Dicas de Viagem: Bélgica! O que fazer no charmoso país europeu

Famoso pit stop entre a França e a Holanda, país pode surpreender com uma ampla oferta de atrações culturais e gastronômicas
Preterida pelos turistas, Bélgica é um dos países mais charmosos da Europa
Preterida pelos turistas, Bélgica é um dos países mais charmosos da Europa

Para muitos viajantes, a Bélgica serve apenas como pit stop para quem viaja entre a França e a Holanda (leia-se Paris e Amsterdã). O fato de estar incrustada entre dois dos principais destinos da Europa até ofusca, mas quem viaja pelo território belga é capaz de se surpreender pela beleza, a infraestrutura e a atmosfera jovem das cidades do país. Características que vão muito além de sua organizada e divertida capital, Bruxelas.

De um modo geral, a Bélgica é uma síntese de algumas atrações típicas da Europa. As cervejas belgas são tão boas quanto às alemãs, o chocolate belga é da mesma qualidade do suíço, e as atrações culturais do país não devem em nada para outros destinos do Velho Continente. Além disso, suas principais cidades estão a uma curta distância de trem, e são facilmente conectadas a capitais como Amsterdã e Paris. Opções não faltam nesse charmoso (e ainda subestimado) país.

Como chegar

O Aeroporto de Bruxelas é a principal porta de entrada para a Bélgica, mas não há voos diretos do Brasil para lá. Em compensação, a cidade fica a aproximadamente duas horas de trem de Paris e Amsterdã, duas cidades que recebem voos ainda mais frequentes do Brasil. Se puder, vale conciliar as três capitais.

Antuérpia e Bruges, duas cidades amplamente visitadas na Bélgica, ficam a menos de uma hora de Bruxelas. Dá para fazer um bate-volta de trem, mas se puder, dedique pelo menos dois dias para cada uma delas.

Trens da Thalys ligam Bruxelas à Paris e Amsterdã
Trens da Thalys ligam Bruxelas à Paris e Amsterdã

Onde ficar

Montar base em Bruxelas é a opção mais comum, já que a capital belga conta com boa infraestrutura e fica a uma curta distância de outras cidades turísticas do país. Por lá, uma boa pedida é se hospedar nos arredores da Grand'Place, uma das mais belas praças do mundo, e principal ponto de encontro da cidade. O centro histórico e a residencial avenida Louise também são boas opções.

Já a opção mais inteligente é, por incrível que pareça, ficar em Ghent. A cidade é muito charmosa, tem uma atmosfera jovem, e se destaca por ficar quase equidistante a Bruxelas, Antuérpia e Bruges. Como todo o município é cortado por canais e facilmente percorrível a pé, vale investir na hospedagem por lá, sobretudo no burburinho do Centro Histórico.

Onde comer (O que comer, na verdade!)

Nas principais cidades da Bélgica, a dica é investir nos pratos típicos do país: as batatas fritas, os chocolates, as cervejas e os mexilhões (ou "moules"). Bata perna sem pressa, e escolha o restaurante que melhor lhe convém. As lojas de chocolate - como Guylian, Godiva, Leonidas e Pierre Marcolini - são famosas por serem as melhores do mundo.

O que fazer

Bruxelas - É a capital e mais turística cidade da Bélgica. Bruxelas é uma cidade limpa, organizada, e parece uma "transição" entre Paris e Amsterdã. Entre as atrações turísticas, destaque para a Grand Place, uma belíssima praça no Centro Histórico rodeada por casarões centenários, e o Manneken Pis, o bonequinho fazendo xixi. Também vale uma visita ao Palácio Real, sede do governo belga, a Catedral de Saint Michel e a escultura Atomium.

Boniquinho Manneken Pis é uma das principais atrações de Bruxelas
Boniquinho Manneken Pis é uma das principais atrações de Bruxelas

Bruges - Cortada por canais, Bruges é uma das cidades mais bonitas da Bélgica e de toda a Europa. O município é relativamente pequeno, e pode ser facilmente explorado a pé. A principal atração de Bruges é o Centro Histórico, listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Vale uma caminhada pela deslumbrante praça Grote Markt - conhecida por abrigar a torre do Campanário de Bruges -, uma visita ao museu de arte sacra Groeninge, e às irretocáveis Igreja de Nossa Senhora e Basílica do Sangue Sagrado. Não deixe de fazer um city tour pelos canais.

Grote Markt é uma das praças mais bonitas da Europa
Grote Markt é uma das praças mais bonitas da Europa

Antuérpia - Responsável pela produção de 70% dos diamantes do mundo, Antuérpia fica a cerca de uma hora de Bruxelas, e tem atrações que vão muito além da relação com o precioso cristal. Como nas outras cidades belgas, o Centro Histórico e a gastronomia são as principais atrações da cidade. Não deixe de percorrer as ruas do centro histórico, visitar a Estação Central, e bater perna pela Rua Meir, o principal centro comercial do país.

Centro Histórico de Antuérpia também é preservadíssimo
Centro Histórico de Antuérpia também é preservadíssimo

Leuven - Se você gosta de cerveja, não hesite em esticar seu roteiro para essa cidade. Localizada a cerca de 30 quilômetros de Bruxelas, Leuven é considerada a capital da cerveja na Bélgica. A cidade abriga a sede da Stella Artois, uma das marcas mais consumidas no planeta, e que conta com um tour guiado por sua fábrica. No entanto, Leuven também conta com outras atrações culturais imperdíveis, como seu irretocável Centro Histórico. Por lá, não deixe de visitar a praça Grote Markt (mesmo nome da praça de Bruges!), o palácio gótico Town Hall, a Biblioteca Universitária e a Igreja de St-Peter. A vida noturna da cidade também é agitada.

Leuven é a capital da cerveja na Bélgica
Leuven é a capital da cerveja na Bélgica

Ghent - Trata-se de uma cidade universitária, que fica a cerca de meia hora de trem de Bruxelas. Ghent é cercada por casarões medievais, e conectada quase que completamente por canais, que criam uma atmosfera única. Por lá, a dica é (novamente!) bater perna no Centro Histórico, passando por construções emblemáticas como a Torre de Belfort, a Igreja Sint Niklaaskerk, a imensa Catedral de Saint Bavo, e o medieval Castelo dos Condes. Também bata perna pela Veldstraat, badalada rua comercial perto do centro histórico. Como toda cidade universitária, a gastronomia e a vida noturna são pontos fortes de Ghent.

GOSTOU DA MATÉRIA?

1
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus