Os encantos de Java, a ilha mais populosa da Indonésia (e do mundo!)

Ilha tem cerca de 130 milhões de habitantes, e surpreende pelo contraste entre metrópoles, templos e vulcões
Java abriga alguns dos templos mais famosos da Indonésia

Java forma, juntamente com Bali, o circuito das duas ilhas mais visitadas por turistas na Indonésia. E não é difícil entender o porquê. Enquanto Bali se destaca pelos templos e pelas belezas naturais, Java abriga nada menos que capital do país, Jacarta, e é considerada a ilha mais povoada do planeta (com quase 130 milhões de habitantes). Por isso, ela traduz os costumes e as belezas culturais desse exótico país do Sudeste Asiático, e pode surpreender quem acha que ela é só um rito de passagem para a ilha vizinha.

A própria capital, Jacarta, já merece uma atenção especial. Caótica como a maioria das metrópoles asiáticas, a cidade pode surpreender pela mistura exótica de elementos modernos e milenares. Para entender esse contraste, vale dar uma olhada nos dois centros de Jacarta: o histórico (chamado de Kota) e o moderno, cercado por prédios espelhados, shoppings e monumentos.

Mas Jacarta está longe de ser o principal cartão-postal de Java. A ilha é muito mais famosa por abrigar uma outra atração histórica: o Templo de Borobudur. Trata-se do templo mais famoso da Indonésia, e um dos mais famosos de todo o Sudeste Asiático (divide o posto com o Angkot Wat, no Camboja, e o Bagan, em Myanmar). Por lá, o turista pode apreciar monumentos com mais de 1.200 anos de história, que são cercados por uma densa vegetação local.

Outro templo muito famoso em Java é o Conjunto de Prambanan, que fica na cidade de Yogyakarta. O complexo tem cerca de 200 templos dedicados aos três maiores deuses hindus: Brahma (não é a cerveja!), Vixnu e Shiva.

Java também é muito conhecida por seus vulcões, que são o maior símbolo natural da região. São quase 40 na ilha, e alguns deles são abertos para visitação (mesmo ativos!). O mais famoso é o Monte Bromo, que fica em Java Oriental, e é considerado uma das paisagens naturais mais espetaculares do Sudeste Asiático. O vulcão é protegido por um parque nacional, mas conta com boa infraestrutura de trilhas, mirantes e passeios turísticos. Conhecê-lo de jipe é uma opção interessante, sobretudo para quem deseja ver sua imponente cratera.

Se o Bromo é o mais visitado, o Marapi é o mais ativo de toda a Indonésia. O vulcão fica na cidade de Yogyakarta (a mesma do Conjunto de Prambanan), e pode ser visto de longe, com seus quase 3 mil metros de altitude. Passeios de jipe também levam turistas até bem perto do vulcão, que expele vapor com muita frequência. Não deixe de conhecer o museu sobre o Marapi, que tem histórias bem sinistras.

Se gosta de praias, não deixe de esticar seu roteiro ao Arquipélago de Karimunjawa, que fica a cerca de 80 quilômetros da cidade de Jepara, em Java. O local abriga algumas das praias mais belas da Indonésia, e é protegido por uma reserva ambiental. Menos de 10 mil pessoas vivem lá!

Como chegar

Jacarta é a maior cidade da Indonésia, e principal porta de entrada para o país. Não há voos diretos do Brasil, mas diversas companhias realizam voos com conexões para a metrópole - como a Emirates, a Air France, a Singapore Airlines e a KLM. O Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta, que serve a cidade, é o maior do país.

GOSTOU DA MATÉRIA?

1
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus