Dicas de Viagem: Creta! O que fazer na maior ilha grega

Ilha reúne cidades que traduzem as belezas da Grécia: praias, montanhas, museus e sítios arqueológicos que contam a história de civilizações milenares
Creta é um dos principais destinos da Grécia
Creta é um dos principais destinos da Grécia

Creta é a síntese perfeita dos cartões-postais da Grécia. Maior ilha do país, a região abriga algumas das praias mais bonitas da Europa, espalhadas por um longo e extenso litoral. Além disso, Creta é apontada como berço da Civilização Minoica - um dos primeiros povos da Europa - e um dos lugares mais citados na mitologia grega. Por isso, a ilha reúne não só praias, mas também ruínas e museus que contam parte da história desta nação milenar.

De antemão, é preciso saber que Creta é uma ilha bem grande, e repleta de cidadezinhas charmosas. Por isso, considere alugar um carro para conhecer as praias mais afastadas, já que distância entre os principais cartões-postais é relativamente grande, e o transporte público é bem precário. No entanto, todo esforço é recompensado por um conjunto inigualável de atrações naturais e históricas.

Como chegar

Creta tem três aeroportos internacionais: em Heraklion, Chania e Sitía. As duas primeiras são as cidades mais turísticas da ilha, e desembarcar lá é a opção mais conveniente. Diversas companhias aéreas operam voos na categoria low cost para Creta, saindo das principais capitais da Europa. De Atenas, é possível chegar na ilha de avião (menos de uma hora de voo), ou de ferry, a partir do município vizinho de Pireu.

Onde comer

Novamente, o trio Chania, Heraklion e Rethymmo são as melhores opções. Em Chania, não deixe de conhecer a charmosa região do porto, que reúne uma grande quantidade de restaurantes à beira-mar. Em Heraklion, a dica são os restaurantes nos arredores dos pontos turísticos, principalmente os que ficam perto do Porto Veneziano, do Museu Histórico ou das praias.

Outro município muito famoso pela gastronomia e vida noturna é Hersonissos. O balneário, bem próximo a Heraclião, é repleto de boates, pubs e casas noturnas com um visual impressionante para o mar. Entre eles, destacam-se estabelecimentos como o Y.O.L.O. Bar , o luxuoso Palm Beach Club e o New York Beach Club. Durante a primavera e o verão, a festa folclórica de Panigiri toma conta dos estabelecimentos locais.

Região portuária de Chania reúne alguns dos melhores restaurantes de Creta
Região portuária de Chania reúne alguns dos melhores restaurantes de Creta

Onde ficar

Como dissemos acima, Chania e Heraklion são as duas cidades mais turísticas de Creta. Por isso, é nessas duas regiões que concentram-se a maior parte dos hotéis e pousadas da cidade, e montar base por lá é a opção mais prática. Você terá uma gama extensa de serviços a uma curta distância, incluindo restaurantes, museus, agências de viagem e, claro, praias. Se a sua preferência é pelas praias, fique em Chania, que tem uma atmosfera urbana mas fica perto de algumas boas faixas de areia. Se a prioridade são os lugares históricos, Heraklion é uma boa pedida. A cidade de Rethymno também é uma opção interessante.

O que fazer

Heraklion - Capital administrativa de Creta, Heraklion é a quarta maior cidade da Grécia, com mais de 150 mil habitantes. O município é famoso por suas atrações históricas, por conta da proximidade com as principais ruínas de antigos povoados da Civilização Minoica. Cnossos é o principal sítio arqueológico da região: a antiga metrópole que abrigou parte da sociedade cretense começou a ser habitada ainda no período Neolítico (de 7 mil a 3 mil a.C.). Até hoje, parte dos palácios e construções são preservados - mesmo que em ruínas - ou reproduzidos na imensa área do sítio, que fica a dez quilômetros do centro de Heraclião. O Palácio de Cnossos é a principal atração do local, e, na mitologia, é considerado o endereço do labirinto de Minotauro. Bem perto da metrópole, as ruínas de Festo, Gortina e Phaistos também chamam a atenção de turistas por conta das construções que remetem à Idade de Bronze.

Mais perto do centro ficam alguns dos principais museus de Heraklion, com acervos raros que contam a história de Creta e de toda a Grécia. O Museu Arqueológico de Heraklion, segundo maior do país, reúne a melhor coleção de arte minoica do mundo, mas também apresenta coleções de obras de diversos outros períodos da sociedade local, principalmente da era greco-romana. Próximo dali, o Museu Histórico de Creta e o Museu da Batalha de Creta também são imperdíveis para os amantes de história. Ambos agregam milhares de peças sobre a Segunda Guerra Mundial, com enfoque na Batalha de Creta, um marco na memória da ilha. À beira-mar, o Porto Veneziano é mais uma atração imperdível da cidade.

Cnossos é uma das principais atrações de Heraklion
Cnossos é uma das principais atrações de Heraklion

Chania - É a segunda maior cidade de Creta, e um dos destinos mais populares do país. Repleta de ruelas estreitas com casas de arquitetura tipicamente grega, Chania é, para muitos, a cidade mais bonita da Grécia. Nessa região, a atividade mais agradável é andar pelas vielas emolduradas pelo mar, e admirar os monumentos e edifícios históricos. Uma das principais atrações é o Porto, cercado por becos e calçadões à beira mar com inúmeros restaurantes, bares e cafés. Aqui também fica situado o forte Firkas. Construído em 1629, o local hoje abriga o Museu Marítimo de Chania e um teatro com performances durante o verão. Para completar o circuito histórico, não deixe de visitar lugares como a igreja veneziana de Aghios Frankiskos, o Museu Arqueológico de Chania , o Museu da Vida Escolar da Grécia, a Catedral da Apresentação da Virgem Maria, e o Mosteiro Ortodoxo de Agia Triada, com uma igreja dedicada aos 12 apóstolos.

Outro importante ponto turístico da região é o famoso Mercado Municipal, um gigantesco edifício com lojas de alimentos frescos, restaurantes e cafés. Chania ainda fica a uma relativa curta distância das principais praias de Creta.

Entre as belezas naturais, outra atração bem próxima de Chania é o Kournas Lake, um grande lago cercado por montanhas a cerca de meia hora da cidade. Por lá, é possível realizar trilhas, mergulhos e passeios de pedalinho.

Chania é um dos principais destinos de Creta
Chania é um dos principais destinos de Creta

Parque Nacional da Garganta de Samariá - A gigantesca reserva é famosa por abrigar o desfiladeiro homônimo, considerado um dos maiores de toda a Europa, com 16 quilômetros de extensão. Além da vegetação exuberante, o local também reúne uma biodiversidade peculiar, com muitos animais raros e endêmicos. Entre eles, o "kri-kri", uma espécie de cabra típica da ilha de Creta, os musaranhos e os gatos selvagens. Excursões, safáris e trilhas são feitas pelas montanhas locais.

Garganta de Samariá é considerado o maior cânion da Europa
Garganta de Samariá é considerado o maior cânion da Europa

Praias - Creta tem aproximadamente 350 praias em toda a ilha, com opções para todos os gostos. Algumas são bastante badaladas, como a famosa Elafonisi, a 70 quilômetros de Chania. Este pedaço do paraíso reúne dunas de areias brancas, águas cristalinas e vegetação quase intacta, por estar localizada em uma área de preservação ambiental. Ao lado fica a Kedrosdasos, que é ainda mais selvagem.

Balos é uma das mais famosas praias de Creta. Apesar de estar isolada do resto da ilha, é um lugar bastante frequentado por conta de suas belezas insólitas, emolduradas pelas imponentes falésias à beira-mar. Fica na Península de Gramvoúsa, na ponta noroeste de Creta. Tão famosa quanto Balos é Falasarna. Considerada uma das faixas de areia mais belas da Europa, a praia fica em Kissamos, a 54 quilômetros de Chania, e apresenta areias rosadas e águas cristalinas.

Balos é uma das praias mais belas e exóticas do mundo
Balos é uma das praias mais belas e exóticas do mundo

Vai também é bastante conhecida entre os europeus. Fica na costa leste da ilha e apresenta um mar límpido que forma um belo contraste com a a maior floresta natural de palmeiras da Europa. Perto de Heraclião, uma boa pedida é a praia de Mátala, próxima Sítio Arqueológico de Phaistos.

Cidades como Ágios Nikolaos e Fangokastello também são excelentes alternativas para desfrutar de praias belas e cristalinas.

GOSTOU DA MATÉRIA?

2
0
1
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Dicas de Viagem: Creta! O que fazer na maior ilha grega

Ilha reúne cidades que traduzem as belezas da Grécia: praias, montanhas, museus e sítios arqueológicos que contam a história de civilizações milenares

Grécia: Creta vai ganhar percurso perfeito para quem curte trekking

Com 500 quilômetros de extensão, circuito "Cretan Way" vai passar por alguns dos pontos mais belos da ilha grega

Turismo em Creta: o que fazer na famosa ilha grega

Maior ilha da Grécia abriga cidades históricas como Heraclião e Chenia, e praias cênicas, como Balos e Elafonisi

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus