Dicas de viagem: Romênia, o destino que inspirou "Drácula"

O país do Leste Europeu reserva um roteiro repleto de belezas e mistérios
Que tal visitar o Castelo do Drácula?
Que tal visitar o Castelo do Drácula?

Pouco explorada pelo turismo, mas cheia de belezas e mistérios, a Romênia merece estar no roteiro de quem já conheceu a Europa por países como França, Espanha, Alemanha e Itália. O destino que inspirou o autor Bram Stoker a escrever "Drácula" reserva uma experiência diferente e inesquecível. As pessoas são amáveis, as cidades, em sua maioria, tranquilas e seguras, e a comida não deixa a desejar.

Bora explorar a Romênia e se apaixonar por mais um lugar desse mundão? Confira, abaixo, dicas de viagem para o país dos personagens vampíricos!

As construções são históricas
As construções são históricas

Como chegar?

Não existem voos diretos do Brasil, mas de Bucareste, a capital do país, há voos de todas as principais cidades europeias.

Quando ir?

Isso vai depender do propósito da sua viagem. Caso a intenção seja esquiar, é melhor ir no inverno. Mas se os esportes radicais não estiverem nos seus planos a dica é evitar os meses mais frios, que vão de novembro a março. Neste período neva muito e as estradas podem ser interrompidas.

Quem quiser esquiar deve ir nos meses mais frios do ano
Quem quiser esquiar deve ir nos meses mais frios do ano

Onde ficar?

Se você não estiver indo visitar nenhuma outra cidade específica, a dica é se hospedar na capital, Bucareste. Chegando lá a boa é tentar ficar na região da Zona 1, no centro, onde estão bares, restaurantes e pontos turísticos.

Como se locomover?

Para quem puder, a dica é alugar um carro. Desta forma você terá mais autonomia e poderá explorar o país todo, conhecendo pequenas cidades e fazendo paradas a todo momento. Caronas também são algo comum na Romênia. Para quem preferir o transporte público, o país conta com bons serviços de trem, ônibus e vans.

A Romênia ainda é pouco explorada pelo turismo
A Romênia ainda é pouco explorada pelo turismo

O que comer?

Em uma viagem não tem como não experimentar os pratos típicos do lugar e se sentir, nem que seja só um pouquinho, como um local. Por isso aposte nas preferências dos romenos, como o famoso Sarmale - carne de porco moída misturada com arroz e erva, tudo enrolado em folhas de repolho. Outra opção é o Tochitură - uma carne cozida com cebola, geralmente acompanhada de outra tradição.

Se nada disso cair bem no seu estômago, opte por um fast food romeno, o Mici - carne bem temperada, moída e servida grelhada, no formato de linguiça. Na hora da sobremesa não pode faltar o tradicional Papanaşi - um bolinho frito feito de queijo cottage, servido com sour cream e geleia.

As cidades, em sua maioria, tranquilas e seguras
As cidades, em sua maioria, tranquilas e seguras

O que fazer?

Bucareste - Mesmo se você não escolher a capital do país para se hospedar ela não pode deixar de estar no seu roteiro. Cosmopolita como toda cidade grande, mas também cheia de monumentos clássicos, Bucareste tem muito a oferecer. Reserve ao menos três dias por aqui para conhecer o centro histórico, a Praça da Revolução, o antigo Palácio Real que abriga, atualmente, o Museu de Arte Nacional, o Museu da Aldeia, o Arco do Triunfo, o City Hall, o Centro Militar Nacional, a Igreja de Stavropoleos, o Village Museum, o Palácio Cretulezcu, o edifício "Casa Scantei", a Praça da Vitória, o Ateneu Romano, o Bairro Izvor, o Parque Cismigiu, o edifício Ase e a Igreja de São Nicolau.

Constança - Esta cidade da região da Dobruja também é digna de estar no seu roteiro pela Romênia. Por aqui os principais pontos turísticos são o The Mosque of Constanta – Minaret, a St. Mina Orthodox Church, a Mamaia Beach, o Delfinariu, o Archaeology Museum, o Folk Art Museum, o Romanian Navy Museum e o Tropaeum Traiani Monument.

A capital, Bucareste, é cosmopolita como qualquer cidade grande
A capital, Bucareste, é cosmopolita como qualquer cidade grande

Cluj Napoca - É uma das cidades mais importantes da Romênia e, por isso mesmo, precisa estar no roteiro. Por aqui os principais pontos turísticos são o Palácio da Justiça, o Palácio de Nova Iorque, a Sinagoga Reformista de Cluj-Napoca, os Palácios no rio Someş, o Parque Central, o Castelo Bánffy, o Prédio da Prefeitura de Cluj-Napoca, a Igreja de São Miguel, o Beco Matias Corvino, a Avenida Eroilor e a Praça Unirii.

Castelo do Drácula - Localizado em Bran, o Castelo do Dráculo é hoje um museu aberto ao público e um dos locais mais visitados da Romênia. Vlad Dracul foi um rei que realmente existiu e ficou imortalizado por sua história.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Viajar para Europa: Roteiros de trem são alternativa diferente

Os trens são tão rápidos que permitem que você otimize sua viagem, podendo conhecer mais destinos em menos tempo

Islândia ainda vê turismo em crescimento por causa da Eurocopa

O grito de guerra "Huh" virou a melhor propaganda que os islandeses poderiam gerar para popularizar a imagem do país

Dicas de viagem: Romênia, o destino que inspirou "Drácula"

O país do Leste Europeu reserva um roteiro repleto de belezas e mistérios

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus