Sabia que tem gente que viaja para caçar tornados nos Estados Unidos?

Região central dos Estados Unidos pode sofrer com mais de mil tornados por ano, a maioria deles entre maio e julho. Tem coragem de encarar essa aventura?
Tornados são muito comuns na região central dos Estados Unidos
Tornados são muito comuns na região central dos Estados Unidos

Para a maioria das pessoas, tornado é sinônimo de tempestades, climas extremos e destruição. O temor é verdadeiro, mas por incrível que pareça, existe gente que viaja só para acompanhar esse tipo de fenômeno, muito comum nos Estados Unidos. Se você é desses "malucos" que não perde a oportunidade de se aventurar em condições extremas, saiba que essa é a temporada em que os tornados são mais comuns no país - entre maio e julho.

Na meteorologia, tornado é aquele fenômeno em que uma coluna de ar atinge a superfície da Terra, formando um enorme funil entre o solo e as nuvens. Eles são comuns durante tempestades, e, dependendo da força, podem causar destruição por conta dos fortes ventos. Os Estados Unidos estão entre os que mais sofrem com esse tipo de fenômeno, sobretudo na região central do país, que ficou conhecida como "Tornado Alley". Ela engloba os estados de Oklahoma, Kansas, Arkansas, Iowa, Missouri, além de parte do Texas, do Colorado, Minnesota, Dakota do Sul, Mississippi e até Illinois. Uma porção imensa do país que recebe constantes tornados na primavera.

O fenômeno, apesar de perigoso, tornou-se uma atração turística nessa região. Há agências de viagem que oferecem passeios pelas cidades onde a incidência de tornados é maior. Basta a previsão do tempo indicar o fenômeno, para os "caçadores de tornados" invadirem as estradas americanas rumo ao melhor clique. Na agência de turismo "Storming Chasing", todos os pacotes para a temporada de 2016 já foram vendidos, e eles já abriram vaga para os pacotes de 2017.

Agências de turismo costumam oferecer roteiro de "caça aos tornados"
Agências de turismo costumam oferecer roteiro de "caça aos tornados"

O fascínio por tornados é tão grande que virou até profissão nos Estados Unidos, mas nem sempre a aventura acaba bem. Em 2013, três apresentadores do programa "Caçadores de Tempestades", do National Geographic, morreram durante uma perseguição ao fenômeno no estado de Oklahoma. Entre eles estava o famoso pesquisador Tim Samaras, um dos principais especialistas do mundo no assunto.

Nos Estados Unidos, a grande explicação para esse fenômeno extremo são as grandes variações de temperatura, mas o grande problema é que eles são mais difíceis de se prever. No Brasil os tornados são bem mais incomuns, mas às vezes acontecem. Em 2015, um tornado atingiu a cidade de Xenxerê, em Santa Catarina, matando duas pessoas. Se a moda pega no Brasil, você teria coragem de encarar?

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
1

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

O que muda no turismo com a eleição de Trump nos Estados Unidos?

De acordo com o The New York Times, cenário de instabilidade pode respingar nos rumos do turismo mundial

Califórnia tem praia perfeita para quem ama cachorros

A "The Original Dog Beach", em San Diego, é conhecida como uma das primeiras faixas areia pet friendly dos Estados Unidos

Roteiro de 3, 5 e 7 dias em Nova Orleans, um cidade cheia de música e história!

Você vai se apaixonar pela cidade mais mal-assombrada dos Estados Unidos

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus