Roteiro de 3, 5 e 7 dias no Sul da Bahia

Região concentra a maior parte dos vilarejos de praia do estado, com destaque para lugares paradisíacos como Trancoso, Arraial D'Ajuda e Caraíva
Região concentra algumas das praias mais bonitas do estado
Região concentra algumas das praias mais bonitas do estado

O Sul da Bahia é o paraíso para quem busca vilarejos de praia. Numa só viagem, você consegue encontrar vilas com excelente infraestrutura turística - como Trancoso e Arraial D'Ajuda -, e povoados onde não há sequer calçamento nas ruas. Em comum, uma região com algumas das praias mais bonitas do Brasil, onde o turismo de massa (com exceção de Porto Seguro) ainda chega de forma tímida.

Antes de elaborar um roteiro, é importante ficar a par da geografia da região. O Sul da Bahia fica a mais de 600 quilômetros de Salvador e, a não ser que você seja um apaixonado por road trips, a viagem pode ser bastante cansativa. Por isso, considere desembarcar em Porto Seguro, que tem um aeroporto relativamente bem estruturado, e que recebe voos (muitos com conexão) das principais capitais do Brasil.

É claro que o roteiro também depende da preferência do viajante. Se gosta de praias com atmosfera urbana, dedique mais dias a Porto Seguro. Prefere um vilarejo com centrinho bem estruturado, ideal para bater perna à noite? Prefira Arraial D'Ajuda! Faz o tipo roots e não abre mão de uma vila mais rústica? Trancoso, Caraíva ou Santo André da Bahia podem ser a sua cara. Alugue um carro para facilitar nas suas andanças.

Dito isso, vamos ao roteiro:

Roteiro 3 dias

Dia 1

De antemão, saiba que três dias é muito pouco para desbravar toda essa imensa região. Nesse caso, dedique-se aos vilarejos mais urbanos e mais próximos ao aeroporto de Porto Seguro. Aliás, tire o primeiro dia para desbravar as praias desse intenso município. Taperapuã e Mutá são as duas mais urbanizadas de Porto Seguro, e ficam bem perto do centro da cidade. Coma nos quiosques da orla, e não deixe de dar uma conferida nas megabarracas de praia, com preferência para as badaladíssimas Axé Moi, Barramares e Tôa Tôa. À noite, conheça a pulsante Passarela do Descobrimento, a principal zona boêmia de Porto Seguro.

Passarela do Descobrimento (ou Passarela do Álcool) é a região mais boêmia de Porto Seguro
Passarela do Descobrimento (ou Passarela do Álcool) é a região mais boêmia de Porto Seguro

Dia 2

Pegue a balsa que atravessa o rio Buranhém, e em menos de meia hora você está em Arraial D'Ajuda. Trata-se do vilarejo mais "arrumadinho" do Sul da Bahia (e quiçá do Nordeste): o centrinho é composto por ruas de pedra que são salpicadas bares, restaurantes e pousadas rústicas. Tire o primeiro dia para esticar sua toalha na Praia do Mucugê, a mais próxima ao vilarejo, e que tem boa estrutura de quiosques e barracas. A noite ferve nos arredores da Rua do Mucugê, no centro de Arraial D'Ajuda.

Dia 3

Continue sua expedição por Arraial D'Ajuda. Acorde cedo, e tire o terceiro dia para desbravar as praias mais afastadas do vilarejo. Uma boa opção é a Praia de Taípe, que por ficar longe do centro (cerca de duas horas de caminhada), é praticamente deserta durante quase o ano inteiro. Todo esforço é recompensado: o mar é cristalino, e a orla é coberta por um grupo de falésias exuberante.

Para quem não pretende caminhar por tanto tempo, outra boa alternativa é a praia do Pitinga, que fica a cerca de meia hora do Mucugê.

Mucugê é a praia mais perto do centro de Arraial
Mucugê é a praia mais perto do centro de Arraial

Roteiro de 5 dias

Dia 4

Acredite, cinco dias ainda é pouco para quem deseja explorar a região. De Arraial D'Ajuda, pegue um ônibus e siga para Trancoso, vilarejo ainda mais rústico que fica a cerca de 50 quilômetros de Porto Seguro. Lá, tire o primeiro dia para as praias mais próximas ao centrinho, com destaque para as praias dos Coqueiros e dos Nativos. Ambas ficam a menos de 20 minutos da vila.

Tire a noite para bater perna na praça principal de Trancoso, conhecida como "Quadrado". A região também é salpicada por bares e restaurantes rústicos, e também costuma encher nos feriados e finais de semana.

Dia 5

Utilize o mesmo protocolo de Arraial D'Ajuda. Se o primeiro dia foi dedicado às praias mais próximas ao centrinho, tire o segundo para conhecer as mais isoladas. Rio Verde e Curuípe são boas opções, sem precisar caminhar por duas horas (como em Arraial D'Ajuda). Se esse for seu último dia de viagem, vale investir num bate-volta até a Praia do Espelho, que fica perto do distrito vizinho de Caraíva, e é considerada a praia mais bonita do estado da Bahia. Agências costumam oferecer o passeio.

Praias de Trancoso têm águas mornas e cristalinas
Praias de Trancoso têm águas mornas e cristalinas

Roteiro de 7 dias

Dia 6

Se adaptou à vibe de Trancoso? Então é hora de dar um passo a mais na sua viagem, e ir para um vilarejo ainda mais simples e rústico: Caraíva. Nesse povoado, as ruas ainda são de terra, não há sinal de celular, e até bem pouco tempo não tinha sequer iluminação (era tudo por lanternas e geradores). Em compensação, quem encara a aventura pode aproveitar as praias mais intocadas da Bahia, com águas cristalinas, falésias e corais. O acesso é mais fácil por Arraial D'Ajuda.

Aproveite o primeiro dia em Caraíva para conhecer a praia homônima, que fica bem perto do centrinho, e tem boas opções de quiosques e restaurantes. O canto esquerdo da praia - também chamado de Barra -, tem águas mais calmas (e até mais doces!), graças ao encontro do Rio Caraíva com o mar.

Já no final da tarde, aproveite para ir até a margem do Rio Caraíva, onde há uma boa concentração de quiosques e restaurantes rústicos. O pôr-do-sol dessa região é magnífico!

Dia 7

Se você não conseguiu ir à Praia do Espelho quando esteve em Trancoso, aproveite para ir agora. Ela é, para muitos, a praia mais bonita do Sul da Bahia, e quiçá de todo o estado. A praia fica entre Trancoso e Caraíva, a 20 quilômetros do centrinho do vilarejo. O mar é calmíssimo, e o conjunto de falésias e coqueiros formam um dos cenários mais belos e exóticos da região. Há algumas opções de bares e quiosques na orla.

Praia do Espelho é considerada uma das mais belas do Brasil
Praia do Espelho é considerada uma das mais belas do Brasil

Roteiro de 10 dias (ou mais)

Com mais tempo, você consegue aproveitar com calma da maioria dos vilarejos do Sul da Bahia, e ainda se dar ao luxo de ficar mais dias na sua praia favorita. Santo André da Bahia, Corumbau e Cumuruxatiba são opções ainda mais rústicas e isoladas da atmosfera urbana de Porto Seguro. Se puder, ou se sobrar tempo, não hesite em conhecê-las!

GOSTOU DA MATÉRIA?

1
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus