Vietnã: um passeio pelo Delta do Rio Mekong

Segundo maior delta do mundo abriga cidades agitadas, populações ribeirinhas, templos budistas e locais que contam a história do país
Impossível não se apaixonar por essa pulsante e bucólica região

O carinhoso apelido de "Amazonas do Sudeste Asiático" não é por acaso. Com mais de 4.300 quilômetros de extensão, o Rio Mekong é um dos maiores do planeta, e passa por seis países dessa região do continente. No entanto, é no Vietnã que ele demonstra toda a sua imponência, e se divide em diferentes braços formando uma das paisagens mais pitorescas do mundo. Trata-se do Delta do Rio Mekong, o segundo maior delta do planeta.

As comparações com o Rio Amazonas são inevitáveis. Com águas turvas e cercado por densa vegetação, o Delta do Rio Mekong também serve de fonte de renda para milhares de populações ribeirinhas, e corta nada menos que 13 províncias vietnamitas. Qualquer semelhança com o gigante brasileiro é mera coincidência.

O principal ponto de partida para expedições no delta é a cidade de Ho Chi Minh, capital do Vietnã do Sul, e segunda maior cidade do país. É possível fazer bate-volta a partir da metrópole, já que ela fica a uma hora e meia de distância do delta, ou então pernoitar em cidades como Mỹ Tho e Can Tho. Consulte as agências de turismo na região.

A grande atração da região, claro, são os passeios de barco. A margem do rio descortina uma mistura impecável de populações ribeirinhas, cidades agitadas, mercados flutuantes e templos dos mais variados tipos. Um dos mais famosos é o templo Vĩnh Tràng, construído no século 19.

Seguindo viagem, outra parada obrigatória é na cidade de Mỹ Tho, uma das mais agitadas da região do delta. O local serve de base para quem deseja se deslocar de ônibus pela região, mas também revela algumas peculiaridades. Vale bater perna para conhecer a produção de alguns itens típicos da região, como as flores e as balas de coco.

No entanto, a atração mais icônica da região é, disparado, o passeio de canoa pelos canais. O local foi palco das mais sangrentas batalhas da Guerra do Vietnã, mas hoje é um verdadeiro refúgio de paz em meio à agitação de barcos do Mekong. Neste local, o trajeto é feito em canoas que recriam a atmosfera dos vietcongues, com direito àqueles chapéus triangulares típicos da cultura local.

GOSTOU DA MATÉRIA?

0
0
0
0

Siga a gente

Não perca nada do Pureviagem siga a gente no Facebook e Twitter:

As mais lidas

Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares
Brasil fantástico: confira 30 paisagens brasileiras espetaculares

Das Cataratas do Iguaçu aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Pantanal, selecionamos 30 paisagens das cinco regiões do país para contemplar e inspirar a viajar pelo Brasil

Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG
Conheça o Paraíso Perdido, complexo com 18 piscinas naturais em MG

Local foi descoberto na década de 1960, e desde então, atrai ecoturistas por suas belezas naturais. São 18 piscinas, oito cachoeiras e inúmeras opções de passeios

Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"
Maragogi: confira os encantos do "Caribe Brasileiro"

O destino alagoano oferece piscinas naturais, praias de águas cristalinas, boa gastronomia e atividades para todos os tipos de viajantes

Comente!

comments powered by Disqus