Dicas de Viagem: Fernando de Noronha! Conheça a paradisíaca ilha nordestina

Situado a cerca de 550 quilômetros do Recife, arquipélago reúne algumas das melhores praias do mundo
Fernando de Noronha é uma das ilhas mais reverenciadas do Brasil
Fernando de Noronha é uma das ilhas mais reverenciadas do Brasil

Fernando de Noronha é o destino dos sonhos de boa parte dos brasileiros. E não é difícil entender tamanho fascínio dos viajantes por esse lugar. Situado a cerca de 550 quilômetros do Recife, o arquipélago pernambucano abriga algumas das melhores praias não somente do Brasil, mas do mundo. Protegida por reservas ambientais, suas ilhas são um verdadeiro refúgio para quem deseja sossego, luxo e lindas paisagens. É o exemplo mais genuíno do adjetivo "paraíso" no território brasileiro.

O conjunto de praias é de tirar o fôlego. Para se ter uma ideia, a Baía dos Porcos foi eleita a praia mais bonita do mundo em 2015, título que poderia ser facilmente entregue a qualquer outro trecho litorâneo de Noronha. A ilha também é um prato cheio para os amantes de surfe e de mergulho. No verão, suas águas são mais agitadas, ideais para pegar onda. A partir de julho, o mar acalma, e os mergulhadores se aproveitam do azul-turquesa.

Aliado às belezas naturais, Fernando de Noronha ainda conta com algumas das pousadas mais luxuosas do Brasil. Como nem tudo são flores, as diárias dos hotéis costumam ser salgadas, e ainda é preciso pagar duas taxas para acessar a ilha: a taxa de preservação ambiental (R$ 64,25 por dia), e o ingresso para o parque nacional marinho (R$ 130 a cada dez dias de permanência na ilha). Porém, todo esforço é recompensado por cenários que beiram o surreal.

Com um pouco de sorte (nem tanta assim), poderá ver golfinhos nas águas transparentes da ilha
Com um pouco de sorte (nem tanta assim), poderá ver golfinhos nas águas transparentes da ilha

Como chegar

Fernando de Noronha fica a aproximadamente 550 quilômetros de Recife e a 360 de Natal. O arquipélago conta com um pequeno aeroporto, com voos diários bastante limitados. Por isso, só há voos diretos a partir das duas capitais mais próximas à ilha, operados pela Gol e pela Azul. Porém, há diversos voos com conexões em ambas as cidades. De antemão, saiba que as passagens estão entre as mais caras entre todos os voos domésticos do Brasil

Onde ficar

Pequena e pouco povoada, Noronha vive basicamente do turismo. Por isso, a ilha tem boas opções de hotéis e pousadas, a maioria deles concentrados nas localidades conhecidas como Vila do Boldró, Floresta Velha, Floresta Nova e, principalmente na Vila dos Remédios, o centrinho de Noronha. Esse último tem fácil acesso para as praias mais centrais, e fica bem próximo às principais agências de turismo. Além disso, a Vila dos Remédios também concentra boa parte dos restaurantes e da vida noturna do local.

No entanto, escolher hospedagem no arquipélago não é tarefa fácil. A maioria das opções tem diárias consideravelmente mais caras que o resto dos destinos brasileiros. Entre as opções econômicas, destaque para as charmosas pousadas Ares de Noronha, Tio João e Pedras Secas. Para quem prefere algo mais luxuoso, a dica são as badaladas pousadas Zé Maria - a mais famosa -, e Maravilha, a mais luxuosa, além das deslumbrantes Triboju e Teju-Açu. Para os que desejam economizar ainda mais, vale investir nas pousadas domiciliares.

Pousada Zé Maria é uma das opções mais luxuosas do arquipélago
Pousada Zé Maria é uma das opções mais luxuosas do arquipélago

Onde comer

Assim como os hotéis, boa parte dos restaurantes ficam no centrinho de Noronha. Muitos deles, aliás, ficam dentro das próprias pousadas, e são abertos ao público. Como não poderia ser diferente, os frutos do mar são o carro chefe do cardápio do arquipélago. Entre as opções, destaque para o restaurante Teju-Açu, que fica dentro do hotel homônimo; o famoso Cacimba Bistrô; o tradicional Margulhão; e o badalado Corveta, uma das melhores opções noturnas na ilha. Também vale apostar no Festival Gastronômico, que acontece todas as quartas e sábados na Pousada Zé Maria.

O que fazer

Baía do Sancho - Eleita a praia mais bonita do mundo em 2015, Baía do Sancho tem o perfeito contraste entre as águas transparentes e as areias douradas de Noronha. Para chegar nesse paraíso, é preciso pegar um barco de outro ponto da ilha ou se aventurar em uma escada encravada nas fendas de uma rocha, que começa em um mirante natural. Qualquer esforço é recompensado com o privilégio de mergulhar na praia mais exuberante do território brasileiro.

Baía do Sancho é apontada por muitos como a praia mais bonita do Brasil
Baía do Sancho é apontada por muitos como a praia mais bonita do Brasil

Praia do Leão – Localizada no chamado 'mar de fora' (parte litorânea voltada para o continente africano), essa praia é um dos principais locais de desova de tartarugas marinhas em Fernando de Noronha. O nome faz alusão à enorme pedra em frente à faixa de areia que se assemelha vagamente a um leão-marinho deitado. Ao lado, fica outra formação rochosa famosa, o Morro da Viúva, chamada também de Viuvinha. Não deixe de notar na parte alta os vestígios e canhões do antigo Forte do Bom Jesus do Leão.

Cacimba do Padre - É o templo do surfe no arquipélago. A praia da Cacimba do Padre possui as melhores ondas de Fernando de Noronha, e chega a receber competições da modalidade durante o ano inteiro. Para quem gosta de surfar, a dica é aproveitar os meses de janeiro a março, quando as ondas estão maiores. É nessa praia que fica o Morro Dois Irmãos, principal cartão-postal do arquipélago.

Cacimba do Padre é o principal cartão-postal de Noronha, junto ao Morro Dois Irmãos
Cacimba do Padre é o principal cartão-postal de Noronha, junto ao Morro Dois Irmãos

Praia da Conceição - Situada ao pé do Morro do Pico - o ponto mais alto de Noronha -, esta praia é muito procurada pelos turistas por conta de seu fácil acesso desde a Vila dos Remédios. Além das águas cristalinas e da larga faixa de areia, a Praia da Conceição ainda abriga um bar - item raro nas praias de Noronha -, o Duda Rei. Há boas ondas no verão

Baía dos Porcos - Situada ao lado da Cacimba do Padre, a Baía dos Porcos é uma pequena faixa de areia, cercada por pedras escuras de origem vulcânica. A praia só se forma na maré baixa, quando as rochas do entorno formam piscinas naturais exuberantes. O local também oferece uma bela vista para o Morro Dois Irmãos.

Baía dos Porcos só se for na maré baixa
Baía dos Porcos só se for na maré baixa

Trilhas – A integração com a natureza é um dos pontos altos de uma viagem à Noronha. Por isso, não deixe de fazer as trilhas do arquipélago, que levam a mirantes e as principais praias da ilha. As mais conhecidas são a trilha da Baía do Sancho, que tem início na Praia da Cacimba do Padre; a Trilha do Farol, com 2,5 quilômetros de extensão; Costa Azul, que parte da Vila dos Remédios e termina na Praia da Conceição; e a Costa Esmeralda, que passa por três praias: do Bode, Quixaba e Cacimba do Padre.

Algumas praias só são acessíveis por trilhas
Algumas praias só são acessíveis por trilhas

Vila dos Remédios - Principal aglomeração urbana de Noronha, a Vila dos Remédios reúne a maior parte dos hotéis, lojas e restaurantes do arquipélago. Além disso, abriga importantes construções históricas, como a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, o Palácio São Miguel (sede administrativa da ilha) e as ruínas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios. É uma das melhores opções de hospedagem na ilha, e concentra boa parte da agitação noturna.

Centrinho de Noronha, Vila dos Remédios reúne construções históricas e boa parte do núcleo urbano do arquipélago
Centrinho de Noronha, Vila dos Remédios reúne construções históricas e boa parte do núcleo urbano do arquipélago

Mergulho - Noronha é a meca dos mergulhadores no Brasil. Suas águas mornas e cristalinas podem atingir dezenas de metros de profundidade, e a biodiversidade marinha permite um contato sem igual com os animais. Por isso, não perca a oportunidade de admirar os cardumes coloridos, tartarugas, arraias e até mesmo golfinhos durante a prática. Para quem nunca mergulhou, é possível fazer o chamado 'batismo submarino', na companhia de instrutores a uma profundidade de aproximadamente 10 metros. Já os mais experientes têm a chance de praticar mergulho em locais mais profundos, por volta de 50 metros de profundidade.

Não saia de Noronha sem fazer, ao menos, um mergulho
Não saia de Noronha sem fazer, ao menos, um mergulho

Passeio de barco ao entardecer - Em três horas de passeio, os turistas podem admirar as belezas das praias da Biboca, Cachorro e Conceição, onde há uma parada para os turistas se refrescarem no mar. Além disso, ainda é servida uma degustação de pirão de peixe durante o tour. O retorno acontece somente após o pôr-do-sol.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Dicas de Viagem: Fernando de Noronha! Conheça a paradisíaca ilha nordestina

Situado a cerca de 550 quilômetros do Recife, arquipélago reúne algumas das melhores praias do mundo

Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, perde o posto de melhor praia do mundo

Praia brasileira ainda está entre as melhores, mas Grace Bay, em Turks & Caicos, levou o título esse ano

Fernando de Noronha: veja porque arquipélago conquista cada vez mais fãs

A Baía do Sancho, principal praia da ilha, é considerada uma das mais belas do mundo

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus