Dicas de viagem: Região Serrana do Rio para curtir o inverno

Viva a época do Brasil Império em Petrópolis, o clima europeu em Nova Friburgo, o turismo ecológico em Teresópolis e muito mais!
A Região Serrana do Rio é um destino perfeito para curtir um friozinho
A Região Serrana do Rio é um destino perfeito para curtir um friozinho

Especialmente agora que chegou o inverno, a Região Serrana do Rio se torna um destino perfeito para curtir um friozinho, tomar um bom vinho e, claro, conhecer os atrativos imperdíveis. Os municípios deste pedacinho do Rio carregam lembranças da época do Brasil Império em Petrópolis, o clima europeu em Nova Friburgo e o turismo ecológico em Teresópolis.

Na hora de se hospedar o que não falta na Região Serrana são pousadas charmosas para todos os gostos e preços. E é claro que as refeições por aqui estão garantidas no melhor estilo, com restaurantes estrelados que oferecem pratos diversos e deliciosos. Ficou animado para conhecer as cidades da Região Serrana do Rio? Então não perca tempo e confira, a seguir, dicas que vão deixar sua viagem ainda melhor!

Você vai viver de perto a experiência da época do Império
Você vai viver de perto a experiência da época do Império

Como chegar?

O acesso até a Região Serrana do Rio é fácil. De carro, siga pela Linha Vermelha até a saída para a BR-040. Se estiver vindo de fora do Rio de Janeiro, será preciso pegar um avião e, de lá, fazer o mesmo trajeto. A viagem, de carro, leva entre uma e duas horas, dependendo do trânsito.

Quando ir?

Em qualquer época do ano as belas paisagens da região vão estar te esperando de braços abertos. É no inverno, no entanto, que a experiência pode ser ainda melhor para viver a sensação de estar com um pé na Europa em pleno território nacional.

Ficar em hostel é uma ótima opção de hospedagem barata
Ficar em hostel é uma ótima opção de hospedagem barata

Onde ficar?

Uma viagem pela Região Serrana, que inclua diversos municípios, terá, naturalmente, a necessidade de se hospedar em vários lugares diferentes. Por isso, a dica é optar pelas pousadas charmosas da localidade. A maioria oferece diárias a preços acessíveis que incluem café da manhã.

Os mais desapegados podem escolher também os albergues, que contam com um clima mais descontraído. Caso sua viagem seja mais voltada para alguma cidade específica, você também pode alugar uma casa ou apartamento pelas redondezas de Itaipava, Nova Friburgo ou Teresópolis.

Um fondue é essencial no friozinho da Serra
Um fondue é essencial no friozinho da Serra

O que comer?

Em uma viagem pela Região Serrana do Rio é indispensável degustar bons vinhos e fondues deliciosos. No de queijo, mistura-se o queijo gruyère ao emmental e os funde com vinho. Para esquentar as noites mais frias, carne, camarão ou frango bem quentinhos, preparados à mesa, compõem fondues irresistíveis. Trutas, também são consideradas um prato típico da região.

Por se tratar de uma região com forte influência europeia, os restaurantes por aqui também oferecem uma grande variedade de pratos típicos do Velho Continente. A culinária francesa, italiana, espanhola e portuguesa fazem sucesso na Região Serrana fluminense.

O frio por aqui é convidativo
O frio por aqui é convidativo

O que fazer?

Museu Casa de Santos Dumont (Petrópolis) - Mais conhecida como A Encantada, a pitoresca residência preserva e divulga a memória do pai da aviação brasileira. As visitas guiadas acontecem de terça a domingo, das 9h às 17h30. Os ingressos custam R$8,00 (inteira) e R$4,00 (meia entrada). Vale lembrar que a bilheteria fecha às 17h.

Castelo do Barão de Itaipava (Petrópolis) - O castelo em estilo medieval foi construído na primeira metade do século 20 como a reprodução de um castelo europeu. Atualmente, é alugado para a realização de eventos e produção de filmes e telenovelas. Em 2013, foi utilizado como cenário da telenovela brasileira Guerra dos Sexos.

Petrópolis é o berço do Império no Brasil
Petrópolis é o berço do Império no Brasil

Catedral de São Pedro de Alcântara (Petrópolis) - É dedicada a São Pedro de Alcântara, padroeiro da cidade e da Monarquia Brasileira. O Mausoléu Imperial é um dos grandes atrativos históricos da catedral. É lá onde está um sarcófago duplo com os restos do imperador D. Pedro II e da imperatriz D. Teresa Cristina.

Cervejaria Bohemia Petrópolis) - Inaugurada em 1853, a fábrica, pertencente a primeira fabricante de cerveja do país, abriga um museu temático e interativo, uma loja e um complexo cervejeiro, que conta com um bar, mesas touchscreen e um cardápio bem recheado. A fábrica fica aberta de terça a domingo.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação que abrange os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação que abrange os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis

Museu Imperial (Petrópolis) - Popularmente conhecido como Palácio Imperial, o museu está localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis. Ao passear pelos jardins é possível reviver a época do Império e conhecer um pouco mais sobre os gostos de D. Pedro II. No interior, um acervo que narra a história de boa parte do Brasil está à sua espera. Durante a visita, é preciso calçar pantufas. A medida é uma forma de contribuir com a preservação dos pisos originais de mármore de Carrara, mármore belga e madeiras nobres.

Palácio de Cristal (Petrópolis) - Com mais de 100 anos, o palácio, considerado um dos maiores símbolos da cidade, abriga exposições e eventos culturais, como a Bauernfest. Considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a construção foi encomendada pela Princesa Isabel para sediar as exposições agrícolas do Período Colonial.

O Dedo de Deus é um cartão postal de Teresópolis
O Dedo de Deus é um cartão postal de Teresópolis

Palácio Quitandinha (Petrópolis) - Construído para ser o maior resort e cassino da América do Sul, o Palácio, hoje administrado pelo SESC Rio, está aberto a visitação. Apenas as áreas comuns podem ser visitadas, como o teatro e os mais de 13 salões. Os apartamentos, que são cerca de 400, são particulares.

Dedo de Deus (Teresópolis) - Localizado nos limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o pico de 1.692 metros de altitude se assemelha a uma mão apontando o dedo indicador para o céu.

Que tal fazer uma visita para a seleção na Granja Comary?
Que tal fazer uma visita para a seleção na Granja Comary?

Granja Comary (Teresópolis) - É um dos bairros mais nobres de Teresópolis. Comprada pela Confederação Brasileira de Futebol em 1978, a Granja Comary foi transformada no espaço de concentração da seleção no ano de 1987. O lugar também atrai turistas pela bela paisagem formada pelo Lago Comary (artificial). É um "cartão postal" do Município de Teresópolis.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos - É uma unidade de conservação que abrange os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis. Aberto para visitação, o parque oferece contato com a natureza em atividades como caminhadas e montanhismo.

Viva a experiência da Região Serrana do Rio
Viva a experiência da Região Serrana do Rio

Teleférico (Nova Friburgo) - Considerado um dos maiores teleféricos do Brasil, o teleférico de Nova Friburgo tem quase 1.500 metros de extensão. O percurso leva os visitantes ao Morro da Cruz, de onde é possível se ter uma vista panorâmica incrível da cidade.

GOSTOU DA MATÉRIA?

2
0
1
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Rio de Janeiro pode ficar sem sua Árvore de Natal mais famosa em 2016

Árvore de Natal da Lagoa não será construída em 2016 por falta de patrocínio

Hostel no Rio de Janeiro! Se prepare para o Réveillon

Conheça algumas opções econômicas para você passar a virada do ano na praia mais famosa do Brasil!

Rio de Janeiro disputa título de melhor destino do mundo. Veja os concorrentes!

Lista feita pelo portal americano Travel + Leisure traz destinos consagrados, como Paris e Orlando, e algumas surpresas

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus