Portugal tem paisagens naturais que você nem imagina

Famosa por suas atrações culturais, terrinha também surpreende pelo belo conjunto de praias, rios, montanhas e vales
Praia do Camilo, no Algarve, é uma das mais visitadas do país

Apesar da curta extensão territorial, Portugal tem uma ampla oferta de atrações turísticas, espalhadas por cidades como Porto, Coimbra e Lisboa. No entanto, engana-se quem pensa que o turismo do país limita-se aos destinos culturais: Portugal também abriga paisagens naturais exuberantes, e muitas delas estão fora do circuito mais tradicional. Sorte de quem opta por desbravar esse compacto e diversificado país.

Um exemplo disso é seu litoral. A poucos quilômetros de Lisboa, cidades como Cascais e Nazaré abrigam praias de águas cristalinas, e muito procurada por turistas durante o verão. Um pouco mais afastados da capital, a região de Algarve e os arquipélagos de Açores e Madeira não ficam para trás nesse quesito. Assim como o desconhecido Arquipélago das Berlengas, um tesouro perdido no meio do Atlântico.

Mas nem só de praia vive a natureza de Portugal. O rio Douro, que corta boa parte do país, é responsável por irrigar uma das regiões mais ricas em recursos naturais da Europa. É nessa região que ficam algumas das principais vinícolas de Portugal, concentradas principalmente nos arredores da cidade do Porto.

Já às margens do Rio Tejo (que corta Lisboa), outra atração natural imperdível é o Monumento Natural das Portas de Ródão. As "portas" consistem numa falha geológica, onde cânions formam uma espécie de "portal" natural, estreitando o curso d'água do Tejo. O local tem grande biodiversidade, e pode ser visitado de barco.

Diferentemente de outros países vizinhos da Europa, Portugal não abriga os Alpes, mas isso não chega a ser um problema para os amantes de atrações de inverno. O país abriga uma cadeia de montanhas bem mais modesta, mas que também é capaz de arrebatar os turistas mais desavisados. Trata-se da Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal continental.

Localizada a cerca de 350 quilômetros de Lisboa, a serra é protegida pela maior reserva natural de Portugal, o Parque Nacional da Serra da Estrela. O local tem 100 mil hectares, com florestas, vales, cânions, picos e nascentes que formam um ecossistema único no país. É nesse conjunto de montanhas que acontece as mais frequentes incidências de neve em todo o território português, e por isso, há até estações de esqui na região. Para aproveitar toda essa biodiversidade, a dica é montar base em cidades como Covilhã, Manteigas e Seia.

Viu? Nem só de atrações culturais vive a nossa pátria-mãe! Agora veja, na galeria, algumas fotos dessas paisagens exuberantes da terrinha.

GOSTOU DA MATÉRIA?

1
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Portugal é eleito o melhor destino de 2016

Eleição foi feita pelo portal americano Travel + Leisure. País se destacou no cenário cultural, gastronômico e pelas belezas naturais

TAP lança programa de StopOver em Portugal

A novidade promove uma oportunidade única de visitar dois lugares pelo preço de um

Arquipélago dos Açores, a ilha dos vulcões em Portugal

Localizado no meio do Atlântico, arquipélago surpreende pela grande quantidade de belezas naturais vulcânicas

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus