Roteiro de Viagem: 3, 5 ou 7 dias no Caribe Colombiano

Conhecido como "o Caribe que você pode pagar", litoral colombiano impressiona pela mistura de praias e atrações históricas
Caribe colombiano é o mais acessível para brasileiros
Caribe colombiano é o mais acessível para brasileiros

Se há algumas décadas, a Colômbia só era famosa pelo narcotráfico e a violência, hoje, ela se tornou um dos destinos preferidos de brasileiros no exterior. E as razões para a grande procura vão muito além do sucesso da série "Narcos": além de metrópoles agitadas, cidades históricas, florestas e montanhas, o território colombiano se popularizou por suas praias, banhadas pelo exuberante Mar do Caribe (e pelo Pacífico também). Por isso, a região tornou-se um dos destinos de praia mais acessíveis e exuberantes da América do Sul.

Como a nossa moeda é valorizada por lá, e as passagens aéreas costumam ser mais baratas que outros destinos dessa região, os brasileiros estão apelidando o Caribe colombiano de "O Caribe que podemos pagar". De fato, além de ser mais em conta, é nessa região que que ficam algumas das cidades mais turísticas de toda a Colômbia, como Cartagena, Santa Marta e San Andrés. Por lá, é possível visitar patrimônios históricos centenários, fazer trilhas por parques nacionais, e mergulhar em uma das águas mais cristalinas da América do Sul.

Cartagena das Índias é o principal polo turístico do litoral da Colômbia, e conta com um aeroporto internacional que recebe voos frequentes do Brasil (com conexões). Vale lembrar que San Andrés é uma ilha, e seu principal acesso também é feito de avião. Caso queira conhecer os dois principais destinos da região, não esqueça de comprar passagens aéreas para o trecho Cartagena-San Andrés. Também confira os preços dos bilhetes na opção "múltiplos destinos", com ida por Cartagena e volta por San Andrés.

Outra coisa que é importante você saber: Cartagena não é uma cidade de praias, apesar de ser vendida como tal! Na verdade, ela até conta com orla bem estruturadas, mas nenhuma delas tem o mar azulzinho tipicamente caribenho.

Sem mais delongas, aqui vai uma sugestão de roteiro de 3, 5 e 7 dias pelo Caribe colombiano. É claro que quanto mais dias, melhor!

Roteiro de 3 dias

Dia 1

De antemão, saiba que três dias para conhecer o Caribe colombiano é bem pouco. Você terá que escolher um dos destinos, e dedicar-se exclusivamente a ele. Nesse caso, sugerimos Cartagena das Índias, que tem um rico acervo cultural, e fica a uma lancha de distância de algumas belas praias do Caribe. Chegue cedo, largue suas malas, e faça o que há de mais legal para se fazer em Cartagena: caminhar e se perder nas ruas históricas.

O Centro Histórico de Cartagena é compacto e muito charmoso. Cercado por uma grande muralha com quase dez quilômetros de extensão, o bairro parece um amontoado de casas coloridas e preservadas, que contam a história da colonização espanhola na Colômbia. Conheça a charmosa Praça de San Diego, visite a Igreja de San Pedro Cláver, e não deixe de tirar uma foto na Torre del Reloj. Aproveite o fim da tarde para conferir o exuberante pôr-do-sol das muralhas.

Centro Histórico é a principal atração turística de Cartagena
Centro Histórico é a principal atração turística de Cartagena

Dia 2

Como dissemos acima, Cartagena não tem praias exuberantes, mas está a pouco mais de uma hora delas! Por isso, tire o segundo dia para desbravar as ilhas espalhadas ao longo do Caribe colombiano. Nossa dica é investir no passeio até as Ilhas del Rosário e a Isla Baru, um arquipélago tipicamente caribenho, com águas cristalinas e areia branca. O local é amplamente explorado por agências de viagem, que oferecem o transfer de lancha rápida a um preço relativamente acessível.

Normalmente, o passeio dura o dia inteiro e tem diversas paradas. Em Rosário, o destaque é o belíssimo Oceanário, uma espécie de aquário construído no próprio mar, com diversos animais marinhos típicos do Caribe. Já a Isla Baru é famosa por abrigar a Playa Blanca, considerada a praia mais bonita de toda a Colômbia. Por lá é possível almoçar, fazer snorkel, e aproveitar do mar calmo e límpido da região. Se ainda tiver disposição, aproveite a noite no interior da Cidade Amuralhada de Cartagena.

Playa Blanca é, para muitos, a mais bonita da Colômbia
Playa Blanca é, para muitos, a mais bonita da Colômbia

Dia 3

Se esse for seu último dia, aproveite para conhecer os museus da Cartagena logo cedo. Visite o Museu do Ouro e o Museu da Inquisição, que ficam bem próximos um do outro. Também não deixe de dar uma passada no Museu Naval do Caribe, e subir até o topo do morro de São Lázaro (que fica fora das muralhas) para conhecer a Fortaleza de San Felipe de Barajas, a maior fortificação militar construída pelos espanhóis na América.

Roteiro de 5 dias

Dia 4

Em cinco dias, você consegue aproveitar Cartagena com muita tranquilidade, mas ainda é pouco para esticar seu roteiro até San Andrés. Se tiver cinco dias, tire o quarto dia para conhecer o Parque Nacional Tayrona, que fica no município vizinho de Santa Marta, e abriga praias paradisíacas tipicamente caribenhas. Se for ficar uma semana, siga para o aeroporto. É hora de desbravar a parte mais impressionante do Caribe colombiano: San Andrés.

Apesar de pertencer à Colômbia, San Andrés fica mais próxima ao litoral de Nicarágua, e seu acesso é feito de avião
Apesar de pertencer à Colômbia, San Andrés fica mais próxima ao litoral de Nicarágua, e seu acesso é feito de avião

Dia 5

Se esse for seu último dia, aproveite as últimas horas para dar uma mais uma caminhada pelo Centro Histórico, almoçar em um restaurante típico, e aproveitar o pôr-do-sol na muralha.

Se já estiver em San Andrés, aproveite! Pois o arquipélago é tudo aquilo que dizem! Comece sua viagem por San Andrés com uma caminhada pela Praia Peatonal, a praia central do arquipélago. Estique sua toalha na areia, e aproveite o dia de sol. Ao entardecer, dê mais um giro pela orla, aproveitando dos quiosques e restaurantes da região.

Roteiro de 7 dias

Dia 6

Acorde cedo, pegue um dos meios de transporte da ilha (ônibus, táxi ou carrinho de golfe) e siga por San Luís, uma praia mais deserta e igualmente exuberante. Tome um banho por lá, e depois continue seu passeio até Rocky Cay, uma ilhota onde é possível chegar andando a partir de San Luis na maré baixa. É um dos melhores pontos de mergulho do arquipélago, e conta com boa infraestrutura.

Johnny Cay é um dos melhores pontos de mergulho de San Andrés
Johnny Cay é um dos melhores pontos de mergulho de San Andrés

Dia 7

Tire o último dia para conhecer outras duas ilhas exuberantes de San Andrés: Johnny Cay e Acuário. A maioria das agências oferecem transfer para as duas ilhotas num só passeio, ficando algumas horinhas em cada uma delas. As duas também possuem excelente infraestrutura de bares, barracas, e contam com uma incrível biodiversidade marinha.

GOSTOU DA MATÉRIA?

1
1
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Colômbia: Bosques de Cocora é mais uma atração natural do país

O destino é conhecido por abrigar algumas das palmeiras mais altas do mundo!

Conheça o "novo Machu Picchu"! Cidade Perdida, na Colômbia, é incrível!

Para chegar lá são cerca de 50 km de trilha! Dois dias caminhando é pra quem tem disposição!

Roteiro de Viagem: 3, 5 ou 7 dias no Caribe Colombiano

Conhecido como "o Caribe que você pode pagar", litoral colombiano impressiona pela mistura de praias e atrações históricas

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus