Dicas de viagem: Bucareste! Impossível não se apaixonar pela capital da Romênia

A "Pequena Paris do Leste Europeu" é conhecida pelos edifícios da Belle Époque que se destacam pela arquitetura tipicamente europeia
A cidade é conhecida pelo passado comunista e o presente capitalista
A cidade é conhecida pelo passado comunista e o presente capitalista

Entre os motivos para querer planejar uma viagem para a Romênia está Bucareste , a capital e maior cidade do país. Muita gente utiliza o destino como escala antes de seguir rumo a região da Transilvânia, mas isso não quer dizer que o lugar não seja digno de um roteiro inteirinho para ele. A recente nação de Bucareste, mencionada pela primeira vez por estudiosos em 1459, é conhecida pelo passado comunista e o presente capitalista, onde edifícios da Belle Époque se destacam pela arquitetura tipicamente europeia.

Bucareste é famosa por suas avenidas largas e arborizadas e por oferecer boa infraestrutura turística, o que inclui excelentes museus, deliciosos cafés, parques cheios de verde, hotéis luxuosos e transporte público de qualidade. Em uma viagem para a capital romena, os tradicionais vinhos nacionais, ainda desconhecidos no Brasil, merecem ao menos uma noite dedicada à degustação.

Preparado para conhecer Bucareste? Confira, a seguir, dicas de viagem para a capital da Romênia!

Os edifícios da Belle Époque se destacam pela arquitetura tipicamente europeia
Os edifícios da Belle Époque se destacam pela arquitetura tipicamente europeia

Como chegar?

Não existem voos diretos do Brasil para Bucareste, o que irá te obrigar a fazer escala em cidades como Frankfurt, Roma, Budapeste ou Viena. Entre as principais companhias aéreas que realizam o trajeto estão a EasyJet e a Lufthansa. A cidade conta com dois aeroportos internacionais: o Aeroporto Henri Coanda e o Aeroporto Baneasa.

Quem já estiver viajando pela Europa pode optar por ir de trem. A Romênia tem uma das maiores malhas ferroviárias do continente. O principal terminal de trem nacional e internacional é a Gara de Nord.

Bucareste é famosa por suas avenidas largas e arborizadas
Bucareste é famosa por suas avenidas largas e arborizadas

Qual melhor época para ir?

O clima temperado continental faz com que o inverno seja com neve e muito frio, enquanto o verão tem temperaturas insuportavelmente quentes. Por isso, quem puder escolher, deve optar pela primavera, que corresponde ao outono no Brasil. É na estação das flores que Bucareste se torna mais agradável.

Bucareste já foi chamada de "Pequena Paris do Leste Europeu"
Bucareste já foi chamada de "Pequena Paris do Leste Europeu"

Precisa de visto?

Como a Romênia faz parte da União Europeia, brasileiros não necessitam de visto para entrar em Bucareste. Na hora da imigração deve-se apresentar somente o passaporte.

De dia ou de noite não faltam atrações
De dia ou de noite não faltam atrações

Onde ficar?

A dica mais importante em relação a hospedagem em Bucareste é optar pela região da Zona 1, no centro da cidade. É aqui que você vai encontrar tudo o que precisa, desde bares e restaurantes até pontos turísticos. Fora deste trecho não há muito o que fazer ou ver. Além disso, é o local mais fácil de se locomover.

A cidade ainda é pouco conhecida dos brasileiros
A cidade ainda é pouco conhecida dos brasileiros

O que comer?

A gastronomia na Romênia, assim como em grande parte do Leste Europeu, tem influência dos países vizinhos, especialmente por conta das diversas invasões que ocorreram ao longo dos anos. E é claro que durante sua viagem você não pode deixar de experimentar os pratos típicos, né?

Para ficar por dentro do que faz sucesso na cidade vale a dica: não deixe de pedir o famoso Sarmale - carne de porco moída misturada com arroz e erva, tudo enrolado em folhas de repolho. Já a Tochitură é uma carne cozida com cebola, geralmente acompanhada de outra tradição.

Para quem não dispensa fast food a boa é se jogar no Mici - um fast food típico da Romênia. Consiste em uma carne bem temperada, moída e servida grelhada, no formato de linguiça. Na hora da sobremesa não pode faltar o tradicional Papanaşi - um bolinho frito feito de queijo cottage, servido com sour cream e geleia.

Vai ser difícil não se apaixonar pela cidade
Vai ser difícil não se apaixonar pela cidade

O que fazer?

AFI Palace Controceni - O maior shopping de Bucareste oferece ótima infraestrutura, com lojas de grifes internacionais, marcas locais, uma completa área de entretenimento, restaurantes de cozinhas variadas, as melhores salas de cinema da cidade, mini montanha-russa e até um divertido ringue de patinação no gelo. O AFI Palace Controceni Funciona diariamente, das 10h às 22h.

Palácio do Parlamento - É o maior prédio público do mundo, além de ser o segundo mais largo do planeta, atrás somente do Pentágono, nos Estados Unidos. Está aberto para visitação diariamente, das 10h às 16h.

O Palácio do Parlamento é o maior prédio público do mundo
O Palácio do Parlamento é o maior prédio público do mundo

Palácio de Mogosoaia - Localizado fora da região metropolitana de Bucareste, a dez quilômetros ao norte da capital romena, o edifício foi construído no final do século 17. O Palácio de Mogosoaia é um exemplo da arquitetura renascentista, combinando elementos venezianos e otomanos. Está aberto todos os dias, das 10h às 16h.

Carol Park - Este parque público em estilo francês recebeu seu nome em homenagem ao Rei Carol I, comandante máximo da Romênia entre a segunda metade do século 19 e o início do século 20. Entre as principais atrações estão um belo lago, uma larga avenida principal - perfeita para caminhadas e ciclismo - e um monumento à liberdade alcançada após o fim do regime comunista - é também chamado de "Parque da Liberdade" por esta razão.

O National Village Museum é o maior museu ao ar livre da Europa
O National Village Museum é o maior museu ao ar livre da Europa

Herastrau Park - Este belo parque cheio de verde está localizado em volta do lago Herastrau, no lado norte de Bucareste. O parque foi aberto ao público no ano de 1936, após ter passado por um processo de drenagem. É dividido em dois espaços: um domínio público aberto à atividades de recreação e uma zona praticamente intocada de vegetação.

Patriarchal Cathedral - A igreja está localizada no terreno do antigo Mosteiro Voivode Constantin Serban Basarab, no Morro Patriarcal. A imponente edificação reserva em seu interior tesouros ricos em ouro e ornamentos, vitrais grandiosos e belos afrescos. O complexo, que inclui ainda o Palácio do Patriarca, é um exemplo de arquitetura ortodoxa. Funciona das 7h às 20h e a entrada é franca.

O National Arena Stadium Bucharest foi construído para servir de palco para a final da UEFA Europa League de 2012
O National Arena Stadium Bucharest foi construído para servir de palco para a final da UEFA Europa League de 2012

National Arena Stadium Bucharest - É um estádio de futebol que foi construído para servir de palco para a final da UEFA Europa League de 2012. Localizado a cerca de 15 minutos de distância da estação de metrô mais próxima, a Piata Muncii, é o maior do gênero em toda Romênia, com 55 mil lugares. Vale lembrar que o estádio é a casa do FC Estrela de Bucareste, um dos principais clubes de futebol do país.

Monastério Stavropoleos - É um monastério ortodoxo oriental para freiras, construído em estilo Brancovenesco e localizado no centro de Bucareste. A igreja foi erguida em homenagem aos arcanjos Gabriel e Miguel e seu nome vem do grego, significando "a cidade da cruz". Está aberto diariamente, das 8h às 22h, com entradas gratuitas.

O Monastério Stavropoleos é um monastério ortodoxo oriental para freiras
O Monastério Stavropoleos é um monastério ortodoxo oriental para freiras

National Village Museum - Fundado em 1936, é o maior museu ao ar livre da Europa. Contém 272 casas, igrejas, tavernas e fazendas de várias regiões do país, todas em perfeita harmonia com a natureza. O National Village Museum está aberto diariamente, das 9h às 19h.

GOSTOU DA MATÉRIA?

2
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Viajar para Europa: Roteiros de trem são alternativa diferente

Os trens são tão rápidos que permitem que você otimize sua viagem, podendo conhecer mais destinos em menos tempo

Islândia ainda vê turismo em crescimento por causa da Eurocopa

O grito de guerra "Huh" virou a melhor propaganda que os islandeses poderiam gerar para popularizar a imagem do país

Dicas de viagem: Romênia, o destino que inspirou "Drácula"

O país do Leste Europeu reserva um roteiro repleto de belezas e mistérios

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus