Dicas de Viagem: Arraial d'Ajuda! Conheça o charmoso vilarejo baiano

Localizado no município de Porto Seguro, vilarejo reúne boas praias e clima rústico
Arraial d'Ajuda é um dos destinos mais badalados do sul da Bahia
Arraial d'Ajuda é um dos destinos mais badalados do sul da Bahia

Se a cidade de Porto Seguro é mundialmente conhecida por suas praias, boa parte dessa fama se dá graças ao distrito de Arraial d'Ajuda. Separada de "Porto" apenas pelo rio Buranhém, a vila é uma das queridinhas dos turistas no litoral baiano. E basta caminhar por suas largas faixas de areia, sentar nos bares da rua principal, ou mergulhar nas águas cristalinas para entender o motivo.

Apesar da proximidade com o burburinho de Porto Seguro, Arraial d'Ajuda ainda consegue preservar um clima mais "rústico-chique". Durante o dia, as praias até costumam encher, mas nada que se compare com as micaretas das praias de Porto Seguro. À noite, a badalação fica por conta da charmosa Rua do Mucugê, onde concentram-se boa parte dos bares, restaurantes e casas noturnas do vilarejo.

Como chegar

A não ser que você queira desbravar todo o sul da Bahia, não recomendamos que você desembarque em Salvador, pois o aeroporto da capital baiana fica a mais de 700 quilômetros de distância. Porto Seguro tem um aeroporto que recebe voos frequentes de diversas capitais brasileiras, e com um pouco de sorte, é possível arrebatar boas promoções.

A partir de Porto Seguro, a melhor maneira de chegar em Arraial é pegando a balsa que cruza o Rio Buranhém. O cais fica no centro, bem perto do aeroporto (táxi custa cerca de R$ 30), e funciona durante 24 horas. Se você prefere chegar por via terrestre (lembrando que as próprias balsas transportam veículos), o caminho é bem mais longo. É preciso ir até a cidade de Eunápolis e, de lá, pegar a BA-001 em direção à Trancoso. Depois, basta seguir até a entrada de Arraial d'Ajuda. São cerca de 60 quilômetros de estrada.

Balsas que atravessam o Rio Buranhém são a maneira mais rápida de chegar à Arraial
Balsas que atravessam o Rio Buranhém são a maneira mais rápida de chegar à Arraial

Onde ficar

Escolher hospedagem não é problema em Arraial d'Ajuda. O vilarejo tem uma rede hoteleira extensa, com opções que vão desde pousadas simples, até resorts megaestruturados. Grande parte dos hotéis ficam nos arredores da Rua do Mucugê, que também concentra o comércio e a agitação noturna da vila. Para quem prefere os hotéis "pé na areia", a dica é se hospedar na Praia do Mucugê, que também fica perto do centrinho de Arraial. Para quem não abre mão de luxo e conforto, vale investir no Arraial d'Ajuda Eco Resort, um dos mais charmosos resorts do Nordeste.

Onde comer

Como todo destino do Nordeste, os frutos do mar são a grande atração da gastronomia de Arraial d'Ajuda. Contudo, é possível encontrar restaurantes especializados nas mais diversas culinárias internacionais, sobretudo nos arredores da Rua do Mucugê. Por isso, passeie por essa região, e não tenha pressa para escolher o melhor estabelecimento. Para quem não abre mão de pratos regionais, vale investir no Restaurante Portinha, que também preserva um clima "rústico-chique". O premiadíssimo Paolo Pizza é a opção para aqueles que prefere variar o cardápio. Também vale investir no Beco das Cores, um complexo com lojas, restaurantes e música ao vivo.

Rua do Mucugê reúne a maior parte dos restaurantes da vila
Rua do Mucugê reúne a maior parte dos restaurantes da vila

O que fazer

Rua do Mucugê - Localizada no alto de uma falésia, a Rua do Mucugê reúne a maior parte dos bares, restaurantes e casas noturnas de Arraial d'Ajuda. É um dos "centrinhos" mais arrumados do Nordeste, e lembra muito o clima da Rua das Pedras, em Búzios (RJ), com calçadas em paralelepípedo, instalações rústicas, e um charme inconfundível. O coração de Arraial d'Ajuda ainda engloba outras ruas adjacentes, como a Praça Caminho do Mar e o Beco das Cores

Praia do Mucugê - É a praia mais próxima da rua homônima e, consequentemente, a mais frequentada de Arraial d'Ajuda. A orla de Mucugê é bem servida de barracas e quiosques (todos simples), e o mar é predominantemente calmo e limpo.

Mucugê é a praia mais perto do centro de Arraial
Mucugê é a praia mais perto do centro de Arraial

Praia da Pitinga - Desenhada por falésias e protegida por uma barreira de corais, a Praia da Pitinga é uma das mais bonitas da Costa do Descobrimento. A faixa de areia é extensa, e com infraestrutura bem mais simples que as demais. Em compensação, suas águas são mais calmas, mais azuis, e o visual é de orla é de arrebatar. Fica a cerca de 20 minutos de caminhada do centro.

Praia de Taípe - É a praia mais selvagem de Arraial d'Ajuda. Bem mais afastada do centro, a Praia de Taípe só tem acesso por uma longa caminhada a partir da Pitinga, ou através de uma estrada de terra bastante sinuosa. No entanto, todo esforço é recompensado por uma faixa de areia extensa, praticamente deserta e ornamentada por falésias grandiosas.

Praia de Taípe é a mais deserta da vila
Praia de Taípe é a mais deserta da vila

Praia do Parracho - É o point dos jovens em Arraial d'Ajuda. Situada bem perto da Praia do Mucugê, a praia do Parracho é famosa por seus quiosques badalados, como o Cabana Grande e o frequentadíssimo Uiki Parracho. O local tem águas calmas e mornas, e é praticamente uma extensão de Mucugê.

Praia de Araçaípe - A partir do cais, é a primeira praia de Arraial d'Ajuda. Fica na Estrada da Balsa, via que liga o centro até o local de atracação das embarcações que chegam de Porto Seguro. A praia tem infraestrutura simples e é pouco frequentada por turistas. Por isso, é uma das mais belas e intocadas.

Praia dos Pescadores - Fica no meio do caminho entre o centro e a Praia de Araçaípe. Muito frequentada por moradores de Arraial, a praia dos Pescadores tem águas calmas, rasas e limpas. Por isso, muitos barcos costumam atracar nessa região (talvez por isso o nome).

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus