Turismo espacial pode fazer mal a sua saúde

Segundo astronautas, falta de gravidade pode trazer problemas psicológicos, circulatórios e musculares ao corpo humano
Viagens ao espaço podem se tornar realidade em 2018
Viagens ao espaço podem se tornar realidade em 2018

O turismo espacial está prestes a se tornar realidade, e muita gente já sonha em conhecer outros planetas do Sistema Solar. Enquanto a expectativa pela viagem para fora da órbita é grande, outro fator pode servir de empecilho para muitos viajantes. Segundo um estudo feito por astronautas da NASA, viajar para fora da Terra pode ser extremamente maléfico para a saúde.

O levantamento foi feito pelo astronauta americano Scott Kelly, que passou 340 dias a bordo da Estação Internacional Espacial, junto com o cosmonauta russo Mikhail Kornienko. A missão tinha o objetivo de avaliar as mudanças que ocorriam no corpo humano em um longo período no espaço. Durante quase um ano, Kelly compartilhou os efeitos da viagem no seu corpo.

De acordo com o astronauta, a saúde física foi a primeira a sofrer danos. Kelly perdeu uma boa quantidade de massa muscular, mesmo fazendo duas horas por dia de exercícios físicos. A explicação é que, no espaço, o corpo não precisa trabalhar contra a gravidade e, por isso, os exercícios não teriam o mesmo efeito.

Durante todo o tempo da missão, o profissional ficou exposto a uma radiação dez vezes maior que a da Terra. A falta de gravidade também reduz o fluxo sanguíneo no corpo, podendo causar problemas graves no futuro. Além disso, os efeitos psicológicos da viagem também preocupam os cientistas. Todos esses relatos vão ser oficialmente divulgados no livro "Endurance: My Year in Space and Our Journey to Mars" ("Resistência: Meu Ano no Espaço e a Nossa Viagem à Marte").

É claro que todos esses efeitos seriam infinitamente menores nos turistas, que ficariam apenas alguns poucos dias fora da órbita da Terra. No entanto, médicos e cientistas ainda não sabem ao certo quais as verdadeiras reações do corpo humano ao longo período no espaço.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus