Roteiro de 3, 5 e 7 dias em Natal! Se apaixone pelas praias da capital potiguar

Faixas de areia de tirar o fôlego, falésias a perder de vista e festas regionais vão tornar sua viagem inesquecível
Praias de águas mornas e calmas, falésias a perder de vista e parques cheios de charme fazem parte das paisagens
Praias de águas mornas e calmas, falésias a perder de vista e parques cheios de charme fazem parte das paisagens

Um dos destinos mais populares do Nordeste brasileiro, a cidade de Natal tem algumas das paisagens mais pitorescas do território nacional. Praias de águas mornas e calmas, falésias a perder de vista e parques cheios de charme e beleza te esperam na capital potiguar. Não importa se você nunca foi ou se está repetindo a dose, o lugar sempre reserva surpresas, especialmente quando se trata de cenários incríveis.

Fundada em 25 de dezembro de 1599, com a construção do Forte dos Reis Magos, às margens do rio Potengi, não é difícil perceber que a cidade tem uma programação especial no período natalino. Mas quem visita a capital do Rio Grande do Norte em outras épocas do ano também tem motivos para comemorar. A extensa faixa de areia que beira a costa da região é motivo de sorrisos em qualquer data.

Na orla, quiosques oferecem água de coco e comidas típicas, como frutos do mar e carne de sol, que garantem qualidade na hora das refeições. E para quem preferir um passeio diferente, o Parque das Dunas, considerado o segundo maior parque urbano do país, é sinônimo muita diversão.

Preparado para conhecer Natal? Então veja, a seguir, roteiros de 3, 5 e 7 dias na capital do Rio Grande do Norte!

O Parque das Dunas é sinônimo muita diversão
O Parque das Dunas é sinônimo muita diversão

Natal em 3 dias!

Primeiro dia:

Se possível opte por chegar na cidade logo cedo. Assim, especialmente se você só tiver três dias, terá mais tempo para curtir cada pedacinho de Natal. Comece por um dos lugares mais populares e incríveis, o Parque das Dunas.

Com o nome oficial de Parque Estadual Dunas de Natal, o local é uma reserva que fica perto da famosa Praia de Ponta Negra. Segundo maior parque urbano do Brasil, atrás somente da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, o que não falta por aqui é aventura. Dedique sua primeira manhã na capital potiguar para fazer trilhas ou caminhadas. No final, para repor as energias, a boa é abrir a tolha xadrez e fazer um piquenique com a bela vista do Morro do Careca.

Energias recarregadas, aproveite o resto do dia para conhecer o maior cajueiro do mundo. O Cajueiro de Pirangi, na praia de Pirangi do Norte, é uma árvore que ocupa uma área de nada menos que 8,5 mil metros quadrados. Ela produz cerca de 70 mil cajus por safra. Haja caju!

Além de admirar essa beleza da natureza e tirar muitas fotos, aproveite para caminhar sobre a imensa vegetação por trilhas e passarelas. O cenário, típico de floresta, pode deixar a experiência ainda mais legal.

O Cajueiro de Pirangi é o maior cajueiro do mundo
O Cajueiro de Pirangi é o maior cajueiro do mundo

Segundo dia:

Antes de se jogar nas belas faixas de areia de Natal, que tal começar o dia com um passeio histórico e cultural? O Forte dos Reis Magos é de grande importância para a cidade e representa o marco inicial da capital potiguar. Seu nome se deve ao fato de o forte ter começado a ser construído no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Para explorar melhor o lugar é possível fazer um tour guiado pelos depósitos e alojamentos e observar os canhões e capelas. É lá também que fica o Marco de Touros, de 1501 - documento mais antigo do Brasil que representou a posse da Coroa Portuguesa no país.

À tarde a dica é aproveitar o que a cidade oferece de melhor: as belezas naturais. Dedique a metade do seu segundo dia para conhecer a Lagoa de Pitangui. Tida como um dos principais cartões postais de Natal, a lagoa fica, na verdade, no município vizinho, Extremoz.

Por aqui o que chama atenção são as águas cristalinas e os inúmeros quiosques que vendem água de coco e frutos do mar. Aproveite que está por aqui e conheça também a lagoa Jacumã. É nela que estão os famosos esquibunda e aerobunda para você deslizar sobre as dunas.

O Forte dos Reis Magos representa o marco inicial da capital potiguar
O Forte dos Reis Magos representa o marco inicial da capital potiguar

Terceiro dia:

É seu último dia de Natal? Então é dia de aproveitar as praias! A mais famosa é a Praia de Ponta Negra que oferece, em quatro quilômetros de extensão, águas calmas e cristalinas e faixas de areia perfeitas para pegar um bronze e relaxar. É nela também que fica o conhecido Morro do Careca. O principal cartão postal da capital do Rio Grande do Norte é uma montanha de areia com pouco mais de 100 metros de altura.

Na orla a infraestrutura conta com quiosques, restaurantes e um calçadão perfeito para caminhadas. E já que o dia é das praias, estique o passeio até o litoral sul, onde destacam-se as praias mais calmas e desertas, como Barra de Tabatinga, Pirangi do Sul e Pirangi do Norte.

O Morro do Careca é um dos pontos mais famosos da cidade
O Morro do Careca é um dos pontos mais famosos da cidade

Natal em 5 dias!

Quarto dia:

De manhã vale a pena ir de novo até a cidade vizinha de Extremoz para conhecer as Dunas de Genipabu. Obrigatório no roteiro de quem visita a cidade, o passeio agrada a todas as idades. O local tem estrutura rústica, águas cristalinas e um conjunto de dunas exuberantes. O melhor de tudo é que fica a menos de 20 quilômetros do centro de Natal.

Ao entardecer a boa é fazer uma visita ao Palácio Potengí, também conhecido como Palácio da Cultura. O prédio histórico data do século 20 e tem grande importância para a cidade. O local foi sede do governo até os anos 1980 e abrigou a Assembleia Provincial. Atualmente, funciona como Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte e ganhou o título de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

As praias são belíssimas
As praias são belíssimas

Quinto dia:

Uma despedida inesquecível é sinal de uma volta breve. Por isso, especialmente se seu roteiro acaba hoje, é hora de tornar o dia inesquecível. Que tal passar o dia nas piscinas naturais de Maracajú?

Situado no município de Maxaranguape, a cerca de 55 quilômetros da capital, o povoado abriga um extenso litoral coberto por arrecifes. Como o local é uma área de preservação ambiental, há um número limitado de visitantes por dia, e é preciso agendar o passeio. Porém, todo esforço é recompensado por piscinas naturais belíssimas, comparadas com as de Maragogi, em Alagoas.

Na orla a infraestrutura conta com quiosques, restaurantes e um calçadão perfeito para caminhadas
Na orla a infraestrutura conta com quiosques, restaurantes e um calçadão perfeito para caminhadas

Natal em 7 dias!

Sexto dia:

Se sua viagem for entre os meses de junho e julho você não pode perder o Trem Potiguar do Forró. A festa acontece durante os finais de semana e tem uma proposta bem divertida e diferente.

Uma maria-fumaça sai de Natal e segue até a cidade Ceará-Mirim, a 25 quilômetros da capital potiguar. Durante o trajeto, música ao vivo com sanfoneiros anima turistas e locais. A parada final é no mercado de Ceará-Mirim, onde há shows, quadrilha e degustação de cachaça.

O cenário é espetacular
O cenário é espetacular

Sétimo dia:

Nenhuma viagem é completa sem compras, né? Por isso dedique o último dia a essa arte, literalmente. O artesanato é marca registrada de Natal, principalmente a renda. Para ter acesso às melhores peças vá até a Associação das Labirinteiras de Campo de Santa. Lá, você não vai só comprar, mas também observar o trabalho das mulheres tecendo toalhas de mesa, roupas e outros produtos.

Outro lugar legal de ir é a Mãos de Arte Shopping de Artesanato há diversos produtos manuais e souvenires. O local também conta com música ao vivo com ritmos regionais. No Shopping do Artesanato Potiguar estão mais de 160 lojas.

As Dunas de Genipabu é um passeio obrigatório para quem visita a cidade
As Dunas de Genipabu é um passeio obrigatório para quem visita a cidade

E aí, bora marcar a próxima viagem para Natal?

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Natal: Praias para conhecer em um bate-volta da capital do Rio Grande do Norte

Cidade é cercada por praias e vilarejos com excelente infraestrutura, como Genipabu e Pipa

Roteiro de 3, 5 e 7 dias em Natal! Se apaixone pelas praias da capital potiguar

Faixas de areia de tirar o fôlego, falésias a perder de vista e festas regionais vão tornar sua viagem inesquecível

Dicas de viagem: Natal! O que fazer na "Cidade do Sol"

Capital potiguar mistura praias, dunas, parques, falésias e um extenso roteiro cultural e gastronômico

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus