Turismo na Índia: os mais belos pontos turísticos do país

Taj Mahal, Grutas de Ellora e Rio Ganges. Veja algumas das mais surpreedentes atrações indianas para colocar no seu roteiro de viagem
Em 2011, o Taj Mahal foi eleito uma das Novas Setes Maravilhas do Mundo
Em 2011, o Taj Mahal foi eleito uma das Novas Setes Maravilhas do Mundo

Mágica, desconcertante, fascinante, caótica. A Índia carrega um monte de adjetivos conflitantes e engloba uma variedade incomparável de belezas naturais, culturas, cidades e pessoas de todos os tipos. Muitos não consideram o país seguro para viajar sozinho, especialmente as mulheres, mas bastam algumas horas no país para que as qualidades se sobreponham aos problemas.

Dos tesouros culturais, destaca-se o Taj Mahal, um dos mais belos Patrimônios da Unesco e motivo de inspiração para muitos romancistas, cineastas, músicos e poetas ao redor do mundo. Os sítios arqueológicos também são outros atrativos turísticos importantes. As Grutas de Ellora, no estado de Maharashtra, formam um dos complexos de ruínas mais visitados do planeta.

O país também abriga atrações naturais exuberantes. De rios fantásticos, como o sagrado Ganges, a lagos espetaculares, o território indiano tem lugares que, às vezes, em um primeiro momento, não estão no imaginário dos turistas quando pensam sobre a Índia. Outro exemplo são as praias paradisíacas de Goa, algumas incomuns e outras completamente isoladas e desconhecidas.

Em um país com grandes proporções, é até difícil saber o que priorizar durante uma viagem. Tudo, claro, depende da preferência pessoal, mas o fato é que há lugares que sempre permanecerão mais populares que os outros.

De monumentos históricos a marcos naturais, confira os cartões-postais mais belos da Índia e que não podem faltar no roteiro de viagem:

Templo Dourado - Situado na cidade de Amritsar, a noroeste do país, o Templo Dourado é parte do complexo chamado Harmandir Sahib (ou Darbar Sahib) e principal local de adoração sique. Muitos peregrinos procuram o lugar diariamente para se banhar nas águas sagradas do Amrit Sarovar, o espelho d'água que cerca o santuário e que deu o nome à cidade que se desenvolveu ao redor dele. O tanque é conhecido por suas propriedades curativas.

O templo em si apresenta uma mistura de elementos arquitetônicos hindus e islâmicos, com destaque para a grande cúpula com 750 quilos de ouro. À noite, a construção fica particularmente bonita, quando recebe uma iluminação especial.

O Templo Dourado, em Amritsar, é parte do complexo Harmandir Sahib e o principal local de adoração sique
O Templo Dourado, em Amritsar, é parte do complexo Harmandir Sahib e o principal local de adoração sique

Templos do Kama Sutra - O grupo de templos antigos em Khajuraho é conhecido pelas ornamentações que recriam as posições sexuais do Kama Sutra. Os edifícios foram construídos entre os séculos 9 e 10 pela dinastia Chandela, que dominava a Índia Central naquela época. Acredita-se que havia 85 templos originalmente, mas apenas 22 deles permaneceram de pé. Um dos mais impressionantes é o templo de Kandariya Mahadev, localizado na parte oeste do museu arqueológico.

De grande dimensão, a construção foi adornada com mais de 800 esculturas, incluindo as desinibidas representações eróticas. Há várias teorias para justificar a presença de figuras provocativas: uns dizem que o intuito era celebrar o casamento entre Shiva e Parvati, enquanto outros afirmam que elas seriam simplesmente uma manifestação em homenagem à vida e criação. Já outros estudiosos acreditam que os templos estão ligados ao culto tântrico, que vê o sexo como uma parte importante da vida.

Figuras eróticas adornam os Templos do Kama Sutra (ou Templos de Khajuraho)
Figuras eróticas adornam os Templos do Kama Sutra (ou Templos de Khajuraho)

Grutas de Ellora - Localizados a cerca de 30 quilômetros de Aurangabad, no estado indiano de Maharashtra, os 34 templos deste complexo foram escavados lado a lado, ao longo de dois quilômetros de montanhas. Formados entre os séculos 7 e 11, durante a dinastia Rashtrakuta, eles englobam as três principais religiões do país por meio de 12 grutas budistas, 17 hinduístas e cinco jainistas.

A atração principal do lugar, o templo Kailash (Kailasa), eleva-se a partir de uma enorme cavidade formada a partir de uma encosta. A grande construção de basalto sólido - a maior estrutura monolítica do mundo esculpida a partir de um pedaço de rocha - forma um complexo espetacular com salas de colunatas, galerias, esculturas, obeliscos e santuários. Em 1983, a área arqueológica foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco.

As Grutas de Ellora formam um dos sítios arqueológicos mais surpreendentes do mundo
As Grutas de Ellora formam um dos sítios arqueológicos mais surpreendentes do mundo

Taj Mahal - Eleito uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, o Taj Mahal é o cartão-postal mais famoso da Índia. A obra majestosa da cidade de Agra foi erguida pelo imperador Shah Jahan em homenagem à sua esposa predileta, Mumtaz Mahal, que morreu ao dar à luz o décimo quarto filho do casal. Ele, então, mandou construir algo sem igual no mundo: um mausoléu, que além de abrigar o corpo de sua amada, simbolizasse o seu amor por ela.

Em cima das paredes de mármore branco, o rei mandou encravar pedras preciosas vindas de várias partes do globo: cristal e jade da China, safiras do Ceilão (atual Sri Lanka), lápis-lazúli do Afeganistão, entre outras. Se tiver que escolher um horário para visitar o Taj Mahal, procure ir ao amanhecer, quando a luz solar incidente deixa o edifício com uma rosa único e há menos turistas visitando o local.

Taj Mahal, símbolo do amor, é uma homenagem do imperador Shah Jahan à sua esposa favorita
Taj Mahal, símbolo do amor, é uma homenagem do imperador Shah Jahan à sua esposa favorita

Rio Ganges - Com 2,5 mil quilômetros de extensão e a bacia hidrográfica mais populosa do planeta, o Ganges certamente não é reconhecido como o curso fluvial mais limpo do mundo, mas continua sendo o rio mais sagrado da Índia para os hindus. E é aí que esta a sua beleza! Além do caráter religioso, ele também tem um grande valor histórico, já que muitas cidades importantes e capitais de territórios ficam em suas margens.

Na cidade de Varanasi, um dos programas turísticos mais conhecidos é acompanhar os religiosos espalhando as cinzas de seus entes queridos no "Maa Ganga" (Mãe Ganges), como o rio é chamado pelos indianos. O ritual é uma forma de atingir a moksha (libertação ou paz) no momento da morte. Muitos se banham no rio, pois acreditam que as águas do Ganges purificam a alma e limpam o indivíduo de todos os seus pecados.

O Ganges é o rio mais sagrado para os hindus. Muitas acreditam que suas águas purificam a alma
O Ganges é o rio mais sagrado para os hindus. Muitas acreditam que suas águas purificam a alma

Praias de Goa - O estado indiano concentra dezenas de cidadezinhas, muitas delas praianas, banhadas pelo mar da Arábia. Atrai um grande número de turistas em busca de suas praias paradisíacas, especialmente entre novembro e março. Além das faixas de areia, o destino oferece uma boa variedade de atividades de ecoturismo, lugares para a prática de yôga, gastronomia com deliciosos frutos do mar e belos edifícios históricos, herança de quando a região foi colônia portuguesa. Entre as praias mais famosas, estão Mandrem, Agonda, Baga, Candolim e Cavelossim.

Goa, principal destino de férias de verão da Índia, tem praias paradisíacas de areia branca
Goa, principal destino de férias de verão da Índia, tem praias paradisíacas de areia branca

GOSTOU DA MATÉRIA?

3
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

Nossas recomendações

Índia: 10 templos para uma renovação espiritual

Só no sul do país, você pode encontrar mais de dez mil abertos a visitação!

Índia tem cidade sem políticos e sem classes sociais

A comunidade de Auroville também é completamente autossustentável

Índia: conheça o Parque Pench, inspiração para história de Mogli, O Menino Lobo

O parque é considerado um dos melhores lugares do mundo para observar tigres!

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus