Dicas de Viagem: Itaparica! Conheça a maior ilha da Bahia

Localizada no meio da Baía de Todos os Santos, a ilha abriga boas praias e tem fácil acesso a partir de Salvador
Mar Grande é uma das praias mais frequentadas da ilha
Mar Grande é uma das praias mais frequentadas da ilha

Maior ilha da Baía de Todos os Santos, Itaparica é um dos destinos mais acessíveis para quem se hospeda (ou mora) em Salvador. E não é difícil entender tamanho fascínio dos turistas: dividida entre os municípios de Itaparica e Vera Cruz, a ilha abriga algumas das praias mais bonitas do estado, e está a uma balsa de distância do Terminal Marítimo de Salvador. Combinações imperdíveis para quem deseja fugir do roteiro tradicional da capital baiana - seja turista ou morador.

De antemão, é importante saber que Itaparica não é exatamente um vilarejo. Os dois municípios da ilha são urbanizados, e costumam receber uma verdadeira horda de soteropolitanos durante os finais de semana de sol. Mas isso não chega a ser um problema: na maioria das praias da ilha, o mar é limpo, quente e calmíssimo. E ainda é possível encontrar alguns refúgios em meio ao burburinho turístico.

Como chegar

A melhor maneira de chegar em Itaparica a partir de Salvador é por via marítima. A capital é conectada à ilha por ferry boats que saem de hora em hora do Terminal São Joaquim. Também saem embarcações mais rápidas do Terminal Marítimo que fica em frente ao Mercado Modelo, na região central de Salvador. O desembarque é feito no Terminal Bom Despacho. Agências de turismo também costumam fazer passeios de bate-volta até Itaparica.

Embarcações de Salvador para Itaparica também transportam carros
Embarcações de Salvador para Itaparica também transportam carros

Onde ficar

O hotel mais famoso da ilha é o Club Med, que construiu sua primeira filial da rede no Brasil em Itaparica, há cerca de 30 anos atrás. Mas as duas cidades reúnem outros bons hotéis, concentrados principalmente no entorno da orla. Entre eles, o Grande Hotel Sesc Itaparica, o pé na areia Kirymuré e a rústica Nel Blu.

Onde comer

A maioria dos restaurantes concentram-se nas praias mais frequentadas da ilha, como Mar Grande. Por isso, vale bater perna na orla para escolher o melhor quiosque ou restaurante, já que as opções são bastante diversificadas. Nessa região, um dos destaques é o Pimenta de Cheiro, que une decoração rústica com cardápio regado a pratos regionais. Nessa mesma região fica o "A Casa do Vizinho", que também tem menu variado. O restaurante do Hotel Sesc também é muito famoso na região.

Itaparica abriga o Club Med mais antigo do Brasil
Itaparica abriga o Club Med mais antigo do Brasil

O que fazer

Praia Ponta de Areia - Extensa e com boa infraestrutura, Ponta de Areia é uma das praias mais frequentadas de Itaparica, mas não chega a lotar nos finais de semana. O mar é protegido por uma barreira de corais, que deixam as águas calmas durante o dia inteiro (inclusive na maré alta). A orla é salpicada por coqueirais, pousadas e quiosques rústicos.

Mar Grande - É a praia mais frequentada da ilha. Voltada para Salvador, Mar Grande tem águas calmas e predominantemente limpas, apesar de ser ponto de desembarque de inúmeras embarcações durante o dia. A orla tem excelente infraestrutura, com quiosques e barracas à beira-mar.

Ponta de Areia é uma das praias mais bonitas da Bahia
Ponta de Areia é uma das praias mais bonitas da Bahia

Praia Cacha Pregos - Um pouco mais isolada, Cacha Pregos é uma alternativa para quem deseja fugir do burburinho turístico de outras enseadas da ilha. A faixa de areia é estreita, tem poucas opções de quiosques, e é cercada por um mar calmíssimo.

Praia da Penha - Cercada por uma bela enseada, a Praia da Penha também é bastante frequentada, mas está longe de receber a horda de turistas de outras praias baianas. O acesso é feito por uma estrada precária, e a orla é cercada por condomínios e pousadas, o que a torna praticamente exclusiva dos banhistas.

GOSTOU DA MATÉRIA?

1
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus