Dicas de viagem: Bodoquena! Paisagens únicas no Mato Grosso do Sul

A região engloba os municípios de Bonito e Jardim, e é conhecida por atrair o turismo ecológico
De nascentes de beleza paradisíaca até cachoeiras belíssimas, vai ser impossível não se apaixonar
De nascentes de beleza paradisíaca até cachoeiras belíssimas, vai ser impossível não se apaixonar

O Pantanal você já conhece, nem que seja só por aqui, e provavelmente se apaixonou por tanta vida verde e selvagem em um único pedacinho do imenso Brasil. Bem pertinho dali, a sudoeste do Mato Grosso do Sul, está o Planalto da Bodoquena, onde paisagens únicas combinam águas cristalinas e uma biodiversidade estupenda. De nascentes de beleza paradisíaca até cachoeiras e grutas que abrigam lagos submersos, o que não falta é colírio natural para os olhos de qualquer um.

A região engloba os municípios de Bonito e Jardim, e é conhecida por atrair o turismo ecológico. Com águas cristalinas, verde estonteante das plantas aquáticas e peixes de diversas espécies, fica fácil entender porque tantos apaixonados pela Mãe Natureza se encontram nesse lugar.

Preparado para conhecer Bodoquena? Confira, a seguir, dicas de viagem para o destino do Mato Grosso do Sul!

O contato com a Mãe Natureza é garantido
O contato com a Mãe Natureza é garantido

Como chegar?

Será preciso ir até o município de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e de lá ir até Bodoquena. São cerca de cinco horas de viagem pela estrada. O percurso pode ser feito de carro, ônibus ou translado.

Como circular?

A boa é ter um carro para fazer os passeios, já que a distância entre eles pode ser grande e o transporte público não atende às necessidades dos turistas. Caso você não tenha um, pode alugar ainda em Campo Grande. E caso não tenha carteira de motorista também é possível contratar serviço de transfer nos hotéis ou até pela cidade.

Um dos hotéis mais conhecidos é o Hotel Fazenda do Betione
Um dos hotéis mais conhecidos é o Hotel Fazenda do Betione

Onde ficar?

Existem vários hotéis e pousadas que oferecem boa opção de hospedagem em Bodoquena. Dependendo da época do ano nem precisa fazer reserva com antecedência, mas para garantir bons preços, a dica é fazer reserva antes.

Um dos estabelecimentos hoteleiros mais conhecidos de Bodoquena é o Hotel Fazenda do Betione. As diárias custam entre R$ 180 e R$ 205, com café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e dois passeios inclusos.

Onde comer?

Bodoquena oferece uma boa oferta de restaurantes. A maioria é simples, mas conta com pratos deliciosos no cardápio, entre peixes, massas e carnes. Alguns hotéis também têm serviço de restaurante para quem não está hospedado. Uma boa dica é fazer pelo menos uma refeição no Varanda Lanches, que serve comida caseira.

A Cachoeira Boca da Onça é a cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul
A Cachoeira Boca da Onça é a cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul

O que fazer?

Cachoeira Boca da Onça - É a cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul, com 157 metros de altura. Para chegar é preciso fazer uma trilha de quatro quilômetros, por onde as pessoas passam por outras 10 quedas d'água, das quais somente três podem ser usadas para banho. A Cachoeira Boca da Onça fica dentro de uma fazenda que conta com piscinas de água natural, redário, vestiários e chuveiros que os visitantes podem aproveitar.

Cachoeira do Buraco do Macaco - Para chegar até a Cachoeira do Buraco do Macaco é preciso ir por debaixo de um rocha na água. Assim, ao entrar, você estará na cascata só com a cabeça para fora d´água. É bom estar preparado para enfrentar uma água super fria, mas claro que o passeio compensa.

Buraco das Araras - O passeio que dura aproximadamente 1 hora leva grupos de dez pessoas a uma caminhada por cerca de 970 metros, ao redor de uma dolina (formação geológica), onde as araras-vermelhas e outras aves retornam sempre ao final do dia. No seu fundo está um grande lago e alguns répteis. O percurso tem duas paradas para observação e contemplação em dois mirantes.

No Buraco das Araras estão araras-vermelhas e outras aves
No Buraco das Araras estão araras-vermelhas e outras aves

Rio Sucuri - As águas cristalinas do Rio Sucuri o tornam o local perfeito para fazer flutuação e admirar a fauna e a flora da região. Entre lontras, peixes coloridos e plantas aquáticas você vai ver um mundo submerso encantador.

Abismo Anhumas - O passeio de cinco horas de duração é feito em uma caverna submersa, onde o único acesso é através do rapel negativo, com uma descida de 72 metros. A profundidade do lago varia entre 15 e 80 metros, onde também é possível praticar o mergulho. É bom saber que para fazer o percurso é preciso se dedicar a um treinamento no dia anterior.

Cachoeiras do Rio do Peixe - A trilha de aproximadamente 1,5 km pela Fazenda Água Viva, um dos cenários mais bonitos da região, oferece cachoeiras, piscinas naturais e restaurante com comidas típicas da localidade.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Réveillon no Brasil: qual praia combina mais com você?

Região mais concorrida do país no réveillon, litoral brasileiro reúne destinos consagrados e vilarejos rústicos até na virada

Brasil: país é perfeito para fazer atividades radicais. Veja onde!

Qual seu esporte preferido para sentir aquele "frio na barriga" em meio a cenários espetaculares?

Os lugares mais relaxantes do Brasil

Você não precisa se enfiar num spa para relaxar! Conheça destinos perfeitos para desacelerar e aproveitar a natureza!

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus