Por que a gente passa mal em viagens de carro ou ônibus?

Movimento do veículo causa uma grande confusão no nosso cérebro!
Enjoos são comuns em viagens longas
Enjoos são comuns em viagens longas

Não é raro encontrar pessoas que, logo nas primeiras curvas da viagem, começam a sentir aqueles incômodos enjoos. O problema é muito comum, principalmente em longos deslocamentos de carro, ônibus ou navio. Mas afinal de contas, o que faz as pessoas sentirem náuseas nessas horas?

Para a ciência, a grande causa desse mal-estar é um probleminha chamado Cinetose, ou enjoo de movimento. Não é uma doença, mas um distúrbio entre a visão e o sistema vestibular - um conjunto de órgãos do ouvido que são responsáveis pelo nosso equilíbrio.

Quando estamos no carro, nosso cérebro processa duas "mensagens" diferentes: a que estamos parados (sentados no veículo), e a que estamos em movimento. Essa mistura de informações cria uma confusão no cérebro: ele entende que o corpo está parado, já que não há esforço muscular, mas também entende que há movimento, graças a aceleração do carro. O resultado dessa mistura doida são as incômodas náuseas.

Isso explica porque nos sentimos ainda pior quando estamos lendo. Nesse caso, nossa visão "diz" ao cérebro que estamos em repouso total, pois olhamos para um ponto fixo durante longos períodos. Enquanto isso, o sistema vestibular continua enviando mensagens de movimento, estimulado pelo balanço do veículo. Aí aparecem tonturas e os enjoos ainda mais fortes.

Por isso, a maior dica para quem costuma sentir náuseas é tentar manter a atenção na janela do carro (ou do ônibus, ou do navio). Ver o veículo se locomover ajuda a manter o equilíbrio nas "mensagens" enviadas ao cérebro, fazendo com que você se sinta efetivamente em movimento. Antes da viagem, tente comer comidas leves e beber bastante líquido. De resto, boa viagem!

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus