Dicas de Viagem: Visconde de Mauá (RJ)! O que fazer no famoso vilarejo da serra

Localizado no município de Resende, vilarejo é um dos destinos mais charmosos (e frios!) do Rio de Janeiro
Visconde de Mauá fica na divisa do Rio com Minas Gerais
Visconde de Mauá fica na divisa do Rio com Minas Gerais

Visconde de Mauá é talvez o lugar mais apropriado do estado do Rio de Janeiro para aproveitar o clima de montanha em sua plenitude. Escondida no coração da Serra da Mantiqueira - na divisa com Minas Gerais -, o pequeno vilarejo une paisagens naturais exuberantes, com um charme típico dessa região montanhosa do estado. Por lá, é possível encontrar cachoeiras, trilhas com paisagens panorâmicas e uma boa infraestrutura de hotéis e restaurantes de serra. Um prato cheio para ecoturistas e casais apaixonados - não necessariamente nesta ordem.

O vilarejo faz parte do município de Resende, e é um dos locais preferidos de casais e famílias em território fluminense. Por conta da localização geográfica privilegiada, Visconde de Mauá tem fama de ser o local mais frio do Rio de Janeiro, e costuma registrar as temperaturas mais baixas de todo o estado. Com um pouco de sorte, é possível ver geadas e até temperaturas negativas.

Como chegar

Visconde de Mauá fica a cerca de 210 quilômetros do Rio de Janeiro, no meio do caminho entre a Cidade Maravilhosa e São Paulo. Das duas capitais, o acesso se dá pela Rodovia Presidente Dutra, no acesso do quilômetro 311, entre os municípios de Resende e Itatiaia.

Onde ficar

Como a maioria dos destinos turísticos de serra, os hotéis de Visconde de Mauá são uma atração a parte. A vila é salpicada por bons hotéis e pousadas, espalhados por distritos como Maringá, Mauá e Maromba. A maior oferta de hotéis fica no distrito de Maringá, que também conta com boas opções de restaurantes e lojas. Para quem gosta de ficar próximo à aglomeração urbana, os hotéis Bühler, Olho D'Água, Aldebaran, Vale das Hortênsias e Montserrat são uma boa pedida. Para os mais rurais, vale investir em lugares como a Pousada da Mantiqueira, Rancho das Framboesas, Santa Clara e a sugestiva Verde Que Te Quero Ver-Te.

Vila de Maringá reúne a maioria dos hotéis e restaurantes de Visconde de Mauá
Vila de Maringá reúne a maioria dos hotéis e restaurantes de Visconde de Mauá

Onde comer

Visconde de Mauá também não deixa a desejar na oferta gastronômica, e oferece uma grande quantidade de restaurantes concentrados em pequenas zonas comerciais. Um dos mais reverenciados é o Babel, restaurante que fica no meio de um sítio e mistura diversas influências culinárias. Outro que também oferece um contato com a natureza é o Restaurante Rosmarinus, que tem pratos cozidos na lenha. Em Maringá, uma boa pedida é o Café Maringá Bistrô e o Borbulha, que também mistura pratos regionais com toques contemporâneos. Graças a proximidade com o Minas Gerais, a culinária mineira tem grande influência na região, e o restaurante Gosto com Gosto é um dos mais famosos da vila. Para os dias mais frios, vale investir no fondue do Maison De La Fondue

O que fazer

Cachoeira Toca da Raposa - Localizada no Vale de Santa Clara, a cachoeira é ideal para visitar com famílias e crianças, já que o acesso é fácil (poucos minutos de caminhada), e o local é pouco frequentado por turistas. A cachoeira alimenta córregos e piscinas naturais de águas geladas e cristalinas.

Cachoeira do Escorrega - É a cachoeira mais famosa de Visconde de Mauá. O local tem este nome porque suas águas deslizam sobre um bloco de pedras íngremes, formando um grande escorrega natural. A queda d'água termina em uma piscina natural cristalina, que fica a cerca de três quilômetros da Vila da Maromba, e tem fácil acesso.

Cachoeira do Escorrega é a mais famosa do vilarejo
Cachoeira do Escorrega é a mais famosa do vilarejo

Cachoeira da Santa Clara - Também muito famosa na região, a Cachoeira da Santa Clara desliza sobre um grande paredão de rochas verticais, formando mais um "escorrega". O local também forma piscinas naturais exuberantes, e as rochas são ideais para a prática do rapel. Fica no vale de mesmo nome.

Poção da Maromba - Como o nome sugere, trata-se de um grande "poção", alimentado por uma belíssima queda d'água cercada por densa vegetação. O local tem águas cristalinas, mas elas são geladas e profundas. Por isso, o ideal é evitar mergulhos muito bruscos, e entrar aos poucos no lago. Fica a cerca de um quilômetro, por trilha, da Vila da Maromba.

Poção da Maromba tem águas limpas e profundas
Poção da Maromba tem águas limpas e profundas

Pedra Selada - Um dos cartões-postais da Serra da Mantiqueira, a Pedra Selada fica a cerca de 1.800 metros de altitude, e é uma ótima atração para os amantes de aventuras. O acesso é feito por uma trilha de aproximadamente duas horas de duração, com dificuldade média e trechos com mata fechada. Do alto, o visual panorâmico para as montanhas da região impressiona. Em dias de céu claro é possível ver até o Pico das Agulhas Negras, o ponto mais alto do Rio de Janeiro

Poço do Marimbondo - Situado no Vale do Pavão, o Poço do Marimbondo é mais uma piscina natural alimentada pelas águas cristalinas das cachoeira da região. O local tem acesso relativamente difícil, através de trilhas íngremes e escorregadias. Mas todo esforço é recompensado por um grande poço de águas esverdeadas, e um contato sem igual com a natureza.

Pedra Selada oferece uma vista privilegiada para as montanhas da Serra da Mantiqueira
Pedra Selada oferece uma vista privilegiada para as montanhas da Serra da Mantiqueira

Cachoeiras do Alcantilado - Trata-se de um conjunto de quedas d'água que fica em um sítio na Zona Rural de Visconde de Mauá. O parque conta com trilhas bem estruturadas, mirantes e quase dez cachoeiras perfeitas para um mergulho em família. É uma das poucas atrações naturais da região que tem entrada paga

Museu Duas Rodas - Localizado na região do Acantilado, o museu é totalmente dedicado aos veículos de duas rodas (como o nome sugere). O local tem mais de 300 objetos expostos permanentemente, entre bicicletas, motocicletas e outros artefatos raros.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus