Irlanda: veja de perto os cenários da série Vikings

Habitado por vikings durante séculos, Condado de Wicklow foi o local escolhido pela produção para recriar a Escandinávia
Vikings é um dos grandes sucessos recentes da TV
Vikings é um dos grandes sucessos recentes da TV

Por motivos óbvios, muita gente deve pensar que a série Vikings foi gravada na Escandinávia, território da Europa onde viveu boa parte desse povo nórdico. No entanto, ao contrário do que se imagina, a região não foi utilizada pela produção da série. Na verdade, boa parte das cenas foram gravadas no condado de Wicklow, na Irlanda, em uma região montanhosa perfeita para recriar a atmosfera selvagem da Idade Média.

O condado fica a pouco mais de uma hora de Dublin, e tem paisagem composta por montanhas escarpadas, vegetação rasteira e vales praticamente intocados. Além disso, outro motivo que justifica a escolha é que a Irlanda também foi um território ocupado por vikings no decorrer da história (e não só pelos celtas!). No país, há um incentivo fiscal que facilita a entrada de produtoras de filmes e séries de TV. Talvez por isso, a ilha britânica tenha sido cenário de outras produções famosas, como Game of Thrones. Motivos não faltam para visitá-la!

A base das gravações da série foram no moderníssimo Ashford Studios, mas a melhor maneira de sentir a atmosfera viking na Irlanda é ao ar livre. Um dos lugares que serviram de cenário para "Vikings" foi o Vale de Glendalough, uma região rural que fica a cerca de 60 quilômetros de Dublin. Por séculos, o local funcionou com monastério, mas a maioria das edificações está em ruínas. Um dos lugares mais emblemáticos dessa região é o lago Lough Tay, também conhecido como Guinness Lake (Lago Guinness), que tem esse nome em referência à famosa cerveja preta irlandesa por conta de sua coloração escura. Na série, o lago é transformado em um fiorde.

Vale de Glendalough foi um dos locais de gravação da série
Vale de Glendalough foi um dos locais de gravação da série

Ao norte da Lough Tay fica a Luggala Estate, uma propriedade rural que pertence à família Guinness. A região também foi transformada para reproduzir a atmosfera da Escandinávia na série. Hoje, o local conta com casarões medievais que preservam a estrutura de séculos passados, e podem ser alugados para eventos e até para hospedagem. Obviamente, o preço não é nada modesto.

Na pequena vila de Enniskerry, outro lugar ideal para se sentir imerso na série é o Powerscourt House. Trata-se de um grande palácio erguido no século 18, e cercado por jardins que ocupam uma área de 19 hectares. Renovado há pouco mais de 20 anos, o local transformou-se em atração turística, e hoje conta com restaurante e extensas áreas verdes.

Museu Dublinia conta a história dos vikings na Irlanda
Museu Dublinia conta a história dos vikings na Irlanda

No entanto, a história dos vikings na Irlanda vai muito além da série. Para quem deseja conhecer melhor, a dica é visitar o Dublinia, museu de Dublin totalmente dedicado à história da civilização viking na Ilha Esmeralda. O complexo fica ao lado da icônica Christ Church Cathedral, uma das igrejas mais emblemáticas da capital.

GOSTOU DA MATÉRIA?

4
2
1
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus