Dicas de Viagem: Jujuy! Conheça a exótica região norte da Argentina

Ainda pouco explorada, San Salvador de Jujuy serve de base para passeios pela região desértica do norte da Argentina
Paisagens desérticas dessa região impressionam
Paisagens desérticas dessa região impressionam

San Salvador de Jujuy é uma das cidades mais exóticas da Argentina. Graças a sua localização privilegiada - quase na fronteira com a Bolívia e o Chile, no sopé da Cordilheira dos Andes -, a cidade ganhou influências andinas, indígenas e europeias, formando uma cultura própria bastante peculiar. Além disso, as paisagens desérticas dessa região transformam Jujuy em um dos principais destinos para quem gosta de atividades de aventura, e não abre mão de uma atmosfera exótica.

Antes de tudo, é importante entender as diferenças geográficas desta região. Os argentinos têm mania de colocar as capitais com o mesmo nome do estado. San Salvador de Jujuy é a capital da província de Jujuy, que é vizinha à Salta, e faz fronteira com a Bolívia e o Chile. A região mistura paisagens áridas - reflexo da proximidade com o Atacama -, montanhas andinas, lagos, formações geológicas pitorescas e uma atmosfera cultural exótica. Por conta dessa variedade de cenários, a região costuma receber uma grande quantidade de mochileiros. É uma das maiores provas de que a Argentina vai muito além de Buenos Aires, da Patagônia e de Bariloche.

Como chegar

Ônibus saem diariamente de Buenos Aires para Jujuy, mas a viagem não é das mais fáceis. A cidade fica a mais de 1.400 quilômetros da capital argentina, num trajeto que pode durar mais de 20 horas. Uma alternativa mais rápida é desembarcar em Salta, que abriga um aeroporto internacional a cerca de 120 quilômetros de Jujuy. Combinar as duas cidades (Salta e Jujuy) é uma opção para lá de interessante, já que o meio do caminho é salpicado por vilarejos muito charmosos.

Outra alternativa é conhecer Jujuy durante uma viagem ao Deserto do Atacama, já que o vilarejo chileno de San Pedro fica a pouco mais de 450 quilômetros de distância. O percurso é longo, mas a beleza das paisagens compensa qualquer perrengue.

Região tem estradas bem pavimentadas
Região tem estradas bem pavimentadas

Onde ficar

A maioria dos hotéis de Jujuy ficam concentrados na região central da cidade, próximo dos museus e construções históricas. É lá que ficam alguns dos hotéis e albergues mais bem avaliados pelos viajantes, como o luxuoso Howard Johnson Plaza Jujuy, o Jujuy Palace e o Fenícia. Para quem deseja economizar, o Hostelina é uma boa opção.

Onde comer

A região central de San Salvador reúne uma grande quantidade de restaurantes e bares, que se destacam pela mistura de pratos indígenas, andinos e europeus. A dica é bater perna pela Peatonal Belgrano, uma charmosa rua de pedestres que abriga uma boa variedade de estabelecimentos.

O que fazer

Quebrada de Humahuaca - Um dos principais cartões-postais do norte da Argentina, a Quebrada de Humahuaca é um conjunto de vales e cânions coloridos que se estendem pelas províncias de Salta e Jujuy. A região é salpicada por vilarejos e sítios arqueológicos que ficam incrustados nos desfiladeiros, formando um cenário dos mais exóticos da América do Sul. Dedique alguns dias da sua viagem para desbravar essa região.

Cerro de los Siete Colores - É um dos morros mais famosos da Quebrada de Humahuaca. Como o nome sugere, a grande atração do Cerro de los Siete Colores é a diversidade de cores das rochas, que ganharam essa característica de forma natural. A melhor maneira de conhecer esse local é montando base na vila de Purmamarca.

Cerro de los Siete Colores impressiona pela diversidade de cores das rochas
Cerro de los Siete Colores impressiona pela diversidade de cores das rochas

Tilcara - A grosso modo, podemos dizer que Tilcara é a "San Pedro de Atacama argentina". Trata-se de um charmoso vilarejo cercado pelas áridas montanhas da Quebrada de Humahuaca, e que ainda preserva os costumes indígenas. Apesar de pacata, a vila tem uma ótima infraestrutura turística, com muitos bares, restaurantes e lojinhas. Fica a cerca de 90 quilômetros de San Salvador de Jujuy.

Plaza Belgrano - Principal ponto de encontro de Jujuy, a Plaza Belgrano fica bem no centro da capital da província. A praça é arborizada, e abriga uma grande quantidade de monumentos que contam a história da ocupação humana na região. É lá que ficam as imponentes Casa de Gobierno de Jujuy e a Catedral de San Salvador de Jujuy, dois dos principais pontos turísticos da cidade.

Plaza Belgrano é o principal ponto de encontro de San Salvador de Jujuy
Plaza Belgrano é o principal ponto de encontro de San Salvador de Jujuy

Termas de Reyes - Localizado a cerca de 20 quilômetros de San Salvador de Jujuy, a Termas de Reyes é um grandioso complexo de lazer que se destaca por suas piscinas de águas termais, muitas delas com mais de 50ºC. O local é famoso por ter sido um dos refúgios preferidos de Evita Perón. Não é preciso se hospedar no hotel para aproveitar as piscinas.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Argentina: Conheça o Salar de Antofalla

Localizado na região mais isolada da Argentina, deserto de sal mistura paisagens áridas e vulcões com mais de 6 mil metros de altitude

Dicas de Viagem: Jujuy! Conheça a exótica região norte da Argentina

Ainda pouco explorada, San Salvador de Jujuy serve de base para passeios pela região desértica do norte da Argentina

Argentina: se perca pelo Desierto del Laberinto

Você vai se encantar com suas cores que variam entre roxo e laranja

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus