Dicas de viagem: Sul da Bahia! Um dos litorais mais charmosos do Brasil

Praias isoladas e paradisíacas, falésias e coqueirais a perder de vista e observação de baleias-jubarte estão a sua espera!
Na Praia de Taipu de Fora você vai se deparar com as melhores piscinas naturais da região
Na Praia de Taipu de Fora você vai se deparar com as melhores piscinas naturais da região

Um dos pedaços mais charmosos do litoral brasileiro, o Sul da Bahia exibe um mar verdinho, falésias e coqueirais a perder de vista e uma fartura de praias selvagens, propícias ao descanso e sossego. Além da beleza natural você pode aproveitar para fazer visita a museus e a pontos importantes da história do Brasil. Comece sua aventura por Porto Seguro, ponto de partida para explorar a região. De lá siga para distritos vizinhos e conheça lugares memoráveis.

Preparado para fazer uma viagem pelo Sul da Bahia? Então confira, a seguir, dicas para esta região do Brasil!

As praias são de tirar o fôlego
As praias são de tirar o fôlego

Como chegar?

Comece por Porto Seguro. Para chegar até lá, a distância da capital baiana não chega a ser um problema, já que Porto Seguro também conta com um aeroporto. O terminal de passageiros, apesar de pequeno, recebe voos regulares das principais capitais do Brasil e fica bem perto do Centro. De carro, o acesso é feito pela BR-101 até a cidade de Eunápolis. A partir de Porto Seguro, siga para distritos vizinhos e conheça lugares incríveis.

Onde ficar?

A região conta com hotéis, albergues, pousadas, resorts de luxo, e até acampamentos. Mas como uma viagem para o Sul baiano sugere a visita a vários lugares diferentes, a dica é optar pelos albergues e pousadas mais baratos. Assim, além de não gastar muito dinheiro com hospedagem, você pode conhecer outros viajantes que estejam fazendo o mesmo tipo de passeio que você e trocar experiências.

Os frutos do mar são o carro-chefe do cardápio da região
Os frutos do mar são o carro-chefe do cardápio da região

O que comer?

Os frutos do mar são o carro-chefe do cardápio local, com pratos típicos da culinária baiana. Uma das regiões mais badaladas da cidade de Porto Seguro, por exemplo, é a Passarela do Descobrimento, também conhecida como Passarela do Álcool, que reúne dezenas de estabelecimentos. Os pratos geralmente são frescos, pescados e servidos no mesmo dia. Entre eles, se destacam o peixe frito servido na telha, peixe na palha de bananeira e caldos variados como sururu e camarão, moqueca de camarão e lagosta. Para quem prefere variar o cardápio, a dica é investir nos restaurantes que oferecem culinária internacional, como a italiana, com massas de dar água na boca.

Quando ir?

Se for possível, opte pelo verão para fazer sua viagem pelo litoral da Bahia. Esta época do ano é a melhor para mergulhar no Parque Nacional Marinho, em Abrolhos. Já se seu interesse for observar as baleias-jubarte, o período entre julho e novembro é o ideal. Vale lembrar que entre os meses de julho e agosto costuma chover bastante na re

Entre julho e novembro é a melhor época para observação de baleias-jubarte

 Entre julho e novembro é a melhor época para observação de baleias-jubarte

O que fazer?

Porto Seguro - Uma mistura inigualável de praias badaladas, vilarejos intocados e construções centenárias que comprovam sua relevância para a história do Brasil, tornam Porto Seguro um dos principais destinos no Sul da Bahia. De um lado, uma extensa faixa litorânea urbanizada, com águas limpas, fácil acesso, quiosques por toda a orla, e casas de shows que oferecem uma variada programação. Do outro, distritos mais isolados - como Trancoso, Caraíva e Arraial D'Ajuda, com praias paradisíacas e excelente infraestrutura de resorts e hotéis. Impossível não se apaixonar.

Ponta do Corumbau - Isolada, essa orla tranquila encanta os visitantes por sua atmosfera calma e pacata de cidade do interior. Para chegar até a vila de pescadores é preciso enfrentar uma estrada de terra ou a travessia do Rio Corumbau em barcos que partem dos povoados vizinhos de Caraíva e Cumuruxatiba. Mas é claro que o esforço vale a pena.

Se encante pelas paisagens do Sul da Bahia
Se encante pelas paisagens do Sul da Bahia

Arraial da Ajuda - Rico em belezas naturais, Arraial da Ajuda tem 20 quilômetros de praias com águas mornas e transparentes que passam por rios, coqueirais e falésias. Aproveite para relaxar diante de um cenário espetacular!

Abrolhos - Considerada uma das ilhas mais incríveis do Brasil, Abrolhos, é um arquipélago formado por cinco ilhas vulcânicas - Santa Bárbara, Redonda, Sueste, Siriba e Guarita. A região, que conta com um cenário natural belíssimo, cercado por grandes paredões rochosos e uma pequena vegetação, abriga uma das maiores biodiversidades marinhas do mundo, entre tartarugas, peixes-frade, moreias, barracudas, cavalos-marinhos, badejos e até baleias jubarte.

Praia do Espelho - Considerada por muitos especialistas uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho exibe uma enorme variação de cores em suas águas cristalinas, especialmente nos dias ensolarados. Na maré baixa, piscinas naturais são perfeitas para fazer snorkel. Toda beleza do lugar é preservada devido ao difícil acesso. Quem vai de carro, precisa encarar 20 quilômetros de estrada de terra, que pode ficar intransitável em dias de chuva.

São quilômetros e mais quilômetros com belezas naturais a perder de vista
São quilômetros e mais quilômetros com belezas naturais a perder de vista

Praia de Taipu de Fora – Para chegar até esta praia isolada do litoral da Bahia é preciso pegar um barco ou lancha em Camamu e ir até a Vila de Barra Grande. A partir de Itacaré, são 55 quilômetros, 30 deles em estrada de terra, intransitáveis em dias de chuva. Mas, ao chegar até a Praia de Taipu de Fora tudo terá valido a pena, especialmente quando você se deparar com as melhores piscinas naturais da região, cheias de vida marinha e ótimas para fazer snorkel.

Cumuruxatiba - Aqui você vai encontrar um mar esverdeado, falésias coloridas e uma extensa fileira de coqueiros. O que mais chama a atenção em Cumuruxatiba é a paz do lugar. As pousadas são um charme, o que contribui para a atmosfera serena da localidade. Se sua viagem for entre os meses de julho e novembro, é possível observar baleias-jubarte.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Réveillon no Brasil: qual praia combina mais com você?

Região mais concorrida do país no réveillon, litoral brasileiro reúne destinos consagrados e vilarejos rústicos até na virada

Brasil: país é perfeito para fazer atividades radicais. Veja onde!

Qual seu esporte preferido para sentir aquele "frio na barriga" em meio a cenários espetaculares?

Os lugares mais relaxantes do Brasil

Você não precisa se enfiar num spa para relaxar! Conheça destinos perfeitos para desacelerar e aproveitar a natureza!

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus