Os melhores e piores passaportes para viajar

Os Estados Unidos têm o passaporte mais aceito do mundo, ao lado de Finlândia, Suécia, Alemanha e o Reino Unido
O passaporte dos EUA é um dos cinco mais poderosos do mundo
O passaporte dos EUA é um dos cinco mais poderosos do mundo

Passaporte é um documento de identidade obrigatório, exceto nos casos de tratados internacionais, para que o detentor possa cruzar a fronteira de um país estrangeiro. Porém, existem passaportes mais e menos aceitos mundo afora. Quem tira um passaporte do Afeganistão, território vizinho a China, uma das pátrias que mais recebe turistas anualmente, sofrerá restrições e proibições de diversos estados, tendo acesso direto em apenas 28 países do planeta. A nação ocupa a posição 94, a última do "Visa Restrictions Index", um índice criado para organizar os países de acordo com a liberdade de viagens que seus habitantes possuem

O levantamento foi realizado em 2014 pela empresa de consultoria Henley & Partners, líder mundial de planejamento em cidadania e residência, com mais de 20 escritórios ao redor do globo. A pontuação foi calculada com base nas regulamentações de cada país, bem como o número de outras nações para quais seus cidadãos podem viajar sem a necessidade de tirar um visto. Para tal, a firma investigou os passaportes de 199 países ao todo - os 193 membros da ONU, Vaticano, Hong Kong, Taiwan, Macau, Kosovo e o território palestino.

Entre os passaportes mais aceitos no mundo estão, empatados, Finlândia, Suécia, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Os cidadãos desses países têm acesso direto a outras 174 nações. Canadá e Dinamarca aparecem logo atrás, com entrada sem imposição de visto em 173 Estados.

O passaporte britânico garante entrada sem visto em 174 países do planeta
O passaporte britânico garante entrada sem visto em 174 países do planeta

Em contraposição, juntando-se ao Afeganistão como passaportes menos aceitos sem visto, ficaram nações como Irã - 31 países -, Paquistão e Somália - ambos em 32 países - e o território Palestino - admitido somente em 35 países.

Os resultados foram, de certa forma, surpreendentes. Era esperado que Cuba, um dos 52 lugares para conhecer em 2015, ocupasse uma das últimas colocações do ranking, por ter permanecido durante décadas sob regime comunista e sem relações diplomáticas com diversos outros países, porém a paradisíaca ilha caribenha, que recebe 2,8 milhões de visitantes por ano, aparece na posição de número 69.

Já a Coréia do Norte, um dos países mais fechados do mundo, governado com mão-de-ferro pelo "líder-supremo" Kim Jong-un, ficou na 86ª colocação, ao lado de Angola, Bangladesh, Myanmar, Burundi e Djibuti, e a frente de 17 outras nações soberanas e territórios analisados.

O passaporte brasileiro foi considerado o 21º mais poderoso do mundo, abrindo as portas, sem a necessidade de visto, em 146 países. Este número apresentou uma melhora significativa, já que em 2008, os brasileiros tinham acesso direto a somente 122 nações. Na América Latina, apenas Argentina - na 17ª colocação - e Chile - logo atrás, em 18º - ficaram em posições melhores.

Cidadãos do Afeganistão são proibidos, sob qualquer hipótese, de entrar no Kuwait
Cidadãos do Afeganistão são proibidos, sob qualquer hipótese, de entrar no Kuwait

O relatório é importante para o mundo atualmente, principalmente por estar cada vez mais globalizado e com fronteiras menores. As exigências de visto refletem o relacionamento diplomático entre países, bem como fatores como economia, segurança e situação política.

A Organização Mundial do Turismo (OMT), divulgou que, em 2014, 62% da população em todo o mundo precisou de visto para entrar em algum país, uma queda em relação aos 77% de 2008. Segundo a OMT, quanto menor for o número de barreiras impostas, mais atrativo será para viajantes mundo afora, incentivando o crescimento do turismo e, consequentemente, fortalecendo sua economia.

Veja melhores passaportes para viajar:

1- Finlândia

Suécia

Alemanha

Reino Unido

Estados Unidos (174 pontos)

2- Canadá

Dinamarca (173 pontos)

3- Bélgica

Japão

Itália

Holanda

França

Espanha

Portugal

Luxemburgo

Coréia do Sul (172 pontos)



Veja os piores passaportes para viajar:

89- Eritreia

Líbia

Sudão

Síria (38 pontos)

90- Nepal (37 pontos)

91- território palestino (35 pontos)

92- Somália

Paquistão (32 pontos)

93- Iraque (31 pontos)

94- Afeganistão (28 pontos)

GOSTOU DA MATÉRIA?

19
2
1
1

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus