Museus de Londres: saiba quais incluir no roteiro

Museu Britânico, Museu de História Natural e National Gallery. Conheça alguns dos museus imperdíveis da capital britânica
O Museu Britânico é um dos museus de Londres que não cobram ingresso de seus visitantes
O Museu Britânico é um dos museus de Londres que não cobram ingresso de seus visitantes

Londres, um dos destinos turísticos mais populares do planeta, é uma cidade repleta de possibilidades. Além dos cartões-postais mundialmente conhecidos (London Eye, Big Ben, Palácio de Buckingham...), a cidade oferece boas opções de passeios alternativos e uma série de atrações gratuitas imperdíveis, incluindo diversos museus de renome internacional.

Há mais de 200 instituições culturais para escolher, do famoso Museu Britânico a pequenos museus privados com coleções surpreendentes. Como muitos não cobram entrada, vale a pena entrar para conhecer tudo o que esses espaços têm a oferecer como, por exemplo, coleções de artefatos do Egito Antigo, dinossauros de mais de 25 metros de comprimento, pinturas de artistas consagrados e objetos históricos que ilustram a história de Londres.

Quer uma ajuda para escolher alguns dos museus mais populares da capital britânica? Veja as nossas recomendações:

Museu Britânico O mundialmente famoso Museu Britânico, ou British Museum, abriu suas portas em 1753 e, exceto durante as duas guerras mundiais, esteve sempre aberto. Foi o primeiro museu público nacional do mundo, concedendo entrada gratuita a todos os visitantes desde o início. Em seu acervo permanente peças valiosas da história do mundo: múmias, sarcófagos, armaduras, máscaras astecas, manuscritos medievais, joias persas, moedas antigas, além da famosa Pedra de Roseta e as esculturas de Partenon.

Em 2000, o museu inaugurou a "Queen Elizabeth II Great Court", o maior espaço público coberto da Europa, ocupando a área central do edifício, ao redor da sala de leitura da biblioteca. (Great Russell Street WC1B 3DG; aberto diariamente, das 10h às 17h30; às sextas-feiras fecha um pouco mais tarde, às 20h30; entrada gratuita)

Fachada do Museu Britânico, projetada no século 19 em estilo que emula a arquitetura grega clássica
Fachada do Museu Britânico, projetada no século 19 em estilo que emula a arquitetura grega clássica

Museu de História Natural Inaugurado em 1881, é um dos três principais museus da "Exhibition Road", uma rua no bairro de South Kensington com 18 instituições culturais, científicas e acadêmicas. O acervo, que teve início com a doação de objetos pessoais do colecionador Sir Hans Sloane, exibe mais de 80 milhões de espécies naturais e itens, incluindo animais, plantas, insetos e fósseis.

Das exclusividades, têm destaque a exposição permanente de esqueletos de dinossauros e a coleção de espécies coletadas pessoalmente pelo naturalista britânico Charles Darwin. (Exhibition Road; aberto diariamente, das 10h às 17:50h - última entrada até às 17:30h -; entrada gratuita)

O Museu de História Natural é um dos programas culturais imperdíveis em Londres
O Museu de História Natural é um dos programas culturais imperdíveis em Londres

The National Gallery Mais de 2,3 mil pinturas da Europa Ocidental, a entrada franca e a localização privilegiada na Trafalgar Square contribuem para que a National Gallery seja um dos museus mais populares de Londres. O local exibe obras de artistas renomados como Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, Renoir, Cézanne, Michelangelo, Monet, Picasso e Van Gogh. (Trafalgar Square WC2N 5DN; aberto diariamente, das 10h às 18h; às sextas o horário é estendido até às 21h; entrada gratuita)

Tate Modern Inaugurado em 2000, o Tate Modern se tornou rapidamente um dos museus especializados em arte moderna e contemporânea mais visitados do mundo. As obras expostas em suas galerias são criações de grandes nomes, como Picasso, Matisse, Chagall, Miró e Roy Lichtenstein. No sexto andar, há um restaurante que oferece uma bela vista panorâmica para o rio Tâmisa e Catedral de St.Paul. (Bankside E1 9TG; aberto de domingo a quinta, das 10h às 17h, e sextas e sábados, das 10h às 22h; entrada gratuita)

A National Gallery fica localizada em plena Trafalgar Square, uma das praças mais famosas da capital britânica
A National Gallery fica localizada em plena Trafalgar Square, uma das praças mais famosas da capital britânica

Museu de Ciência Ver, interagir e experimentar os principais avanços científicos dos últimos 300 anos. Essa a proposta do Museu de Ciência de Londres, fundado em 1857 como parte do Museu de South Kensington. O local abriga centenas de exposições interativas, shows gratuitos diários, simuladores e galerias que se renovam constantemente, refletindo a rápida mudança no campo da ciência, tecnologia, indústria e medicina. Para quem está viajando com crianças, é um excelente programa cultural na cidade. (Exhibition Road SW7 2DD; aberto diariamente, das 10h às 18h - última entrada às 17h15; entrada gratuita)

Museu Victoria & Albert O V&A é o maior museu de arte decorativa e design do planeta e, por isso, não deve ficar fora do roteiro de museus imperdíveis na capital britânica. Na coleção estão artefatos surpreendentes vindos de todas as partes do mundo, incluindo móveis, pinturas, esculturas, trabalhos em metal, joias, cerâmicas e têxteis. Não perca as galerias medievais renascentistas e as 'British Galleries', que retratam a história da Grã-Bretanha por meio da arte. (Cromwell Road SW7 2RL; aberto diariamente, das 10h às 17h45; às sextas o horário é estendido até às 22h)

O Museu da Ciência é a instituição cultural mais interativa de Londres
O Museu da Ciência é a instituição cultural mais interativa de Londres

Museu de Londres Por meio de objetos históricos, exposições e galerias interativas, o museu ilustra a história da cidade de Londres, da pré-história até os dias atuais, passando pelo domínio romano e o período medieval. É um bom ponto de partida para quem quer conhecer melhor a capital britânica antes de 'bater perna' pelas ruas cidade. Tours guiados são realizados todos os dias em quatro horários: 11h, 12h, 15h e 16h. (150 London Wall EC2Y 5HN; aberto diariamente, das 10 às 18h; entrada gratuita)

V&A Museu da Infância Outro museu imperdível para quem está viajando com crianças. O espaço reúne um vasto acervo de brinquedos e objetos relacionados ao mundo infantil, como bonecas, ursos de pelúcia, gibis, jogos antigos de tabuleiro, fotografias, móveis e uma coleção bem interessante de peças de Lego, que atraem a atenção tanto de crianças como de adultos. Além da exposição de peças e brinquedos do século 17 até os dias de hoje, o museu conta com playgrounds internos e intensa programação de eventos, como apresentações musicais e contação de histórias para os pequenos. (Cambridge Heath Road E2 9PA; aberto diariamente, das 10h às 17h45; entrada gratuita)

GOSTOU DA MATÉRIA?

6
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Torre de Londres: curiosidades sobre um dos lugares mais visitados da Inglaterra

Complexo de torres foi erguido há quase mil anos, e reúne algumas histórias para lá de curiosas

Londres: um roteiro de inverno imperdível

A capital britânica fica ainda mais irresistível com neve e frio!

Londres vai substituir as clássicas cabines telefônicas por pontos de Wi-Fi

Empresa de telecomunicações britânica vai trocar as cabines por totens, com chamadas gratuitas e internet wi-fi, a partir de 2017

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus