Roteiro de Viagem: 3, 5 e 7 dias no Rio Grande do Norte

Litoral potiguar abriga algumas das praias mais bonitas do Nordeste, como Ponta Negra, Pipa e Genipabu. Saiba o que fazer
Genipabu é um dos destinos mais paradisíacos do Rio Grande do Norte
Genipabu é um dos destinos mais paradisíacos do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte não é um dos destinos mais populares do Nordeste por acaso. Graças a sua geografia privilegiada (na chamada "esquina do Brasil"), o estado abriga algumas das paisagens mais belas e exóticas do país, que são naturalmente esculpidas pela força dos ventos e do Sol. Apesar disso, nem sempre é fácil montar um roteiro pelo território potiguar, já que seu litoral é relativamente maior que seus vizinhos, e salpicado por vilarejos que merecem, no mínimo, três dias viagem.

Natal não pode ficar de fora do roteiro. Além de abrigar o único aeroporto com voos comerciais no estado, a capital potiguar também surpreende por sua ampla oferta de atrações. Com três dias, você pode dedicar-se inteiramente à Natal. Em mais dias, você pode esticar seu roteiro para destinos como Pipa, Galinhos, Maracajaú e Genipabu. Considere sempre ficar, pelo menos, três dias em cada cidade.

Para saber como aproveitar a extensa faixa costeira do estado, confira uma sugestão de roteiro abaixo!

Roteiro de 3 dias

Dia 1

Para aproveitar o primeiro dia, tente desembarcar o mais cedo que puder em Natal. Largue suas malas, e comece seu roteiro com uma caminhada pela principal orla da capital, a de Ponta Negra. A praia tem areia extensa, mar limpo e uma orla com muitos restaurantes e quiosques. Não deixe de tirar fotos com o famoso Morro do Careca ao fundo. A vida noturna também é agitada no bairro que carrega o nome da praia

Estrutura de quiosques é boa nas orlas de Natal, sobretudo na Praia de Ponta Negra
Estrutura de quiosques é boa nas orlas de Natal, sobretudo na Praia de Ponta Negra

Dia 2

Acorde bem cedo e siga para a Fortaleza dos Reis Magos, o local onde Natal nasceu. A construção fica às margens da foz do Rio Potenji, e oferece uma bela vista para a moderna Ponte Newton Navarro. Visite a estrutura interna da fortaleza, antes continuar sua saga pelas praias da capital.

Se tiver de carro (alugue, se puder), pegue a exuberante Rota do Sol - rodovia que liga as praia do litoral sul -, e siga por 30 quilômetros até a cidade de Nísia Floresta. Seu primeiro pit stop será na Praia de Pirangi, famosa por abrigar o maior cajueiro do planeta (que é conhecido, inclusive, como Cajueiro do Pirangi). Trata-se de uma árvore com incríveis 8,5 mil metros quadrados, que produz uma safra de cerca de 70 mil cajus. É possível se perder em meio às raízes e galhos, num cenário que mais parece uma floresta. O local tem boa infraestrutura turística.

Em seguida, siga viagem até a Praia de Camurupim, uma das mais bonitas do litoral potiguar. A praia é naturalmente protegida por pedras e corais, que deixam o mar calmo e ideal para quem deseja relaxar. A estrutura também é boa.

Camurupim abriga piscinas naturais paradisíacas
Camurupim abriga piscinas naturais paradisíacas

Dia 3

É dia de conhecer uma das praias mais famosas do litoral: Genibapu. A praia fica a cerca de 20 quilômetros de Ponta Negra, já no município de Extremoz, e se destaca por suas gigantescas dunas à beira-mar. Apesar da estrutura rústica de quiosques e restaurantes, Genipabu costuma encher nos finais de semana.

Para aproveitar das dunas e do mar exuberante, considere chegar em Genipabu de buggy, que facilitará seu deslocamento pelas montanhas de areia. As agências ainda costumam conciliar a praia com um passeio pelas Lagoas de Pitangui e Jacumã, que oferecem o famoso "esquibunda" nas dunas.

Roteiro de 5 dias

Dia 4

Ainda com base em Natal, siga rumo ao norte por cerca de 50 quilômetros até a vila de Maracajaú, no município de Maxaranguape. O local abriga a praia de Maracajaú, famosa por suas piscinas naturais (também chamadas de Parrachos) moldadas por uma extensa barreira de corais. Os Parrachos de Maracajaú ficam a cerca de sete quilômetros da costa, e impressionam pela grande biodiversidade marinha. Diversas agências oferecem o passeio, inclusive em Natal.

As piscinas naturais de Maracajaú, a cerca de 50 quilômetros de Natal, estão entre as mais belas do Brasil
As piscinas naturais de Maracajaú, a cerca de 50 quilômetros de Natal, estão entre as mais belas do Brasil

Dia 5

Se a sua viagem durar somente cinco dias, tire as últimas horas para conhecer alguma outra praia dos arredores da capital. A praia de Barra de Tabatinga, já em Nísia Floresta, é uma boa pedida.

Se tiver mais dias de viagem, faça o check-out em Natal e siga para Tibau do Sul, a cerca de 80 quilômetros dali. É lá que fica a famosa Praia da Pipa, o segundo destino mais badalado do litoral potiguar. Largue suas malas, e comece a desbravar as exuberantes praias que cercam o vilarejo, que têm águas cristalinas e são protegidas naturalmente por falésias. No primeiro dia em Pipa, conheça as praias do Madeiro e de Pipa, e aproveite para apreciar o estonteante pôr-do-sol dessa região. Também não deixe de desfrutar da agitada vida noturna do vilarejo.

A Praia do Amor é uma das mais frequentadas de Pipa

  A Praia do Amor é uma das mais frequentadas de Pipa

Roteiro de 7 dias

Dia 6

Continue em Pipa, e tire o sexto dia para conhecer a lindíssima Praia do Amor, um dos principais cartões-postais do litoral potiguar. Cercada por imensas falésias avermelhadas, a praia é ideal tanto para surfistas quanto para banhistas, pois ela tem mar agitado, mas repleto de piscinas naturais. À noite, aproveite para caminhar pelas ruas do vilarejo, e bebericar nos bares e restaurantes

Dia 7

No último dia, acorde bem cedo para pegar mais algumas horinhas de praia. A dica é ir para a Baía dos Golfinhos, a praia que, para muitos, é a mais bonita do Rio Grande do Norte. O local não tem esse nome por acaso, já que a presença de golfinhos é muito frequente nessa região. Para conseguir vê-los ainda mais de perto, a dica é fazer os passeios de barco que saem da vila.

Pipa é um dos destinos mais badalados do Rio Grande do Norte
Pipa é um dos destinos mais badalados do Rio Grande do Norte

Roteiro de 10 (ou mais) dias

Como você pode perceber, não há um limite de dias para desbravar o imenso litoral potiguar. Com mais de sete dias, aproveite para conhecer vilarejos ainda mais intocados, como Galinhos e São Miguel do Gostoso. Eles também contam com praias exuberantes, e ornamentadas por dunas grandiosas. Nessa caso, o grande diferencial é o clima, ainda mais rústico que Pipa, Maracajaú, Genipabu e, claro, Natal.

Para quem prefere uma atmosfera mais urbana, vale conhecer a cidade de Touros, a cerca de 85 quilômetros ao norte da capital. Não deixe de conhecer a praia que carrega o nome do município, e a exuberante Praia de Perobas, com piscinas naturais ainda mais vazias que Maracajaú.

GOSTOU DA MATÉRIA?

2
0
1
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus