Dicas de Viagem: Atenas! Conheça a deslumbrante capital grega

Ocupada há pelo menos três mil anos, cidade é considerada o berço da civilização ocidental, e abriga alguns dos monumentos históricos mais importantes do mundo
Berço das principais ideologias ocidentais, Acrópole é a grande atração de Atenas
Berço das principais ideologias ocidentais, Acrópole é a grande atração de Atenas

Dona de uma das mitologias mais ricas do planeta, Atenas é o berço político, intelectual, cultural e artístico do ocidente. A capital grega é habitada há mais de três mil anos e, hoje, estampa toda a sua relevância histórica através da gama infindável de sítios arqueológicos e ruínas milenares, que formam um verdadeiro museu a céu aberto. Nem mesmo a recessão econômica da Grécia foi capaz de tirar o brilhantismo dessa pulsante capital.

Atenas também é conhecida como a cidade que não dorme. Por conta das temperaturas amenas no inverno e altíssimas no verão, o local dispõe de uma vida noturna agitada durante o ano todo, com muitos bares, boates e restaurantes. Além disso, fica bem próxima do litoral, facilitando o acesso de turistas às famosas ilhas gregas e às praias continentais. Por isso, esqueça os reflexos da crise e comprove: Atenas ainda tem muito a oferecer.

Como chegar

O Aeroporto Internacional Eleftherios Venizelos é a principal porta de entrada de turistas para Atenas e toda a Grécia, mas não há voos diretos a partir do Brasil. No entanto, diversas companhias aéreas operam voos com conexões em cidades como Londres, Roma, Madri e Frankfurt. A viagem do Brasil dura entre 11 e 15 horas. Se você já estiver na Europa, pode optar pelos voos low cost que partem com frequência das principais capitais do continente. O aeroporto ateniense é bem estruturado, e conta com uma estação de metrô que leva ao centro da cidade.

Aeroporto de Atenas é interligado ao centro da cidade por uma moderna linha de metrô
Aeroporto de Atenas é interligado ao centro da cidade por uma moderna linha de metrô

Onde comer

Comer também é uma atração em Atenas e, como não poderia ser diferente, a culinária mediterrânea é a grande atração. Os bairros de Gaki, Plaza e a Praça Monastiraki reúnem boa parte dos restaurantes mais celebrados da cidade, com mesas nas ruas e uma atmosfera descontraída. Um dos mais famosos é o Thanasis, restaurante especializado nos kebabs, prato típico da cultura mediterrânea. Já o Kuzina se destaca não só pelo seu cardápio, mas também por oferecer uma vista privilegiada para a Acrópole, a partir do terraço (o difícil é conseguir uma reserva). Nessa mesma região fica o premiadíssimo Karamanlidika, com iguarias típicas da gastronomia grega. Para os mais econômicos, uma boa dica é aproveitar os Souvlaki, aperitivos a base de carne que são vendidos em qualquer barraca ou fast food da cidade.

Bairros da região central possuem ruas estreitas, coloridas e repletas de bares e restaurantes
Bairros da região central possuem ruas estreitas, coloridas e repletas de bares e restaurantes

Onde ficar

Como toda capital turística da Europa, Atenas tem uma rede hoteleira bastante satisfatória. A grande maioria dos hotéis se concentra nos bairros que ficam nos arredores da Acrópole, sobretudo na região de Plaka. O bairro é um dos mais charmosos da cidade, com diversas vielas abarrotadas de casinhas coloridas, lojas e restaurantes. Outras boas opções são as praças Syntagma e Monastiraki. A primeira fica bem no centro da cidade, é famosa por abrigar o Parlamento Grego, e tem fácil acesso aos principais pontos turísticos. A segunda também fica na região central, e reúne muitos bares e restaurantes nas ruas, assim como a agitadíssima rua Psiri, que fica bem perto dali. O luxuoso bairro de Kolonaki é uma alternativa para quem deseja uma região menos badalada.

O que fazer

Partenon é o principal monumento da Acrópole
Partenon é o principal monumento da Acrópole

Acrópole de Atenas - É o principal ponto turístico da cidade. Conhecido simplesmente como Acrópole, o complexo reúne um dos maiores conjuntos arqueológicos do mundo, com ruínas milenares e edificações mundialmente famosas. Entre elas, o icônico Partenon, e outras obras primas como o Erecteion, o Templo de Atena Nice, além do Teatro de Dionísio e o Odeão de Herodes Ático. O local foi erguido entre os anos de 450 e 330 a.C., durante a Idade de Ouro de Péricles, em um dos pontos mais altos da cidade. Por sua localização estratégica, a Acrópole serviu não só como cidade antiga, mas também como fortaleza e santuário religioso. Para chegar lá, o turista tem que subir os mais de 150 metros de escadas que separam as colinas da entrada principal.

Visitar os museus - As grandes obras arqueológicas não se resumem à Acrópole. A cidade oferece uma gama inesgotável de museus e exposições, como o moderníssimo Museu da Acrópole, que foi e construído no século 19 aos pés da colina história, e remodelado em 2009 para receber as esculturas encontradas na própria Acrópole. Além dele, outros destaques da capital grega são o Museu Bizantino e Cristão, com centenas de obras religiosas; o Museu Benaki, com mais de 40 mil peças históricas; o icônico Museu Arqueológico Nacional, com uma coleção impressionante de artefatos de diferentes civilizações; além do Museu de Arte das Cíclades, com uma das maiores coleções cicládicas do planeta.

Museu da Acrópole é um dos mais modernos de Atenas
Museu da Acrópole é um dos mais modernos de Atenas

Apreciar outros palácios e monumentos históricos - Não só na Ágora e na Acrópole se encontram os icônicos monumentos de Atenas. Ao redor da cidade, outros sítios arqueológicos simbólicos são igualmente deslumbrantes e muito visitados. Se a capital grega é o berço dos Jogos Olímpicos da era moderna, o Estádio Panatenáico é o grande ícone esportivo no país. Erguido há mais de dois mil anos com mármore branco do Monte Pentélico, o local impressiona pela beleza e preservação, sediando eventos importantes até hoje. Perto dali, outro tesouro mitológico é o Templo de Zeus Olímpico, criado por volta do ano 500 a.C. em homenagem ao Deus grego, assim como o Arco de Adriano, um portal que separava os bairros em desenvolvimento na capital. Algumas obras mais recentes se encontram em pleno funcionamento, como o palácio da Academia de Atenas, erguido em 1926, além das obras neoclássicas dos icônicos prédios do Parlamento Grego - localizado na famosa Praça Sintagma - e da Universidade de Atenas, construídos no início do século 19.

Erguido no século 6 a.C., Templo do Zeus Olímpico é um dos principais monumentos de Atenas
Erguido no século 6 a.C., Templo do Zeus Olímpico é um dos principais monumentos de Atenas

Compras no Mercado Central - Localizado a cerca de 15 minutos de Monastiraki, o Mercado Central impressiona pela infinidade de cores e aromas reunidos em um só lugar. O local fica em um galpão no centro da cidade, onde centenas de barracas vendem alimentos frescos como carnes, peixes e frutas - separados por setores - além de temperos e grãos que são muito utilizados na culinária da Grécia e de todo o Mediterrâneo, como o trigo, azeites e ervas aromáticas como salsa e hortelã.

Ir à Ágora de Atenas - Aos pés da Acrópole encontra-se outro tesouro arqueológico. A Ágora é uma praça restaurada que representava o centro comercial e lugar de reuniões na Grécia Antiga. O local possui diversos monumentos que, em ruínas, contam um pouco da história e das mitologias do país.

Aos pés da Acrópole, a Ágora de Atenas cumpria papel importante na configuração da democracia e na política da Grécia Antiga
Aos pés da Acrópole, a Ágora de Atenas cumpria papel importante na configuração da democracia e na política da Grécia Antiga

Apreciar a vista do Monte Licabeto - É o ponto mais alto de Atenas, com 277 metros de altura. Por isso, dispõe de uma das melhores vistas da cidade, com cenários panorâmicos para lugares como a Acrópole, o Parlamento e o bairro de Monastiraki. A colina possui vegetação preservada, e, no cume, além do mirante, também há a belíssima Capela de São Jorge, restaurantes e um teatro. O acesso ao Monte Licabeto pode ser feito a pé ou através de um teleférico que liga a montanha ao bairro de Kolonaki.

Monte Licabeto é bem estruturado e conta com uma vista panorâmica para a cidade
Monte Licabeto é bem estruturado e conta com uma vista panorâmica para a cidade

Lagoa de Vouliagmeni - No caminho para o litoral ateniense, encontra-se um dos lugares mais belos e diferentes de todo o mundo. A Lagoa de Vouliagmeni é um lago salgado natural com propriedades terapêuticas localizadas no bairro de mesmo nome, distante cerca de meia hora do centro da cidade. A imensa piscina natural é alimentada com águas do Mar Egeu por imensas galerias de rochas subterrâneas. As águas do lago são ricas em minerais como potássio, sódio, lítio, amônio, cálcio, ferro, cloro e iodo, e são indicadas para o tratamento de diversas doenças e lesões. O local possui boa estrutura de restaurantes, bares, cadeiras de praia e guarda-sóis, e por isso, é cobrada uma pequena taxa de acesso.

Lagoa de Vouliagmeni fica a poucos quilômetros do centro de Atenas
Lagoa de Vouliagmeni fica a poucos quilômetros do centro de Atenas

Ir às Praias - Atenas não se resume a destinos históricos. Os arredores da capital grega abrigam praias que podem ser aproveitadas, principalmente nas regiões mais afastadas do centro. Pireus é uma das mais próximas, e abriga a região portuária de Atenas. Outro destino bem próximo à capital é o distrito de Glyfada, onde estão os balneários mais deslumbrantes e badalados de toda a Grécia, com praias calmas, mar cristalino, lojas de grife, hotéis de luxo e uma agitada vida noturna. No entorno de Atenas, outras também possuem uma beleza ímpar, como Cabo Sunião, distante cerca de 50 quilômetros da capital. Além do litoral extenso e fascinante, o local é famoso na mitologia grega, com histórias lendárias que são comprovadas com a presença das ruínas do Templo de Poseidon, criado há mais de dois mil anos para proteger as águas do Mar Mediterrâneo. É um dos sítios arqueológicos mais preservados e visitados do país, com um pôr-do-sol que impressiona.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
1
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Saiba mais sobre a Acrópole de Atenas

História, cultura, passado e presente em um único monumento de significativa importância para os gregos

Dicas de Viagem: Atenas! Conheça a deslumbrante capital grega

Ocupada há pelo menos três mil anos, cidade é considerada o berço da civilização ocidental, e abriga alguns dos monumentos históricos mais importantes do mundo

Turismo em Atenas: o que fazer na capital da Grécia

Cidade histórica grega habitada há mais de três mil anos abriga belezas naturais e centenas de ruínas arqueológicas, como a Acrópole

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus