Dicas de Viagem: Trancoso! O vilarejo hippie do Sul da Bahia

Localizado no município de Porto Seguro, Trancoso reúne belas praias, boa estrutura e uma atmosfera jovem e hippie
Trancoso reúne algumas das praias mais bonitas do Sul da Bahia
Trancoso reúne algumas das praias mais bonitas do Sul da Bahia

De todos os vilarejos rústicos do Sul da Bahia, Trancoso é o mais perto do burburinho urbano de Porto Seguro (sem contar Arraial D'Ajuda, que não é tão rústica assim). Apesar de ser um dos destinos mais consagrados do estado, a vila ainda preserva os ares de interior, com construções baixas, ruas de pedra e praias cercadas por densa vegetação. Por tudo isso, Trancoso é um dos melhores refúgios para quem deseja fugir da agitação urbana de Porto Seguro.

Trancoso foi descoberta pelos hippies nos anos 1970. Apesar de manter o clima rústico, o distrito hoje conta com boas opções de hotéis e pousadas, concentrados principalmente nos arredores do "Quadrado", uma praça com cara de fazenda bem no centrinho. Se quer evitar as grandes aglomerações e aproveitar da essência do vilarejo, a dica é conhecê-lo fora da alta temporada, quando turistas do Brasil inteiro aproveitam dessa charmosa região.

Como chegar

O aeroporto mais próximo a Trancoso fica em Porto Seguro, a pouco mais de 50 quilômetros de distância. De carro, é preciso pegar a BR-101 até o município de Eunápolis, depois a BA-367 em direção a Porto Seguro e, em seguida, entrar na rodovia BA-001, que leva até Trancoso. É possível também pegar a balsa para Arraial d'Ajuda e, depois, pegar um ônibus que leva até o Quadrado de Trancoso.

Onde ficar

A maioria dos hotéis e pousadas de Trancoso adotam o estilo "rústico-chic". O Quadrado reúne algumas das opções mais consagradas da vila, como as pousadas Bom Astral, El Gordo, a consagrada Capim Santo e a UXUA Casa Hotel & Spa. Mais afastada do centrinho, o luxuoso Villas de Trancoso e o charmoso Etnia também são boas opções. Trancoso ainda possui uma filial da rede Club Med.

Maioria das pousadas e restaurantes concentram-se na praça conhecida como Quadrado
Maioria das pousadas e restaurantes concentram-se na praça conhecida como Quadrado

Onde comer

Os principais restaurantes também se reúnem no circuito entre a orla principal e o Quadrado. Na pracinha, o restaurante do Hotel Capim Santo e o charmoso Cacau são dois dos mais consagrados de Trancoso. Perto dali, outras boas opções são o Rabanete e o Canto do Quadrado, instalados em casarões centenários. Também vale investir nos luxuosos quiosques das praias dos Nativos e dos Coqueiros.

O que fazer

Praia dos Coqueiros - É a praia mais frequentada de Trancoso, e também a mais próxima ao centrinho. Do Quadrado, são cerca de dez minutos a pé, encarando uma leve descida da falésia. O mar é predominantemente calmo, limpo e a orla conta com boa estrutura de quiosques.

Praia dos Nativos - Situada na foz do Rio Trancoso, a Praia dos Nativos também fica perto do centrinho, e por isso, também costuma ser bastante frequentada. O mar é calmo, e naturalmente protegido por recifes de corais. Na maré baixa, o encontro do rio com o mar forma piscinas naturais exuberantes

Praia dos Coqueiros é uma das mais frequentadas da vila
Praia dos Coqueiros é uma das mais frequentadas da vila

Praia do Rio da Barra - Bem mais deserta, a praia fica a cerca de dois quilômetros do centrinho, e pode ser acessada numa agradável caminhada à beira-mar. A orla tem pouca estrutura, e é naturalmente protegida por falésias grandiosas. É nessa praia que fica a filial de Trancoso do Club Med.

Praia do Rio Verde - Também afastada do Quadrado, Rio Verde é mais um refúgio de Trancoso. A enseada é extensa, tem mar calmo e reúne algumas boas opções de pousadas, quiosques e barracas de praia. Fica a cerca de 15 minutos a pé da Praia dos Coqueiros

Praia do Espelho - Não fica em Trancoso, mas sim no município de Caraíva. No entanto, vale esticar até o vilarejo vizinho para conhecer mais esse paraíso. Para muitos, trata-se da praia mais bonita de todo o estado. O mar é calmíssimo, e o conjunto de falésias e coqueiros formam um dos cenários mais belos e exóticos da região. Há algumas opções de bares e quiosques na orla (não muito baratos)

Praia do Espelho é, para muitos, a mais bonita da Bahia
Praia do Espelho é, para muitos, a mais bonita da Bahia

Quadrado - É o principal ponto de encontro de Trancoso. Localizado no centrinho da vila, o Quadrado é uma grandiosa praça com clima de interior, apesar de ser amplamente frequentada por turistas e moradores. O local é salpicado por bares, restaurantes e pousadas que ocupam casarões centenários e coloridos. Considere bater perna por lá durante a noite.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
1

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus