Roteiro de viagem! 3, 5 e 7 dias em Ilhabela, no litoral de SP

Praias, cachoeiras, trilhas e uma grande área de Mata Atlântica esperam por você neste paraíso
Ilhabela tem mais de 40 praias, 300 cachoeiras e a maior reserva de Mata Atlântica do mundo
Ilhabela tem mais de 40 praias, 300 cachoeiras e a maior reserva de Mata Atlântica do mundo

Maior ilha marítima do Brasil, Ilhabela é também um dos pedacinhos de terra rodeados por mar mais belos do território nacional. O município–arquipélago está localizado no litoral norte do estado de São Paulo, na microrregião de Caraguatatuba. Com quase 30 mil habitantes, o destino paulista chega a receber 100 mil turistas nos feriados mais ensolarados. Só pelo nome fica fácil saber o porquê.

Apesar de ser uma ilha, a cidade pode ser facilmente acessada por via marítima. A partir de São Sebastião os visitantes podem pegar um barco e percorrer aproximadamente dez quilômetros até chegar ao destino final. Com mais de 40 praias, 300 cachoeiras e ainda a maior reserva de Mata Atlântica do mundo, o tédio passa longe e a diversão é garantida em Ilhabela.

Ficou animado? Então confira, a seguir, roteiro de 3, 5 e 7 dias para inspirar sua próxima viagem!

Ilhabela é a maior ilha marítima do Brasil
Ilhabela é a maior ilha marítima do Brasil

Ilhabela em 3 dias!

Primeiro dia:

Para começar sua viagem que tal conhecer uma das praias mais famosas da região? Não perca tempo e logo no primeiro dia acorde cedo para aproveitar a Praia do Perequê. Centralizada, esta é uma das faixas de areia mais frequentadas da ilha. A orla oferece uma ótima infraestrutura, com restaurantes, quiosques e barracas. Na hora de dar um mergulho o que te espera são águas calmas e limpas, bastante convidativas a momentos de paz e prática de esportes náuticos. Você pode aproveitar para passar a manhã toda curtindo o sol e acabar o passeio com um delicioso almoço. Que tal?

Para continuar o dia a dica é seguir até a Praia da Feiticeira, localizada a cerca de cinco quilômetros do centro e da primeira praia visitada. Ideal para quem está em busca de sossego após um almoço com direito a frutos do mar, o mar é calmo e a orla conta com poucos quiosques. Para chegar lá, é necessário percorrer uma trilha fácil, que passa por cachoeiras exuberantes

À noite você pode dedicar um tempo a um passeio pela vila, no centro da ilha. Com o anoitecer, o lugar se torna atraente e movimentado, com vários restaurantes, pizzarias, sorveterias e lojas.

Segundo dia:

Depois de um café da manhã delicioso na pousada, que tal conhecer mais uma bela praia? A Praia de Jabaquara, situada no extremo norte da ilha, é a última que tem acesso de carro, por uma estrada de terra. Cercada por densa vegetação de Mata Atlântica, a praia costuma ficar vazia, mas há algumas opções de quiosques. Suas águas são calmas e limpas.

Ao entardecer, um ótimo passeio é pedalar pela ciclovia de seis quilômetros entre Barra Velha e a Vila. O aluguel da magrela pode ser feito na praia do Perequê. Em boa parte do percurso você vai passar pelas praias de Itaguaçu, Itaquanduba e Engenho D'Água.

A ilha chega a receber 100 mil turistas nos feriados mais ensolarados
A ilha chega a receber 100 mil turistas nos feriados mais ensolarados

Terceiro dia:

Se você só tem três dias em Ilhabela, seu passeio está chegando ao fim. Mas é claro que isso não significa que suas últimas horas no destino paulista vão ser menos interessantes. Aproveite para curtir a Praia da Fome. Situado entre as belas praias de Jabaquara e Poço, a praia da Fome é uma das mais apropriadas para a prática de mergulho na cidade. Suas águas são calmas, cristalinas e possuem alta visibilidade. A faixa de areia é curta, e conta com poucas opções de quiosques e barracas.

E para fechar sua viagem com chave de ouro a boa é dedicar um tempo maior a um contato direto com a natureza e tudo que ela oferece. Com 92% do território coberto por Mata Atlântica, a ilha é um paraíso para quem curte observar pássaros. São mais de 300 espécies de aves marinhas e migratórias. Já pensou ver tudo isso de pertinho? Você fazer o passeio por conta própria ou com a ajuda de um guia que monta roteiros de acordo com os tipos de pássaros que o visitante espera encontrar.

As praias exibem cenários de tirar o fôlego
As praias exibem cenários de tirar o fôlego

Ilhabela em 5 dias!

Se você tem cinco dias em Ilhabela sua viagem pode ser ainda mais incrível. Aproveite o roteiro acima para aproveitar os três primeiros dias. Depois, siga as dicas abaixo.

Quarto dia:

Aproveite que a ilha não tem muito movimento à noite e acorde cedo no quarto dia para passar a manhã na Praia do Curral. Situada a cerca de nove quilômetros da balsa que dá acesso para a ilha, é uma das mais badaladas de Ilhabela. Muito frequentada por jovens, a praia do Curral tem um mar calmo, e sua orla é repleta de bares, restaurantes e quiosques.

Na parte da tarde, faça um passeio de lancha. Oferecido pelas agências de turismo locais, o programa é perfeito para quem deseja conhecer as melhoras praias da ilha sem precisar percorrer trilhas. O roteiro inclui as faixas de areia entre Jabaquara e Castelhanos, como a do Poço, da Serraria, Guanchuma e da Figueira.

Se não estiver muito cansado você ainda pode aproveitar a noite para jantar em algum restaurante ou pizzaria aconchegante da Vila. Depois siga para sua pousada, afinal, a vida em Ilhabela acontece de dia e quanto mais cedo acordar melhor.

Quinto dia:

Comece o dia explorando a Praia de Castelhanos. Com acesso difícil, é um verdadeiro refúgio para quem procura sossego e boas paisagens. Para chegar lá, é preciso percorrer mais de 20 quilômetros por uma estrada de terra, onde só passam veículos de tração 4x4. Ao chegar, no entanto, a recompensa é nítida. Suas águas estão entre as mais cristalinas de todo o Litoral Norte, formando um belo contraste com a vegetação do entorno.

No entardecer do seu último dia em Ilhabela que tal curtir os Beach Clubs? Estes espaços costumam ficar lotados com o cair da noite. Com confortáveis e disputadas espreguiçadeiras, DJs internacionais e restaurantes, o que não vai faltar é diversão.

O que não falta são trilhas e cachoeiras para explorar e se deliciar
O que não falta são trilhas e cachoeiras para explorar e se deliciar

Ilhabela em 7 dias!

Se você tem sete dias em Ilhabela aproveite os cinco primeiros dias com as dicas acima. Depois, confira o roteiro abaixo.

Sexto dia:

Como quase todos os dias no paraíso, acorde cedo e vá direto até a Praia do Bonete. Para muitos, é a praia mais bonita e intocada de Ilhabela. Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 15 quilômetros, passando por cachoeiras exuberantes e vegetação nativa. Mas não se preocupe, pois todo esforço é recompensado com um mar cristalino. Não há infraestrutura no entorno da praia, apenas poucas construções habitadas por uma comunidade caiçara. Por isso, ao sair de lá, a dica é almoçar na Vila e, em seguida, seguir para o segundo passeio do dia.

Para os apaixonados por compras, chegou o momento tão esperado da viagem. Ilhabela tem um artesanato incrível, fruto da criatividade dos nativos e dos artistas que escolheram o lugar para morar. Nas diversas lojas e ateliês da Vila não faltam diversas opções, desde esculturas em papel machê até luminárias de bambu, cortinas, bolsas e quadros.

Sétimo dia:

E, finalmente, para fechar sua estada em Ilhabela com chave de ouro, que tal conhecer algumas cachoeiras? lhabela tem mais de 80% de seu território ocupado por Mata Atlântica e, obviamente, não faltam opções de cachoeiras. São mais de 300! Na trilha da Praia do Bonete, por exemplo, os visitantes passam por, no mínimo, duas delas: a cachoeira da Laje e do Areado. Uma das mais procuradas é a Cachoeira do Gato, que tem 40 metros de altura e fica perto da Praia de Castelhanos. Perto dali fica a Laje Preta, que tem acesso mais difícil e requer acompanhamento de guias. Uma das mais acessíveis é a cachoeira dos Três Tombos.

Depois de um banho com direito a lavar a alma e o corpo, dê uma última passada na Vila para se despedir desse pedacinho de chão encantador!

GOSTOU DA MATÉRIA?

2
1
2
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Vai ver o Neil Patrick Harris na CCXP? Veja onde se hospedar!

A convenção está com uma parceria com a rede de hotéis Atlantica!

São Paulo vai ganhar primeiro food park vegano do Brasil e do mundo

O Vegan Park, previsto para ser inaugurado ainda em 2016, terá dezenas de comércios totalmente livres de crueldade contra os animais

Alice no País das Maravilhas invade São Paulo

Exposição interativa leva o clássico da literatura infantil para a capital paulista entre os dias 6 de outubro e 30 de novembro

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus