar, é possível se refrescar nas piscinas naturais do oceano Atlântico ou nas águas tranquilas do rio Formoso. O banho de argila também é um momento inesquecível durante o passeio. A Cavalo Marinho é uma das empresas que operam o trecho Porto de Galinhas-Praia de Carneiros.

- O tour até a ilha de Santo Aleixo, a 12 quilômetros do centrinho de Porto de Galinhas, é também um passeio de catamarã popular na região. O local é muito procurado por mergulhadores em busca de naufrágios. Algumas empresas de turismo combinam a visita à ilha com a praia dos Carneiros.

- O projeto Hippocampus é uma boa oportunidade para conhecer os esforços de proteção dos cavalos-marinhos, um dos símbolos locais. No espaço, há exposição de aquários com diversas espécies encontradas na região, além de outras criaturas marinhas como moreias e peixes-palhaço.

- Engana-se quem pensa que Porto de Galinhas é só praia. O Jeep Safári percorre uma trilha entre plantações de cana, habitações simples e diversas cachoeiras, como a do Urubu e da Purificação. Alguns roteiros oferecem uma parada no Engenho Canoas, um dos únicos engenhos da zona da mata de Pernambuco que ainda produz cachaça, rapadura e mel de açúcar artesanalmente.

A paradisíaca praia dos Carneiros, uma das mais belas e preservadas faixas de areia do país
A paradisíaca praia dos Carneiros, uma das mais belas e preservadas faixas de areia do país

GOSTOU DA MATÉRIA?

37
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus